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Lançado serviço para recuperação de empilhadeiras

“O mercado de empilhadeiras usadas pode sofrer um crescimento significativo esse ano no espaço aberto pelas dificuldades financeiras enfrentadas pelos usuários para adquirir equipamentos novos”.

Essa é a expectativa de Maks Behar, diretor presidente da Skam Empilhadeiras Elétricas Ltda, única fabricante brasileira a atuar no mercado de empilhadeiras elétricas.

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Presente no mercado brasileiro desde 1977, quando iniciou o projeto e fabricação de protótipos de empilhadeiras elétricas do tipo “operador andando”, a Skam iniciou suas vendas em 1979.

”Em função das restrições dos fabricantes locais, tivemos que fabricar nossos próprios motores de corrente contínua e contatores. Os fornecedores locais de componentes mecânicos também tinham dificuldades em cumprir prazos de entrega. Esta situação nos obrigou a verticalizar nossas operações a um nível bastante alto” – explica Behar, remontando a essa época o início das condições necessárias para a criação do atual departamento que, de acordo com ele, está dotado de todas as condições necessárias para reforma de qualquer equipamento usado existente no mercado nacional.

Por mais cuidadosa que seja a operação com as empilhadeiras, de acordo com o diretor presidente da Skam, os equipamentos começam a sofrer os efeitos de envelhecimento e substituição de peças cada vez mais freqüente.

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“E é exatamente nesse momento – explica – que entra nossa equipe de profissionais na área de reformas e re-engenharia que examina e avalia cada máquina para reforma total ou parcial, com ou sem atualização, garantindo uma nova sobrevida de vários anos e um novo visual”.

Com a criação desse novo departamento de reformas, a empresa passa a avaliar também a possibilidade de reforma de máquinas elétricas importadas.

E disponibiliza ainda um completo programa de manutenção preventiva e corretiva para toda a sua linha de equipamentos, com peças de reposição para pronta entrega e com técnicos devidamente treinados em todo território nacional.

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De outro lado, alguns dados revelados recentemente pela Abraman – Associação Brasileira de Manutenção, indicam que aproximadamente 4% do PIB é gasto anualmente com manutenção.

Levando esses dados em consideração, o engenheiro Behar resolveu dentro desse novo departamento, fazer um serviço de check-up para máquinas.

Ele explica: “Nós desmontamos a máquina, jateamos com granalha e examinamos o chassi por completo para verificar trincas de fadiga e desgaste acentuados nas corrediças das patas e vigas dos mastros.

Depois pintamos como se fosse uma máquina nova. Simultaneamente, desmontamos e avaliamos cada conjunto nos seus respectivos departamentos especializados, como as trações, motores, conjuntos hidráulicos, cilindros, rodas, freios e controladores eletrônicos.

Alguns conjuntos trocamos por novos; outros reformamos substituindo as peças gastas.

Quanto ao conceito eletrônico, modernizamos por completo todos os controles dos vários movimentos.

Todo o cabeamento e tomadas são substituídos, utilizando-se componentes de última geração, porém mais simples que os utilizados nas máquinas antigas. Depois montamos e inspecionamos a máquina no mesmo departamento de máquinas trilaterais novas”.

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