domingo, 28 abril , 2024
28 C
Recife

Entenda como a indústria pode otimizar os setores automotivo e eletrônico com o uso de cobots

*Por Denis Pineda

- Publicidade -

Enquanto algumas fábricas ainda engatinham no que diz respeito a automação e uso de robôs em suas produções, outras já correm contra o tempo para entregar mais eficiência e agilidade.

Um dos segredos para isso está no uso dos cobots, braços robóticos que podem ser combinados com a mão de obra humana, fazendo com que os funcionários, que antes eram dedicados à alimentação das máquinas, possam ocupar funções nas quais as habilidades e inteligências são realmente relevantes.

Hoje, a robótica e a tecnologia de automação com o uso de cobots já são encontrados em uma ampla gama de aplicações industriais, incluindo montagem, distribuição, soldagem, acabamento, manuseio e remoção de materiais e testes de qualidade.

Mas, darei destaque aos setores automotivo e eletrônico, que são grandes potências no país e no mundo.

- Publicidade -

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a produção industrial brasileira cresceu 8% entre junho e julho de 2020, sendo a principal responsável, a área automotiva.

Já o eletrônico, segundo dados do IBGE agregados pela Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), teve em sua produção um crescimento de 5,9% em setembro de 2020, em comparação a agosto do mesmo ano.

Isso comprova que, as inovações implementadas nas indústrias, acompanhadas de novas soluções, podem ser responsáveis pelo sucesso dos setores e das fábricas, que conseguem entregar mais e forma mais rápida e segura.

Como citado anteriormente, os cobots têm uma tecnologia e segurança embarcada que permitem que a instalação seja muito menos complexa do que a robótica tradicional e compartilhando espaços com as pessoas.

Além disso, reduzem o tempo típico de implementação robótica, de meses para dias.

- Publicidade -

Outra vantagem relevante é uma gama gigantesca de componentes plug and play que podem ser configurados direto na interface do robô, que inclui garras, câmeras, softwares fornecidos por parceiros de todo o mundo.

Junto dos cobots, caminhamos para o sucesso mútuo, afinal teremos o melhor de dois mundos.

Um onde você pode evitar que operadores humanos foquem em trabalhos perigosos e tediosos, reduzindo esforços repetitivos e lesões acidentais.

E outro incentivando uma indústria mais ágil, segura e pronta para entregar mais, mantendo a excelência.

*Denis Pineda é gerente regional da Universal Robots na América do Sul, empresa dinamarquesa líder na produção de braços robóticos industriais colaborativos.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança