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Iveco lidera desenvolvimento de veículos movidos com combustíveis alternativos no mundo

Montadora possui a mais ampla gama de veículos GNV do mundo . Tecnologia GNV da Iveco ultrapassa normas EURO VI

Quando levamos em conta a limitada disponibilidade de combustíveis fósseis e os grandes cuidados que devem ser tomados com a qualidade do ar nas zonas urbanas, é claro que os combustíveis alternativos têm um papel importante a desempenhar no nosso futuro.

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Nesta área, a Iveco tem atribuído grande importância ao gás natural, e atualmente oferece a mais ampla gama de veículos GNV do mercado mundial.

A utilização de veículos movidos a gás natural não é só um investimento de grande valor social, mas também de valor econômico para o cliente.

Além de apresentar um custo mais baixo e menor consumo, em muitos países a propulsão por metano também gera inúmeros incentivos para a compra.

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A tecnologia de veículos movidos a gás natural é uma tradição italiana e, desde os anos 80, a Iveco foi deu prioridade em suas pesquisas para a produção de veículos ecológicos. A Iveco é a líder européia nesta tecnologia, que se aplica em toda a sua gama de veículos.

Desde os caminhões e ônibus até veículos comerciais leves projetados para todos os tipos de trabalho e, em particular, para uso urbano.

Apesar dos veículos a diesel da Iveco estarem em conformidade com as normas européias Euro V e EEV e já possuírem níveis muito baixos de emissões, os motores a gás natural já atendem, e em muitos casos ultrapassam, os limites da proposta da norma Euro VI, que será aplicada na Europa a veículos pesados e ônibus a partir de 2013. Isto significa que a Iveco já possui tecnologia necessária para a próxima década.

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Além disso, o sistema de combustão estequiométrico (lambda 1, com taxa de ar-combustível quimicamente correta) escolhido para equipar os motores FPT movidos a gás natural, com um catalisador e escapamento de três saídas, possui a confiabilidade e a durabilidade características que foram experimentadas e testadas durante anos para o motor a gasolina em veículos de transporte leve.

O que distingue este sistema dos outros é que ele é capaz de se adaptar de acordo com a composição do gás utilizado, para que o motor mantenha baixos níveis de emissões sem afetar o desempenho.

Além disso, a ignição dos veículos movidos a gás produz ruídos mais baixos que motores a diesel com o mesmo tamanho.

De acordo com pesquisas realizadas no projeto UE Fideus (Freight Innovative Delivery of Goods in European Urban Space), os veículos a gás natural são especialmente apropriados para uso em áreas urbanas, sem que sejam necessárias outras medidas de isolamento de ruídos.

Daily CNG: ecologia, sem sacrifícios – O Daily CNG da Iveco é um veículo leve movido a gás natural, que garante alta confiabilidade, segurança e excelente condução e conforto.

O leque de veículos leves da Iveco é muito extenso e apresenta desde miniônibus até furgões e chassis-cabina, com rodas traseiras simples ou duplas, diferentes distâncias entre-eixos e configurações entre 3,5 a 6,5 toneladas de peso bruto total, com cabine dupla ou simples para seis passageiros mais o motorista.

Comum a todos os modelos é o motor FPT F1C GNC, um turbo-compressor, com intercooler e capacidade para três litros e quatro cilindros, 16 válvulas e potência de arranque de 136cv (100kW), combinado com uma caixa de transmissão manual de 6 marchas ou transmissão automática Agile.

O fornecimento padrão inclui cinco cilindros de gás, totalizando 220 ou 272 litros, dependendo da distância entre-eixos, com a possibilidade de um sexto equipamento opcional para aumentar a capacidade total para 250 ou 302 litros.

Particularmente digno de nota é o intervalo entre reabastecimento, o que, com o cilindro extra, pode chegar a 340 km em cidades e 420 km em estradas acidentadas.

Com um cilindro padrão de 220 litros, a autonomia é de 250 e 310 km, respectivamente. O 50C14 chassi cabina apresentado em Hanover possui uma capacidade de 302 litros.

EuroCargo e Stralis CNG: versatilidade e potência para o meio ambiente – O EuroCargo CNG, protótipo do que já foi testado na coleta de lixo em operações na Espanha, fez sua estréia internacional em Hanover, com produção em série do veículo prevista para 2009.

O caminhão foi planejado para uma versão de cabine reduzida, pesando entre 11 e 16 toneladas, para o segmento de extensão média.

O EuroCargo CNG está disponível tanto com volante à esquerda quanto à direita. O motor FPT Tector de 6 litros e 24 válvulas foi desenvolvido para funcionar com gás natural, com potência de 200cv (147kW) e está disponível com caixa de transmissão da Allison, um hidrodinâmico automático de seis marchas, ou ZF mecânico de seis ou nove marchas.

O modelo ML160E20, apresentado em Hanover, possui caixa de transmissão mecânica ZF 9S75 TD com retarder elétrico, tanque de combustível de seis cilindros, com autonomia média de 400 – 450 km em condições de tráfego urbano. Outros equipamentos incluem escape vertical e pneus 305/70R19.5.

O Stralis CNG possui um motor Cursor FPT de seis cilindros, 24 válvulas, capacidade para oito litros e potência de 272cv (200kW), caixa de transmissão automática Allison de seis marchas, completa, com retarder hidráulico integrado.

O chassis é um 6×2 de curta distância (4200mm) com eixo central direcional e oito cilindros, dando uma autonomia de até 450 km

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