O sedã de 4 portas possui carroceria monobloco em aço estampado, construída para oferecer o máximo de segurança aos seus ocupantes.
Ele apresenta estrutura reforçada para minimizar impactos e torções com o conceito de zonas de deformação programadas, onde há a absorção de impacto nas áreas frontais e traseiras preservando a integridade física dos ocupantes.
Conta também com barras de proteção nas portas para ampliar a preservação do habitáculo.
A carroceria do Kia Magentis atende às normas mais rígidas de segurança das legislações dos países onde é comercializado como as americanas e européias.
O NHTSA, órgão do Departamento de Transporte dos Estados Unidos que administra a segurança de tráfego em rodovias nacionais, conferiu cinco estrelas no NHTSA NCAP e quatro estrelas no NCAP Euro em avaliações de impactos frontal e lateral com o modelo.
Os engenheiros da Kia Motors também focaram esforços para isolar os ruídos e as vibrações da estrutura do modelo ampliando a segurança e o prazer ao dirigir.
MOTOR / TRANSMISSÃO – O conjunto propulsor é um dos grandes destaques do Kia Magentis.
Equipado com motor a gasolina de 4 cilindros em linha, 2.0 litros de capacidade volumétrica e 16 válvulas, o sedã desenvolve 145 cavalos de potência a 6.000 rotações por minuto.
Força de sobra para deslocar os 1.432kg de peso em ordem de marcha e permitir ao motorista uma condução de excelente performance.
Impressionantemente potente, econômico e silencioso, o “Theta”, como é denominado, representa a evolução técnica dos motores de quatro cilindros da empresa. Toda tecnologia existente foi empregada em sua construção.
O bloco de alumínio tem em sua carcaça nervuras que servem para aumentar e reforçar sua rigidez.
A tampa do comando de válvulas é de plástico, e a utilização de componentes nesse material como a tampa de acabamento do motor, são elementos que auxiliam na redução de peso do veículo.
Outro componente feito de material plástico é o coletor de admissão. O material empregado tem baixa resistência ao fluxo de ar em relação ao coletor feito em alumínio, e com isso sua eficiência é aumentada.
Instalado no comando de admissão, o sistema de comando de válvulas variável (CVVT) controla o tempo de abertura e fechamento das válvulas de admissão melhorando a performance do motor.
O CVVT assegura a ótima entrada dos gases, melhorando a eficiência da combustão e reduzindo a emissão de poluentes.
O motor “Theta” possui um par de contrapesos em seu eixo que gira em sentido oposto para reduzir a vibração e o ruído do motor. Essa característica normalmente é reservada aos sedãs de categoria superiores.
As inovações técnicas existentes no “Theta” fornecem benefícios tangíveis ao cliente. O motor é silencioso, apresenta baixa vibração, é potente e econômico, além de requerer menor manutenção e ter alta durabilidade.
O motor “Theta” está acoplado à nova transmissão automática F4A42 de quatro velocidades que se caracteriza pela troca de marchas sincronizada de forma suave.
A transmissão impacta diretamente no consumo de combustível e no prazer ao dirigir, por isso, a Kia Motors atualiza constantemente seus projetos de transmissões em conseqüência das novas tecnologias, dos novos materiais e das novas invenções.
A transmissão automática “HIVEC” do Magentis está equipada com um sistema que identifica os hábitos de dirigibilidade, as condições e inclinações do piso, velocidade de cruzeiro, aceleração e frenagem para antecipar as ações do motorista.
O sistema antecipa ou retarda a troca de marchas de acordo com a necessidade para uma condução mais suave e segura.
Utilizando o modo de condução esportiva, com a alavanca na posição para troca de marchas seqüencial, o motorista pode apreciar ainda mais o desempenho do Magentis.
DIREÇÃO / SUSPENSÃO / FREIOS / RODAS / PNEUS – Com 5,4 metros de raio de giro, a condução do veículo é facilitada nas duas versões por contar de série com direção tipo pinhão e cremalheira com assistência hidráulica.
A coluna de direção absorve energia em caso de colisão para aumentar a segurança no interior do veículo.
