quinta-feira, 19 setembro , 2024
28 C
Recife

Aviões de estudantes brasileiros são campeões nos EUA mais uma vez

As três equipes brasileiras, formadas por estudantes de engenharia de Minas Gerais e São Paulo, conquistaram as melhores colocações na SAE Aerodesign East Competition 2006

Mais uma vez, o Brasil subiu ao pódio da SAE Aerodesign East Competition, que terminou no dia 23 de abril, em Marietta, Georgia (EUA).

- Publicidade -

As três equipes brasileiras que disputaram a competição foram as melhores nas categorias Regular e Aberta, entre as 48 equipes de vários países da Europa e das Américas que participaram da disputa.

Pela Classe Regular, a grande vencedora foi a equipe ALE-UFMG, da Universidade Federal de Minas Gerais, com 225,54 pontos, seguida da equipe Tucano, da Universidade Federal de Uberlândia, vice-campeã com 220,15 pontos.

Pela Classe Aberta, o primeiro lugar inédito foi comemorado pela equipe EESC-USP Open, com 281,02 pontos, da Escola de Engenharia de São Carlos.

- Publicidade -

Além das melhores colocações, as equipes brasileiras também conquistaram troféus de honra ao mérito pelo êxito nos quesitos Levantamento de Peso, Apresentação Oral e Relatório de Projeto.

As equipes Tucano, da UFU, e EESC-USP Open, foram as melhores em Maior Peso Carregado, seguidas da equipe ALE-UFMG, premiada pelo segundo lugar neste quesito.

A ALE-UFMG também fez a Melhor Apresentação Oral e o Melhor Relatório de Projeto, e a mineira Tucano recebeu a premiação de segunda colocada nestes quesitos.

- Publicidade -

O inédito título brasileiro pela Classe Aberta e a dobradinha no pódio da Classe Regular, repetida pelo segundo ano consecutivo – em 2005, o Brasil foi campeão e vice na categoria com as equipes Car-Kará, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Canarinho, da Unesp Bauru – enobrecem o potencial dos futuros engenheiros brasileiros.

“Os resultados podem ser classificados como excepcionais”, comemora Horácio Forjaz, diretor da Competição SAE BRASIL de AeroDesign e vice-presidente executivo de Comunicação Empresarial da Embraer.

Os estudantes ganharam o direito de disputar a SAE Aerodesign East Competition após conquistarem as melhores colocações durante a Competição SAE BRASIL de AeroDesign, realizada em setembro do ano passado no Centro Técnico Aeroespacial (CTA), em São José dos Campos/SP.

Na competição brasileira, a equipe Uai-Sô-Fly, da UFMG, e a equipe Tucano, da UFU, conquistaram primeiro e segundo lugares na Classe Regular, entre as 46 participantes, e a equipe EESC Open foi a campeã da Classe Aberta, que reuniu cinco equipes.

Excelente histórico – A SAE Aerodesign East Competition é realizada pela SAE International e reuniu 48 equipes de vários países da Europa e das Américas.

Além de duas vezes campeãs, pela Classe Regular, na Competição norte-americana, em 2002 com a equipe Hércules/ Abaquaraçu, da Escola de Engenharia da USP São Carlos; e em 2005 com a equipe Car-Kará, da Universidade Federal do Rio Grande Norte, equipes brasileiras foram vice-campeãs, também pela Classe Regular, em 2000, 2001, 2004 e 2005, com as equipes EESC-USP, também da USP São Carlos, a Aer2001, do ITA, a equipe CEA/UAV, da Universidade Federal de Minas Gerais, e a equipe Canarinho, da Universidade Estadual de São Paulo (Unesp), campus Bauru.

Na Classe Aberta, nos Estados Unidos, o Brasil conquistou o terceiro lugar, em 2004, com a equipe Car-Kará Open, da Universidade Federal do Rio Grande Norte, e o quarto lugar, com a equipe Leviatã, do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), em 2005.

O Projeto AeroDesign constitui um desafio lançado pela Seção São José dos Campos da SAE BRASIL (Sociedade de Engenheiros da Mobilidade), para universitários de graduação e pós-graduação em Engenharia, Física e Ciências Aeronáuticas de todo o Brasil: o de projetar e construir aeronaves, em escala reduzida, em conformidade com regras estabelecidas pelo Regulamento da Competição, e que sejam capazes de superar sucessivas baterias de testes demonstrando capacidade de vôo controlado, para cargas úteis sempre crescentes, até as condições limite do projeto.

A avaliação e classificação das melhores equipes são feitas por meio de duas etapas: Competição de Projeto e Competição de Vôo.

Gábor János Deák, presidente da SAE BRASIL, afirma que a Competição SAE BRASIL AeroDesign mostra o poder criativo dos engenheiros brasileiros no desenvolvimento de soluções práticas.

“Nossos projetos de AeroDesign são de excelente qualidade técnica e espelham a capacidade dos futuros engenheiros aeroespaciais do Brasil”, diz Deák.

“Não é à toa que este é um setor em que o País tem ganhado muito destaque no cenário internacional, tanto que os estudantes brasileiros já são bicampeões na modalidade, nos Estados Unidos”, comenta.

Publicidade l Livros de Engenharia

Matérias relacionadas

Novo Peugeot 2008

Mais recentes

WABCO - O principal fornecedor global de tecnologias para veículos comerciais
Serviço Premiado Chevrolet

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

Ofertas FIAT