quinta-feira, 2 maio , 2024
28 C
Recife

Novo motor PACCAR MX-13 chega com mais potência e alto torque em rotações mais baixas

Um dos principais diferenciais do Novo DAF XF, lançado em 2020 pela DAF Caminhões Brasil, é o seu novo motor PACCAR MX-13, de 12,9 litros.

- Publicidade -

O propulsor foi totalmente remodelado para o novo modelo, agregando tecnologias de ponta e acoplado a uma nova transmissão, a ZF TraXon, que contribui para um consumo de combustível até 14% menor em relação à sua versão anterior.

Montado no parque industrial da DAF Caminhões em Ponta Grossa, no Paraná, o novo PACCAR MX-13 foi projetado para trabalhar em rotações menores e mínimo atrito dos seus componentes internos, resultando em maior potência, melhor eficiência e mínimo ruído.

O bloco e o cabeçote são fundidos em Ferro Fundido Vermicular, garantindo menor peso e maior durabilidade.

“O Novo XF foi um projeto de quatro anos, com um resultado impressionante. Preservamos o DNA de qualidade e durabilidade que nos projetou no Brasil, adicionando ainda mais economia e tecnologia. Um dos grandes responsáveis por colocar o novo DAF XF em um novo patamar de excelência é o motor PACCAR MX-13”, afirma Jarno Broeze, Diretor de Desenvolvimento de Produto da DAF Caminhões Brasil.

- Publicidade -

Devido ao elevado torque disponível em baixas rotações, é proporcionado trocas de marchas mais eficientes, reduzindo o consumo de combustível.

Outro atributo do novo motor é a capacidade de frenagem através de seu Freio Motor PACCAR MX, de padrão mundial.

Agora, o freio motor PACCAR MX conta com 3 estágios, iniciando a frenagem em rotações mais baixas e atingindo 490 cv em 2.100 rpm.

O PACCAR MX-13 está disponível em duas versões, sendo a de 480 cv (até 2.500 Nm a partir de 900 rpm) e a de 530 cv (até 2.600 Nm a partir de 1.000 rpm).

O propulsor também recebeu um novo pacote de melhorias nos anéis dos pistões, que contribuem para diminuir os atritos internos.

- Publicidade -

Além disso, conta com turbocompressor de geometria variável, novo sistema de injeção que permite alcançar maior eficiência; compressor de ar-condicionado inteligente, bomba de direção, e bomba de óleo variável de alta eficiência.

O novo PACCAR MX-13 permite combinações de trem de força diferentes, utilizando relações de eixo traseiro mais longas, movendo cargas mais pesadas com maior produtividade e menor consumo de combustível.

O conjunto mecânico também recebeu um módulo de arrefecimento para atender as condições brasileiras, que contribui para a economia de combustível.

As melhorias no motor PACCAR MX-13 somam-se à transmissão ZF TraXon automatizada de 12 velocidades, com novo desenho, melhoria nas relações e melhorias no tempo de trocas, gerando maior eficiência.

Com o motor atualizado, o Novo XF circula a cerca de 900 rpm, o que propicia níveis de ruído extremamente baixos.

“Isso agrega muito para a qualidade do ambiente de trabalho do motorista nas estradas. Com a cabine mais silenciosa, o profissional fica ainda mais atento e concentrado ao trajeto e às manobras, contribuindo ainda para a segurança e conforto”, finaliza Jarno Broeze.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Vem aí o Seminário de Segurança e Conectividade 2024!

Avaliação MecOn

WABCO - Principal fornecedor global de tecnologias para para veículos comerciais