Sua suspensão foi desenvolvida para proporcionar uma dirigibilidade estável e confortável.
Na dianteira possui suspensão independente tipo McPherson, barra estabilizadora, molas helicoidais e amortecedores a gás. Na traseira tipo multi-link, há molas helicoidais e amortecedores a gás.
Seu sistema de freios possui discos ventilados de 280 mm nas rodas dianteiras e discos sólidos de 262 mm nas rodas traseiras.
Conta também com o sistema de freios ABS nas quatro rodas e EBD nas traseiras. Com esse conjunto de equipamentos sua frenagem ocorre precisa e eficiente deixando o veículo sempre a mão do motorista.
As rodas de liga leve de 16 polegadas dão ao Kia Magentis um visual esportivo e dinâmico. O pneu utilizado é o 205/60 R16 que permite um rodar macio e proporciona segurança em alta performance.
SEGURANÇA / PROTEÇÃO – Além da segurança apresentada em sua estrutura com as cinco estrelas no NHTSA NCAP e quatro estrelas no NCAP Euro nas avaliações de impactos frontal e lateral, o Kia Magentis conta com itens de segurança ativa e passiva.
Ativa: Sistema de freios ABS nas quatro rodas com EBD.
Faróis de neblina completam os equipamentos de segurança ativa.
Passiva: Air bag duplo frontal, cintos de segurança dianteiros de três pontos com pré-tensionadores e limitadores de força com regulagem de altura na coluna. Cintos traseiros laterais de três pontos e central abdominal, cinco encostos de cabeça.
EXTERIOR / DESIGN – Moderno com personalidade esportiva e estilo exclusivo, o Magentis foi concebido no centro de desenvolvimento e pesquisa da Kia Motors para apresentar uma imagem que une proporções avançadas, estilo agressivo e uma inovadora identidade Kia.
Imponente em sua dianteira, o conjunto ótico, o desenho da grade e o pára-choque realçam sua volumosa dianteira.
Os faróis de neblina estão integrados ao pára-choque dianteiro para enfatizar o visual robusto do modelo, além de fornecer iluminação suplementar adequada.
Para uma limpeza mais eficiente os esguichos do limpador de pára-brisa possuem três saídas de jato d’água.
A alta pressão dos jatos d’água mantém o pára-brisa limpo e garante melhor visibilidade.
Moderna, dinâmica e esportiva a roda de liga leve de aro 16 do Magentis foi projetada para realçar sua imagem dinâmica.
As melhorias tecnológicas permitiram a produção de rodas sem flanges o que além de conferir estética mais moderna, facilita sua limpeza.
Ampliando o visual de requinte e sofisticação, as maçanetas e o friso que contorna o desenho dos vidros das portas são cromados.
Sua traseira reforça os valores do projeto de design limpo e volumoso. As lanternas traseiras são elegantes e estão em harmonia com o desenho da tampa do porta-malas, que por sua vez foi projetado para ser volumoso.
Não somente em funcionalidade para a acomodação da bagagem, mas também em sua estética externa.
Traços simples e elegantes definem o Kia Magentis como um veículo moderno de personalidade esportiva.
INTERIOR / EQUIPAMENTOS / CONVENIÊNCIA – Pensando que quando usadas eficazmente, as cores e as texturas podem gerar os sentimentos harmoniosos que alcançam os sentidos das pessoas, os projetistas da Kia criaram um ambiente requintado e confortável no interior do Magentis utilizando tons de cinza, e desenvolveram todo o interior em harmonia transmitindo bem estar a bordo. O cinza em dois tons gera efeito sutil, suavizado, mas sempre elegante.
Os bancos e painéis de portas são revestidos em couro ampliando a sofisticação do interior do veículo. O banco do motorista conta com ajuste por alavanca para altura do assento e representa uma melhoria muito apreciada pelas mulheres, pois o sistema mecânico requer pouco esforço para seu ajuste e exerce pouca tensão nos pulsos.
