Ditando tendências durante toda sua história de desenvolvimento de tecnologias para o transporte de pessoas, a Iveco Bus ganhou mais um importante reconhecimento internacional: o Magelys foi eleito o “Ônibus do ano 2016” durante o evento Coach Euro Test, que aconteceu em Plovdiv, na Bulgária.
Com grande destaque na Europa, o veículo foi avaliado por um júri de 22 jornalistas, que trabalham nas principais publicações especializadas do velho continente.
Referência da Iveco Bus em muitos países europeus, os ônibus Magelys foram pensados e concebidos para aumentar a visibilidade e o conforto dos passageiros, incentivando a descoberta de um novo padrão de viagem.
Em comparação com um veículo tradicional, os vidros laterais fornecem uma visão verdadeiramente panorâmica e única no segmento. A sensação predominante de espaço e o design exclusivo trazem ainda a originalidade e a elegância como pontos fortes do modelo.
Com duas opções de tamanho (12,2 m e 12,8 m), as versões Magelys Line e Magelys Pro atendem as mais exigentes necessidades das empresas de transporte, seja para os mercados intermunicipais ou nos segmentos de turismo.
Ilustrando a flexibilidade do design e todos os opcionais de conforto, o vencedor do prêmio “Ônibus do Ano 2016” foi apresentado com a versão topo de linha de sua categoria, ou seja, no modelo Magelys Pro, com os seguintes equipamentos adicionais: elevador de cadeira de rodas, com porta dedicada e arranjo de mesa desmontável, permitindo ao motorista de embarcar, com facilidade, um passageiro com necessidades especiais, sem precisar remover poltronas; 46 assentos de couro Kiel; banheiros; 3 monitores LCD; sistema de internet Wi-Fi; tomadas 220 V; conectores USB; GPS e câmera de estrada.
Entre todos os candidatos, o Magelys é o único que utiliza o sistema SCR (Redução Catalítica Seletiva), uma tecnologia que, além de não requerer qualquer regeneração forçada das emissões, também regula a temperatura dos gases de escape, proporcionando vantagens no aumento da segurança e o alto desempenho com o consumo de combustível.
Além disso, o modelo vem com motor Cursor 9, com densidade volumétrica 8,7 litros, desempenhando 294 kW (400 cv) e torque de 1.700 Nm a 1.250 rpm. A transmissão automatizada é ZF AS-Tronic.
Os resultados no desempenho do consumo de combustível, em comparação com os motores Euro V, também são bem expressivos, chegando a uma redução de até 10%. Com 200 kg a menos de peso, os aprimoramentos nos desenhos aerodinâmicos também contribuem com os resultados.
Com relação à segurança e à grande durabilidade da estrutura, os ônibus acompanham todas as normas de resistência dos testes de capotagem R66/01, uma regulamentação internacional que garante que a estrutura dos veículos mantenha os passageiros seguros e protegidos em caso de acidente.