sexta-feira, 22 novembro , 2024
28 C
Recife

Audi brilha no maior congresso de iluminação do mundo

Durante o 11o Simpósio Internacional de Iluminação Automotiva (International Symposium on Automotive Lighting/ISAL 2015), representantes da Audi oferecerão suas percepções sobre a tecnologia de iluminação do futuro. O congresso começará no dia 28 de setembro de 2015 em Darmstadt (Alemanha).

Após o discurso de abertura de Shuji Nakamura, vencedor do Prêmio Nobel de Física em 2014, os oradores convidados da marca das quatro argolas farão apresentações sobre as tendências e desenvolvimentos mais recentes durante essa importante e mais influente conferência sobre tecnologia de iluminação automotiva.

- Publicidade -

O próximo passo para esse setor também será apresentado no mais recente carro-conceito exibido no Salão de Frankfurt com a nova tecnologia Matrix OLED.

“Esse simpósio é um importante fórum para que a Audi coloque a tecnologia da iluminação no centro das atenções. Nossos clientes se beneficiarão dos resultados dessas discussões entre profissionais”, explica o Dr. Wolfgang Huhn, Chefe de Desenvolvimento de Tecnologias de Iluminação da Audi. A marca premium é líder nesse segmento; entre outras realizações, a empresa introduziu os faróis LED no mercado.

“O progresso técnico e os maiores volumes de produção nos dão a oportunidade de oferecer aos clientes uma excelente tecnologia de iluminação a um custo-benefício atraente”, diz Huhn. “Na Audi, os desenvolvedores desses sistemas trabalham em conjunto com os designers. Em equipe, eles criam uma harmonia perfeita em termos de design dos carros, assim como uma aparência coerente entre a tecnologia e sua iluminação visual. O motorista também se beneficia desse estilo coerente.”

- Publicidade -

Imediatamente após o discurso de abertura de Shuji Nakamura, Stephan Berlitz, Chefe de Desenvolvimento de Inovações em Iluminação da Audi, abrirá a série de palestras da ISAL 2015 com a sua apresentação intitulada “O futuro da tecnologia de iluminação”.

Além das tecnologias padrão que estão disponíveis atualmente, tais como os faróis Matrix LED e os sistemas de assistência para iluminação, os palestrantes também falarão de temas voltados para o futuro, tais como os faróis Matrix Laser.

Nessa tecnologia, um laser espacialmente separado do farol gera um feixe de luz; um micro espelho produz então um padrão de distribuição de luz controlado de forma inteligente.

- Publicidade -

“As tecnologias Matrix LED e Matrix Laser ainda têm um enorme potencial”, diz Stephan Berlitz. A Audi planeja ainda usar sistemas de câmeras para controlar a luz de forma bastante precisa. Desse modo, as tecnologias “Car-to-X” – a interação com outros carros e a infraestrutura – também poderão ser usadas onde o próprio campo visual do motorista termina.

“Estamos estabelecendo o ritmo de todo o campo técnico, no qual a integração entre estética e dinâmica exercem um papel extremamente importante”, enfatiza Berlitz. “Estamos desenvolvendo nossa iluminação para reagir mais intensivamente com os outros veículos no tráfego e no meio ambiente.”

Um exemplo disso é a tecnologia que projeta a largura do veículo sobre a estrada como faixas precisamente definidas de luz, que está sendo desenvolvida pelos engenheiros da marca. Esse sistema proporciona aos motoristas uma sensação de maior orientação conforme se deslocam com segurança por estreitas áreas de congestionamento e obstáculos.

Como empresa líder na tecnologia de iluminação automotiva, a Audi continua a estabelecer marcos importantes. Entre os exemplos estão os LEDs diurnos contínuos do A8 W12 (2004), os primeiros faróis totalmente compostos de luzes LED do R8 (2008), a interconexão dos faróis com os dados de navegação do A8 (2010), o display dinâmico das luzes de seta do R8 (2012), os faróis com a tecnologia Matrix LED do A8 (2013) e a implementação de faróis altos com ponto de laser do R8 LMX (2014).

A inovação mais recente em termos de iluminação é a função antiofuscante de sinais de trânsito do A4 com seus faróis Matrix LED (2015).

A marca das quatro argolas está impulsionando ainda mais o progresso da iluminação. Durante o Salão de Frankfurt 2015, a Audi apresentou o conceito e-tron quattro com a tecnologia Matrix OLED. Os OLEDs (diodos orgânicos emissores de luz) combinam alta tecnologia e design de forma ideal.

Em cada unidade OLED, dois eletrodos – pelo menos um dos quais deve ser transparente – incorporam finas camadas de materiais semicondutores orgânicos. Sua luz alcança um novo nível de homogeneidade, e o escurecimento é continuamente variável.

Ela não gera nenhum ponto de sombra e não requer refletores, guias de luz ou componentes óticos similares. Novos materiais de substrato flexível oferecem possibilidades de ajustes tridimensionais, abrindo espaços criativos totalmente novos para os designers. A Audi deseja introduzir pela primeira vez a tecnologia OLED nas luzes traseiras dos carros da sua linha de produção.

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT

Mais recentes

Manutenção de férias Chevrolet
Novo Peugeot 2008

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn