Celebrado no dia 8 de março, o Dia Internacional da Mulher é um dia de lutas, conquistas e muito trabalho.
Referência em Qualidade, Tecnologia e Design no setor automotivo, a CAOA CHERY reúne exemplos de mulheres inspiradoras que ajudam, diariamente, a tornar a montadora uma potência da indústria nacional e uma das marcas de automóveis que mais cresce no Brasil.
Tatiane Bissoli é uma delas. Há sete anos na unidade fabril de Jacareí, a analista sênior de vendas ingressou na companhia como analista júnior e viu sua carreira se desenvolver junto com o crescimento da marca.
Criada no meio dos automóveis, ela é filha de um Funileiro, e se orgulha de ter vivenciado desde cedo o ambiente dos carros.
“A oficina foi e ainda é uma base muito importante. Crescer dentro dela, me deixou mais preparada para o mundo”, afirma. “Me sinto muito feliz e realizada por fazer parte da CAOA CHERY. E mesmo em meio a pressão por resultados, conseguimos ser leves. Não há limites para aprender, todos os dias é um aprendizado novo”, conta Tatiane.
Quem também percebe sua contribuição para o crescimento da marca, que passou da 24ª para a 9ª posição no ranking de vendas, é a Analista Comercial Danielle Fonseca, que há oito anos atua na unidade de Jacareí.
“Mesmo que a minha atividade não esteja ligada diretamente ao processo de produção do veículo, as ações que realizamos diariamente permitem o desenvolvimento da empresa como um todo”, afirma. Para ela, a paixão por carros está no DNA do brasileiro.
“Todo brasileiro gosta de carro, acompanha mercado, a gente no fundo tem uma paixão pelo automóvel”.
Aos 37 anos, fala animada sobre seu trabalho na montadora e o espaço conquistado ao longo da carreira.
“Sinto que tenho espaço, consideram minha opinião na tomada de decisão. Porque todos somos parte de uma engrenagem, cada um consegue contribuir diariamente para o crescimento da empresa”, conta Danielle.
Liderança como exemplo de crescimento – De acordo com Tatiane Bissoli, o sonho e a inspiração para alcançar lugares ainda mais altos na companhia vem das próprias colegas de trabalho.
“Uma pessoa que mostra que podemos chegar aonde quisermos, com dedicação e perseverança, é a Maria Célia Rumachella, que ocupa um cargo de liderança na CAOA CHERY. Ela tem personalidade forte, conhece muito bem os processos da empresa e é sempre solícita em tudo que precisamos”, afirma.
Há mais de uma década no setor automotivo e há quatro anos na CAOA CHERY, Maria Célia Rumachella adora dirigir e tem um amor genuíno por carros.
Quando está na fábrica, faz questão de andar nos modelos da marca. Já foi Gerente Fiscal e hoje atua na Gerência Co-Executiva de Finanças.
“Inspirar pessoas é uma das maiores realizações profissionais para mim”, garante.
Atuante no setor, participa de reuniões de assuntos fiscais na ABEIFA, e acredita que a diversidade é primordial para um time de sucesso.
“Contribuindo com o nosso melhor e buscando o desenvolvimento contínuo naturalmente as oportunidades acontecem e os trabalhos se desenvolvem, sempre pautados pelo respeito mútuo”, conta.
Mulheres na história do setor automotivo – Em 1886, Florence Lawrence foi a responsável pela criação da seta e da luz de freio nos carros.
Mary Anderson entrou com a patente do limpador de para-brisas em 1903. Em uma época em que não havia sequer a discussão de equidade de gênero, as mulheres foram pioneiras e revolucionaram a indústria automotiva global.
“É muito gratificante saber que estamos todos os dias escrevendo essa história”, exalta Tatiane. Exigente, ela mostra que o poder feminino vem justamente dos detalhes.
“Sou uma pessoa muito comprometida, dedicada, não aceito e me conformo com qualquer resposta, sempre tento ir além e do que me solicitam”, afirma a analista.
Já Maria Célia destaca que o cenário da indústria, cada vez mais ocupado por mulheres, está em constante transformação.
“Tenho a honra de fazer parte de um time de sucesso e percebo que as mulheres estão cada vez mais presentes nas lideranças do mercado automotivo”.