Empresa especializada em adaptação veicular e líder do segmento no mercado nacional, a Cavenaghi apresenta nova tecnologia que facilita o acesso de pessoas com deficiência física ou mobilidade reduzida dos veículos
Segundo estatísticas da Organização das Nações Unidas (ONU), existem no planeta 650 milhões de pessoas portadoras de algum tipo de deficiência – um a cada 10 habitantes, a maioria em países desenvolvidos.
No Brasil são 24,5 milhões portadores de deficiência – 14,5 % da população – segundo o Censo de 2000.
Em São Paulo, dados do Detran (Departamento Estadual de Trânsito) apontam 53.963 CNH (Carteira Nacional de Habilitação) especiais na capital e mais 128.302 no restante do Estado. E estes números tendem a aumentar.
Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), a cada dia 500 brasileiros tornam-se deficientes em conseqüência de acidentes (com trânsito, quedas e armas de fogo) e doenças que deixam seqüelas.
Para incentivar a mobilidade e diminuir a dependência, a legislação brasileira isenta deficientes de impostos na compra de carros zero-quilômetro.
Com isso, a procura por carros adaptados tem aumentado significativamente. A principal dificuldade, no entanto, era o acesso ao veículo e muitas pessoas com mobilidade reduzida precisavam de auxílio para entrar ou sair dos carros.
Cada vez mais atenta às necessidades deste público, a Cavenaghi, principal empresa no mercado nacional de adaptação veicular e produtos para reabilitação de pessoas com deficiência física, lança com exclusividade no mercado uma nova tecnologia que facilita a entrada e saída dos veículos, em especial para paraplégicos e tetraplégicos que possuem maior dificuldade devido à imobilidade.
São bancos giratórios e móveis presentes em três diferentes modelos: o Banco Móvel, Rotante e Orbital.
O Banco Móvel realiza um giro de aproximadamente 90º em direção à porta e desloca-se para fora do veículo por meio de trilhos, sendo transferido e acoplado a uma base especial de cadeira de rodas.
O mesmo banco é tanto no veículo quanto na cadeira de rodas, o que descarta a necessidade de deslocar o cadeirante.
Já o Banco Rotante também realiza giro de aproximadamente 90º em direção à porta e desloca-se horizontalmente para fora do veículo, porém não se desloca para ser utilizado na cadeira de rodas. Ambos os bancos suportam até 250 Kg.
O Banco Orbital Versão Manual faz o mesmo giro descritos nos modelos anteriores, porém seu deslocamento é vertical.
Outro diferencial é que o banco é rebaixado ao sair do veículo, aproximando-o do solo, ficando no nível de cadeira de rodas padrão.
O Banco Orbital Versão Automática funciona da mesma forma, porém possui um controle remoto que pode ser operado pelo próprio usuário, de maneira prática e ágil.
Tanto a versão manual quanto a automática dos Bancos Orbitais suportam até 150 Kg. Todos foram testados em colisões de impacto conforme normas internacionais de segurança veicular (Crash – Text), o que não deixa dúvidas de que são extremamente eficientes e seguros.
Além da inovadora tecnologia dos bancos, a Cavenaghi também apresenta produtos diferenciados em seu segmento, como cadeiras de rodas da Quikie e da Otto Bock (empresa alemã), pneus coloridos, rodas traseiras de alta performance, garfos com alto amortecimento, rodas frontais produzidas em gel colorido e todos os tipos de adaptação veicular conforme a necessidade do cliente.
A Cavenaghi é hoje um dos principais centros de referência em reabilitação e mobilidade para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida na América Latina, agregando em um mesmo local loja, oficina, fábrica, setores administrativos, show room de produtos e serviços, salas de integração e acompanhamento terapêutico, além de um auditório (60 lugares) disponível à realização de convenções, palestras e cursos de aperfeiçoamento.
Serviço: informações sobre produtos e serviços Cavenaghi: (11) 3719-3739 ou pelo site www.cavenaghi.com.br