Após as vitórias em Santa Cruz do Sul e em São Paulo, Felipe Giaffone e a equipe Volkswagen consolidaram o título na etapa da Argentina, disputada neste último fim de semana
A MAN Latin America conquistou mais dois títulos da Fórmula Truck ao se sagrar, neste último fim de semana em Buenos Aires, campeã sul-americana de 2011, tanto no campeonato de marcas quanto no de pilotos.
Competindo com os caminhões Volkswagen Constellation, a equipe alcançou 140 pontos e assim conseguiu o tetracampeonato na categoria na qual estreou com este modelo em 2006. As outras conquistas foram em 2007, 2009 e 2010.
Entre os pilotos, foi o terceiro título de Felipe Giaffone na Truck com a equipe oficial da MAN Latin America, após alcançar 66 pontos, incluindo duas vitórias na temporada (na etapa de abertura, em Santa Cruz do Sul, e no mês de julho na principal prova do ano, em Interlagos, São Paulo).
Este também é o quarto título de um piloto com caminhão Volkswagen Constellation na Fórmula Truck, já que, além das três conquistas de Giaffone (2007, 2009 e 2011), Renato Martins foi o campeão em 2006, ano de estreia do modelo na categoria.
O presidente da MAN Latin America, Roberto Cortes, destacou esta importante conquista da equipe na Argentina.
“Estamos muito contentes em vencer estes dois títulos sul-americanos. Em 2006, estreamos na categoria com o caminhão Volkswagen Constellation e iniciamos o projeto de integrar o trabalho de desenvolvimento de nossa equipe na Fórmula Truck, a RM Competições, com nossa engenharia em Resende (RJ). Desde então, nossa performance em pista mostra o sucesso desta parceria: com esta conquista na Argentina, acumulamos oito títulos, sendo quatro de marcas e quatro de pilotos em seis temporadas. É um retrospecto fantástico em uma categoria tão competitiva como a Fórmula Truck”, diz Cortes.
Felipe Giaffone também comemorou o título inédito em sua carreira – a partir deste ano, a categoria criou dois campeonatos distintos, o Sul-Americano e o Brasileiro, que segue em disputa até dezembro.
“Este é um título inédito em minha carreira, porque foi meu primeiro título sul-americano desde os tempos do kart. Mais uma vez tenho que agradecer imensamente a todo o esforço da MAN Latin America, em especial à área de engenharia, que desenvolve um caminhão com as principais qualidades necessárias para que a gente seja campeão, com ótima performance, velocidade e resistência. Vencemos duas etapas do campeonato, em Santa Cruz do Sul e em Interlagos, e isso fez com que a gente viesse para Buenos Aires com uma enorme vantagem no campeonato e pudesse administrar a corrida”, diz Giaffone, que foi o décimo colocado na etapa da Argentina.
Para Renato Martins, piloto e chefe da equipe RM Competições, a conquista do Sul-Americano em 2011 na Argentina ficará para sempre marcada em sua memória.
“Em 1996, fui o primeiro campeão brasileiro da Fórmula Truck. É algo do qual me orgulho muito, por ter sido um pioneiro. Hoje, a categoria evolui rapidamente e temos forte envolvimento de grandes patrocinadores e montadoras, além de pilotos com currículo vitorioso em categorias nacionais e internacionais. Por isso, é muito gratificante conquistarmos mais este importante título de marcas para a Volkswagen e de pilotos com o Felipe (Giaffone). Também quero agradecer ao (Valmir) Benavides, a Débora (Rodrigues) e ao (Adalberto) Jardim, porque todos nós trabalhamos em conjunto para que os caminhões Volkswagen estejam sempre lutando por vitórias e títulos. Agora, vamos continuar o trabalho intenso para buscar o campeonato brasileiro deste ano”, afirma Renato.
A próxima etapa da Fórmula Truck será no dia 9 de outubro, em Guaporé (RS), prova válida pelo campeonato brasileiro, que terá outras duas etapas para definir seu campeão: dia 6 de novembro, em Curitiba (PR), e dia 4 de dezembro, em Brasília (DF).
Treinamentos Online Mecânica Online®
Plantão de notícias – Truck
Veja mais…
Veja todas as notícias publicadas nessa seção