domingo, 18 maio , 2025
28 C
Recife
Ofertas FIAT

Faróis LED Matrix e tração quattro agora no Audi A5 Sportback

A Audi do Brasil apresenta o novo Audi A5 Sportback no mercado nacional. Com visual renovado, o modelo traz como itens de série controle de cruzeiro adaptativo, faróis dianteiros LED Matrix, display com tela sensível ao toque e tecnologia de assistência elétrica – na versão topo há ainda a tradicional tração quattro.

Primeiro evento presencial para a imprensa automotiva no ano 2021, nosso especialista Henrique Pereira, engenheiro mecânico e consultor para a indústria e imprensa automotiva, com mais 30 anos de experiência, acompanhou toda coletiva de imprensa realizada pela Audi, e ainda destaca logo abaixo suas primeiras impressões com o comportamento dinâmico e de eficiência que o modelo apresenta.

- Publicidade -

O veículo já está disponível nas concessionárias Audi Center em duas versões, Prestige Plus e Performance Black quattro, com preços a partir de R$ 284.990,00 e R$ 329.990,00, respectivamente.

Os clientes que efetivarem a compra ainda em fevereiro poderão escolher entre valorização de R$ 15.000,00 na troca de seu veículo usado ou aquisição do Plano Audi Pass Plus com taxa de 0,59% e carência de 90 dias.

“Em 2019 apresentamos no Brasil os novos A6 e A7, que iniciaram a renovação da família A no País. No fim de 2020 lançamos o novo A4. E agora chegou a vez do novo A5, primeiro lançamento da Audi no Brasil em 2021. Com linhas que remetem a um visual coupé, o modelo alia esportividade com elegância e chega com novas tecnologias, pronto para seguir sua trajetória de sucesso em nosso mercado”, avalia Johannes Roscheck, CEO e Presidente da Audi do Brasil.

Modelo será comercializado nas versões Prestige Plus e Performance Black quattro, equipadas respectivamente com motor de 190 cv e de 249 cv

- Publicidade -

Versatilidade, performance e tração quattro – Dentre as várias virtudes de design e performance do novo Audi A5 Sportback, a versatilidade ganha destaque. Por ter versões que oferecem dinâmicas distintas, é um veículo que atende a diferentes públicos. Na versão Prestige Plus o modelo é equipado com o premiado motor 2.0 TFSI configurado para uma potência de 190 cv e torque de 320 Nm.

Já na versão de topo, Performance Black quattro, o mesmo motor 2.0 TFSI recebe um ajuste diferenciado para entregar 249 cv de potência e torque de 370 Nm. Nesta versão, o trem-de-força é complementado pela tração integral quattro, marca registrada de tecnologia e inovação da Audi. A transmissão de ambos é a S Tronic de dupla-embreagem e sete velocidades, que oferece rápida troca de marchas.

O novo A5 Sportback conta ainda com o eficiente sistema de assistência elétrica, composto por uma bateria de íons de lítio e um alternador de correia (BAS) em um sistema elétrico primário de 12 volts. Com ele, o veículo pode se deslocar em velocidades entre 55 e 160 km/h com o motor desligado e, em seguida, o BAS reinicia o propulsor rápida e confortavelmente. O sistema start-stop começa a funcionar a partir de 22 km/h.

- Publicidade -

Direção, transmissão e gestão do motor estão igualmente integradas no Audi drive select, com possibilidade de cinco modos de direção: automatic, efficiency, comfort, dynamic e individual.

Design renovado – O Audi A5 Sportback conta com alguns elementos introduzidos a partir da nova linguagem de design da Audi, como a grade frontal Singleframe mais larga e saídas de ventilação acima da grade que foram inspiradas no clássico Audi Sport quattro de 1984.

Como nas gerações anteriores, a musculatura no capô o diferencia de outros modelos da marca ao agregar um aspecto de força e esportividade.

Na traseira o modelo apresenta mudanças com ponteiras de escape trapezoidais e uma nova assinatura ótica marcada pelas lanternas traseiras de LED com setas dinâmicas.

Na dianteira, o para-choque possui uma lâmina na borda inferior que liga as entradas de ar, ainda maiores. Mas é o novo conjunto ótico que chama toda a atenção: as duas versões recebem os faróis LED Matrix de série.

Além de mais eficiente e dinâmica, esta tecnologia agrega segurança ao direcionar o facho de luz de modo que não atrapalhe os veículos vindos na direção contrária.

No interior as linhas horizontais são tão marcantes como o novo display sensível ao toque MMI, que funciona como o ponto focal do painel de instrumentos e está ligeiramente inclinado em direção ao motorista. Nele as informações são projetadas na tela de alta resolução com 10,1 polegadas.

Os gráficos são minimalistas e a estrutura do menu é intuitiva e planejada para toda a linha de veículos da marca. O pacote de iluminação ambiente destaca o espaçoso interior e também é série no modelo.

