Os caminhões da Volkswagen já deram largada nas pistas da nova temporada da Copa Truck, alcançando o pódio com o VW Meteor, o novo extrapesado da marca.
Um dos motivos para o bom desempenho dos competidores nas corridas é a tecnologia aplicada nos veículos pela área de Engenharia da VWCO.
A equipe desenvolve, a partir de caminhões do portfólio da marca, novos modelos sob medida para a competição.
“Utilizamos a estrutura original dos caminhões de rua e a adaptamos desde o chassi até a cabine para obtenção da máxima eficiência nas pistas. Para isso, conversamos com os pilotos para obter as informações que irão nos ajudar a otimizar veículo. Também realizamos testes extras em pistas, laboratórios de motor e simulações virtuais para desenvolvermos um veículo de alta performance, segurança e durabilidade. Além disso, durante os treinos utilizamos um equipamento para medir dados operacionais dos veículos, a fim de atingirmos o melhor nos quesitos performance, fumaça e dinâmica veicular”, explica Rodrigo Chaves, vice-presidente de Engenharia e CTO da VWCO.
Mas não é só de corridas que vivem os veículos especiais da Copa Truck: apesar de serem utilizados em aplicações diferentes, eles também contribuem para o desenvolvimento e aprimoramento dos caminhões comerciais da VWCO.
As modificações feitas para a corrida podem ser aplicadas diretamente em novos veículos de rua, trazendo ganhos significativos no seu desempenho.
“A experiência nas pistas serve como um laboratório, colaborando para o desenvolvimento e validação de novos conceitos de sistemas. A partir das análises e testes que realizamos para modificações nos caminhões da competição, podemos identificar melhorias que podem ser aplicadas em novos caminhões do portfólio da VWCO. Alguns exemplos são a maximização da performance e durabilidade dos sistemas, redução e distribuição de peso. Esses atributos otimizam a eficiência operacional dos nossos produtos”, explica o vice-presidente.
Copa Truck 2022 – Neste ano, a primeira parte da nova temporada da Copa Truck teve início nos dias 12 e 13 de março, em Santa Cruz do Sul (RS).
A próxima corrida da competição acontecerá no dia 1º de maio, em Interlagos (SP). Em seguida, os caminhões chegarão às pistas de Goiânia (GO), no dia 5 de junho.
A segunda parte do campeonato começará em Londrina (PR), no dia 10 de julho. Depois, os brutos vão acelerar em Tarumã (RS), nos dias 17 e 18 de setembro. Por fim, a corrida decisiva acontecerá no dia 6 de novembro, em Brasília (DF).
A VWCO é representada pela equipe R9 Competições, composta pelos pilotos Paulo Salustiano, Debora Rodrigues, José Augusto Dias, Beto Monteiro e Danilo Alamini.
“Estamos muito confiantes nessa temporada. Os caminhões, como sempre, estão trabalhando a todo vapor, e temos muitas chances de chegar no pódio da competição graças ao talento dos pilotos e, claro, ao esforço empenhado pela Engenharia da VW Caminhões e Ônibus”, finaliza Rodrigo.