Para minimizar a fadiga das regiões lombar e pélvica, os bancos dianteiros do Magentis adotam estrutura de assentos “fullmaflex”, fornecendo um apoio firme para essas regiões sendo a estrutura mais avançada que o suporte convencional.
Igualmente confortável o banco traseiro possui integrado ao seu encosto central um apoio de braços com porta-copos.
Os cinco encostos de cabeça são ajustáveis para ampliar o conforto e a segurança de todos os ocupantes.
Um dos desafios dos engenheiros era o de criar a área do motorista com padrões estéticos elevados sem comprometer sua funcionalidade.
Para isso o painel de instrumentos foi projetado ergonomicamente com todos os comandos ao alcance enfatizando o controle e a confiança do motorista na condução do veículo.
O volante possui regulagem em altura assegurando a melhor e mais confortável posição para dirigir de acordo com a estatura do motorista.
Pela primeira vez um carro da Kia Motors apresenta iluminação do painel de instrumentos “Branco-Azul”.
Esse tipo de iluminação transmite aos instrumentos um visual “high-tech” e garante melhor leitura do que o conjunto análogo convencional, criando um ambiente sofisticado.
O reostato controla a intensidade da iluminação do painel de instrumentos e também acende a luz de teto.
Os comandos de abertura e travamento de portas e vidros, bem como o de regulagem dos espelhos retrovisores externos estão localizados no painel da porta, bem a mão do motorista.
Ainda no painel de porta são encontrados os interruptores de abertura elétrica das tampas do porta-malas e de abertura para abastecimento de combustível
Todos os materiais empregados no interior foram selecionados com cuidado priorizando o conforto a bordo e os controles posicionados ergonomicamente para maximizar o espaço interno.
Com seu posicionamento central no painel, o relógio digital possibilita a visualização das horas para motorista e passageiro. Além das horas o relógio mostra o mês, a data e o dia da semana.
A grande distância entre-eixos oferece muito espaço ao habitáculo do veículo, proporcionando todo o conforto principalmente aos passageiros do banco traseiro do Magentis.
Com a ajuda de ferramentas digitais, os engenheiros e projetistas experimentaram milhares de combinações virtuais para o compartimento de bagagem e chegaram a uma solução final oferecendo amplo espaço e funcionalidade, O porta-malas acomoda 420 litros (SAE).
Caso o usuário precise de maior capacidade para acomodar volumes maiores, o encosto do banco traseiro é rebatível facilmente na proporção 60/40.
“O poder de surpreender não está apenas no slogan da Kia Motors, ele está visível nos itens de conveniência do Magentis. Ele foi projetado para ser um líder em seu segmento, e possui equipamentos e características geralmente opcionais em modelos concorrentes”, afirma José Luiz Gandini.
“Os consumidores serão agradavelmente surpreendidos pela qualidade e abundância de equipamentos do Magentis”, conclui.
Os diversos itens de série tornam seu preço muito competitivo.
Entre os principais itens destacam-se o porta-óculos e luzes de leitura agrupados ao console de teto, espelhos retrovisores externos, vidros e travas das portas elétricos, pára-sol do motorista e do passageiro com espelhos iluminados com extensão lateral e suporte interno para ticket, chave para desativar o sistema de air bag do passageiro, “brake-light” no centro do vidro traseiro, luzes de cortesia nas portas dianteiras, sistema “keyless” para abertura e fechamento das portas por acionamento remoto com tecla que dispara o alarme em caso de emergência, cintos de seguranças dianteiros com ajuste para regulagem de altura; amortecedores a gás facilitam a abertura e o fechamento do capô e da tampa do porta-malas, trava/destrava para abertura do porta-malas pelo interior em caso de emergência, gancho para apoio de bolsas ou sacolas no console central do lado do passageiro, “bandeja” de isopor para acomodar -no interior do estepe- macaco e ferramentas evitando que fiquem soltos, ganchos no porta-malas para acomodação de bagagem, duas tomadas de 12 volts, rádio CD player com quatro alto-falantes instalados nas portas e dois tweeters fixados no acabamento das portas dianteiras, antena eletrônica embutida no vidro traseiro e acionamento dos comandos do sistema de som no volante.