quinta-feira, 18 setembro , 2025
28 C
Recife
Bosch Brasil

Goodyear lança chip que faz monitoramento eletrônico do pneu

Equipamento já está disponível e pode ser instalado na nova linha de produtos para veículos pesados da empresa, que conta ainda com outras importantes inovações tecnológicas

A Goodyear do Brasil, líder no mercado de reposição para veículos comerciais, está disponibilizando no mercado o primeiro pneu com chip de monitoramento eletrônico do Brasil.

- Publicidade - Ofertas FIAT

Trata-se do sistema Tire IQ, uma tecnologia exclusiva da Goodyear que é capaz de armazenar e transmitir informações com precisão máxima sobre o status do pneu, possibilitando um controle total no gerenciamento de frotas.

O Tire IQ já está disponível para comercialização e pode ser instalado tanto nos produtos da Goodyear – como na nova Série 600 de pneus radiais para caminhões e ônibus – como em outros produtos compatíveis do mercado.

Resultado de pesquisas realizadas no Brasil, o Tire IQ permite o acompanhamento de dados como quilometragem, posição e profundidade do sulco e pressão dos pneus, entre outras informações. Dois chips idênticos são instalados, na parte interna do pneu e dentro do veículo.

- Publicidade -

“Esses chips viabilizam o armazenamento de dados em coletores especialmente desenvolvidos, e, posteriormente, são transmitidos para o software de controle de pneus Rodar System. Essas informações, atualizadas em tempo real, possibilitam o monitoramento de diversos indicadores de desempenho, além de fornecer a localização de cada pneu da frota”, explica Marcelo Mitre, gerente de serviços e pós-vendas às Frotas.

A redução do custo operacional para as frotas é um dos principais benefícios proporcionados pelo Tire IQ da Goodyear.

“A tecnologia possibilita o acesso fácil a informações confiáveis sobre manutenção, reposição de peças, desgaste e pressão de ar, entre outras, dados que orientam uma correta tomada de decisão, reduzindo os gastos”, completa Mitre.

- Publicidade - Ofertas FIAT

A segurança é outro benefício, pois o sistema de gerenciamento eletrônico permite a rastreabilidade do patrimônio, no que se refere aos pneus.

O sistema é de fácil instalação e operação, com ferramentas e funcionalidades especialmente desenvolvidas para essa aplicação em pneus.

“A análise de todos os dados é feita diretamente na frota e a Goodyear fornece o treinamento para que seja feita essa leitura. Mas o sistema é extremamente simples de operar”, completa o gerente de serviços e pós-vendas às Frotas da Goodyear.

Bosch Brasil

Matérias relacionadas

Bosch Brasil
NOVO PEUGEOT
2008 GT HYBRID

Mais recentes

Bosch Brasil
Salão do Automóvel de São Paulo 2025

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

Bosch Brasil