O modelo ainda conta com o Audi Virtual Cockpit Plus de 12,3 polegadas, com três modos de apresentações diferentes, posicionado logo atrás do volante multifuncional. As rodas são de liga-leve de 18”.

Veículo ganha controle de cruzeiro adaptativo, faróis LED Matrix e novo sistema MMI sensível ao toque como itens de série

Versões e equipamentos – O novo Audi A5 Sportback traz diversas novidades tecnológicas dentre seus equipamentos. Além dos já citados controle de cruzeiro adaptativo e faróis dianteiros LED Matrix de série, o modelo possui também aviso de saída de faixa, teto solar elétrico panorâmico, ar-condicionado de três zonas e volante esportivo multifuncional com shift paddles e base aplanada como itens de série.

O Audi Phone Box Light, que carrega celulares por indução, também faz parte do pacote de ambos os modelos.

A versão Prestige Plus possui nove cores disponíveis no exterior: Azul Navarra, Branco Geleira, Branco Íbis, Cinza Manhattan, Preto Brilhante, Preto Mito, Prata Florete, Vermelho Tango e Verde District. No interior é possível escolher entre bege, marrom e preto. Apenas a pintura metálica aparece como opcional dessa versão.

A5 Sportback pode ser encontrado em todo o Brasil com preços a partir de R$ 284.990,00

Já na versão Performance Black quattro, além da motorização mais potente, o modelo conta com kit exterior S line com acabamento em preto high gloss e rodas de 18” com design exclusivo. Esta versão agrega ainda acabamento interno em Black Piano, bancos em combinação couro e Alcântara, teto moldado em tecido na cor preta e função Park Assist.

Como opcionais é possível solicitar pintura metálica, head-up display, sistema de som Bang&Olufsen 3D e Pacote Assistance City, composta por Audi pre sense traseiro e assistente de mudança de faixa. A versão também possui outras opções de cores como Azul Turbo, Cinza Daytona e Cinza Quantum – o interior está disponível apenas em preto.

Primeiras impressões por Henrique Pereira – A primeira impressão é a que fica… desde nossa saída dos escritórios da Audi em São Paulo, rumo à Mairiporã o Audi A5 nos impressionou com todo o conforto e a tecnologia embarcada que mostrava para que estava lá!

Radares e câmeras monitoram o trânsito ao redor do carro indicando constantemente aproximação de outros veículos, acionando o start-stop e principalmente controlando a velocidade e a distância do A5 ao carro que segue a frente, acelerando e freando conforme o trânsito se desenvolve.

Nos painéis, toda sorte de informações estão disponíveis, mapas, dados da forma de dirigir, avisos, rádio, telefone (que descansava sobre um carregador de indução no console central)… e inúmeras opções de conforto.

Recomendaria ao leitor que leia um manual ou que obtenha de um técnico da Audi uma explicação sobre as possibilidades que o carro oferece. Mas, enfim eu me sentia no comando de um “avião” agradável e completo interagindo com o carro fisicamente e virtualmente.

Mesmo com uma aparência sóbria pode-se dizer que se trata de um sedan esportivo, sob o capô a versão “Perfomance Black quatro” é equipada com motor 2.0 TFSI de 249 cv e 37,7 kgfm de torque. O câmbio é automático de dupla embreagem de sete velocidades.

Se dirigir o carro no trânsito urbano chega a ser prazeroso, em função da direção precisa e o conforto interno, é nas estradas que ele mostra todo o seu DNA que através do “Audi Select Drive” te oferece diferentes modos de condução bem definidos e diferentes ao gosto do condutor.

A tração integral quattro permite o controle sob medida assim como a esportividade esperada. Junto com o sistema de acoplamento “Haldex”, o carro seleciona a tração traseira ao menor sinal de diminuição da tração nas rodas dianteiras, o que dá estabilidade e segurança para o motorista e os ocupantes.

A suspensão também merece destaque já que apresenta boa tropicalização combinando precisão e conforto para o asfalto das cidades brasileiras.

O veículo impressiona principalmente por sua estabilidade, o torque e a potência do motor, permitindo um deslocamento seguro em qualquer condição de trânsito ou mesmo em vias rápidas.

O carro está sempre “no chão” e nas “mãos” mesmo quando levado ao limite, atua com perfeição nas retomadas de velocidade, trabalhando sempre com rotação controlada aplicando o torque desde as mais baixas rotações.

São quatro modos de condução – Efficiency (para quem busca economia de combustível), Comfort (para quem preza por conforto), Dynamic (para uma condução mais esportiva) e individual (onde todos os ajustes, e não são poucos, ficam por conta do condutor).

Ofertas FIAT

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT
Novo Peugeot 2008

Mais recentes

Ofertas de Serviços Chevrolet

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

Novo Peugeot 2008