Toda a indústria automobilística está passando por uma transformação voltada a uma economia baseado em dados em que as soluções digitais estão ganhando tanta importância quanto as tecnologias clássicas para veículos.
A ZF produz soluções de sistema holísticas que permitem aos veículos “ver, pensar e agir” para modelar a Mobilidade da Próxima Geração.
Isto permite que a ZF Aftermarket antecipe os desafios da indústria e prepare seus parceiros nas fases iniciais para adaptação às mudanças.
Em paralelo ao Automechanika Digital Plus, a empresa está aproveitando a oportunidade para mostrar a partir de agora suas ofertas para o Aftermarket da Próxima Geração.
Especialistas agrupam as cinco principais tecnologias que vão moldar o mercado de mobilidade do futuro usando a sigla “CASES”: Conectado, Autônomo, Compartilhado (“Shared”), Elétrico e Sustentável.
Philippe Colpron, Head da ZF Aftermarket, explica: “Estas tecnologias são capazes de revolucionar toda a nossa indústria, pois oferecem uma alternativa atraente para nosso cenário atual centralizado em veículos – ao mesmo tempo em que conservamos recursos e reduzimos emissões.”
Esta Mobilidade da Próxima Geração já é uma realidade, em parte graças a produtos e soluções da ZF.
Condução Autônoma – O futuro já começou – Sistemas de Transporte Autônomos (ATS) da ZF já estão em uso desde 1997 e já transportaram mais de 14 milhões de passageiros até hoje.
Graças aos acessórios abrangentes que incluem sensores, sistemas de assistência a motoristas e acionamentos elétricos, juntamente com capacidades de rede abrangentes que podem operar com fabricante e infraestrutura, estes veículos podem servir como base para todos os carros de passeio futuros, vans e veículos comerciais.
A complexidade destes veículos significa que suas operadoras não podem mais confiar apenas em suporte de manutenção e reparos convencionais de oficinas automotivas; eles também precisam de suporte digital abrangente durante toda a vida útil do veículo.
Entre muitas outras coisas, isto inclui serviços como controle de frota inteligente, manutenção preditiva e atualizações remotas.
Desta forma, as oficinas do passado estão evoluindo para o “Aftermarket da Próxima Geração”.
Esta nova rotina é caracterizada por veículos cada vez mais complexos, empresas de frotas organizadas profissionalmente em vez de vários clientes individuais e particulares, e novos concorrentes, como as empresas de e-commerce.
Mobilidade como serviço: Manutenção Preventiva e Preditiva impulsionadas pela ZF Aftermarket
De acordo com a abordagem holística de centralização dos serviços, a empresa oferece uma linha de produtos abrangente.
Isto incorpora peças individuais, como sensores, sistemas de assistência ao motorista e acionamentos elétricos, além de serviços de software, manutenção preventiva e preditiva e serviços de reparo.
Após a recente aquisição da WABCO, a ZF agora também oferece a linha de serviços e produtos líder de mercado para veículos comerciais no mercado de reposição.
A ZF Aftermarket não só fornece serviços para ATS, mas também para outras aplicações, que já estão em produção em série ou planejadas: vans autônomas, veículos de manuseio de materiais industriais, e máquinas agrícolas. Aqui é onde surgirá um novo mercado para parceiros de oficinas da ZF no futuro.
“Aplicações sem motorista altamente eficientes e totalmente controladas por informações – como robô-taxis ou serviços de transporte – estão definindo novos horizontes para a mobilidade. A
ZF Aftermarket apoia o lançamento contínuo de veículos CASES ao expandir a infraestrutura, mas também ao oferecer serviços de manutenção para o software e hardware destas aplicações voltadas para o futuro,” comenta Philippe Colpron.
A empresa também transmite essa experiência para seus parceiros de serviços – por exemplo, em treinamentos para tópicos como sistemas de assistência ao motorista ou acionamentos de alta tensão. Este tópico é apresentado na ZF Aftermarket Live, a plataforma online da ZF que funciona em paralelo com a Automechanika Digital Plus.
A mobilidade elétrica já é fundamental para transporte limpo e eficiente – Os desenvolvimentos tecnológicos oferecem potencial de crescimento interessante para as oficinas, mas só podem ser usados se elas estiverem preparadas.
A quantidade de modelos elétricos ou híbridos, mas que também operam por bateria está aumentando e, com isso, a necessidade de serviços e reparos.
No entanto, sem o treinamento correto, os técnicos não podem tocar em um veículo elétrico ou híbrido; uma regra que se aplica até mesmo para trabalhos de manutenção simples em peças individuais de veículos convencionais.
Como fabricante líder de produtos para veículos elétricos com qualidade de OEM, a ZF Aftermarket alavanca seu know-how em primeira mão para fornecer as habilidades técnicas relevantes para suas oficinas parceiras.
Com uma abordagem totalmente integrada, a ZF Aftermarket certifica de que os componentes desenvolvidos pelo grupo ZF estejam disponíveis para o mercado de reposição já em fases iniciais – por exemplo, o Servo freio Elétrico TRW.
Soluções de Produtos e Sistemas para redução de custos operacionais e emissões de CO2 – As Soluções de Gestão de Frota da ZF Aftermarket contribuem com a sustentabilidade, mas os produtos ZF também são líderes mundiais em termos de desempenho, ajudando os clientes a reduzir consumo de combustível e, portanto, emissões.
O desafio global é alcançar a neutralidade climática juntamente com toda a cadeia de valor: para todos os produtos primários e rotas de transporte associadas, mas também para o produto, o veículo em si, seu uso e seu descarte.
A ZF Aftermarket trabalha em prol da neutralização destas emissões até 2040. Além disso, a ZF está reduzindo as emissões de CO2 em todas as etapas e processos de produção – por exemplo, ao controlar máquinas-ferramentas de acordo com a demanda ou ao substituir processos a base de gás, como endurecimento.
Como resultado disso, estes produtos fabricados de forma sustentável estão disponíveis no mercado de reposição como um elemento do #greenaftermarket da ZF.
Outro elemento é a remanufatura – redução de necessidade de material em até 90% comparada à fabricação de um novo produto. Ao mesmo tempo, cerca de 90% da energia pode ser economizada.
Uma ampla série de componentes de veículos, como freios, transmissões, sistemas de direção e conversores de torque, é remanufaturada de acordo com a qualidade do equipamento original em mais de 20 locais pelo mundo – e a tendência está em alta.
Além disso, os especialistas da ZF Aftermarket já estão trabalhando em soluções remanufaturadas para acionamentos elétricos, em prontidão para a demanda.
Philippe Colpron enxerga a ZF Aftermarket e suas parceiras em uma boa posição no ponto de conversão da indústria: “A ZF Aftermarket possui a ambição de ser líder no Aftermarket verde e sustentável, com metas ambiciosas em muitas áreas como neutralidade de carbono, embalagem sem plástico e educação.
Com base na liderança tecnológica do Grupo ZF, a ZF Aftermarket traz tecnologias e abordagens de OE sustentáveis para o mercado de reposição.
Nossa receita para o sucesso é a combinação entre grande foco no cliente, presença de serviços exatamente onde o cliente precisa e uma linha de produtos e serviços em franco crescimento, incluindo soluções digitais.
Em um mundo cada vez mais complexo, queremos oferecer simplicidade, conveniência e valor agregado ao mesmo tempo.”