Tendência crescente no mercado automotivo, o aluguel de caminhões surge como oportunidade para quem precisa, no primeiro momento, de um novo caminhão da linha P8/Euro 6, incluindo a gama movida a gás natural e/ou biometano, com as primeiras entregas a partir de fevereiro de 2023.
A Scania acompanha o caminho já anunciado pela Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO) e Volvo, através da criação de uma nova empresa, a Scania Locação, que entrará no ramo de aluguel de caminhões no Brasil.
A abertura das operações, que terá a administração da própria fabricante, será na Fenatran – 23º Salão Internacional do Transporte Rodoviário de Carga, que será realizada de 7 a 11 de novembro, no São Paulo Expo (SP).
“A Scania Locação chega para somar ao nosso portfólio de soluções aos clientes. Ele não chega para substituir as vendas dos novos. Pelo contrário, os clientes que tiverem interesse nessa modalidade vão poder expandir o perfil de operação de transporte”, explica Silvio Munhoz, diretor-geral das Operações Comerciais da Scania no Brasil.
“Começamos a perceber uma tendência de aceitação pelo aluguel de caminhões, mudando um pouco o perfil conservador do transporte brasileiro”, afirma Munhoz.
“Fomos então beber na fonte mais indicada. Na Europa, o aluguel – leasing operacional de caminhões é uma realidade há mais de 30 anos. Naquele continente, temos mais de 6 mil caminhões locados. A experiência está mais do que comprovada. Após um profundo projeto de viabilidade, decidimos ser este o momento correto de entrar nesse negócio no Brasil. Um dos diferenciais será que a própria Scania será a responsável pela administração do negócio.”
O serviço começará a ser oferecido na Fenatran para os clientes de todo o Brasil. “O Salão Internacional do Transporte será um ótimo palco para a estreia desse novo serviço. Temos certeza que vamos levar mais um benefício ao transportador e seguiremos nossa jornada na transição para um sistema de transporte mais sustentável”, explica Munhoz.
“Estará à disposição do cliente nossa solução completa, o caminhão com aplicação correta para o negócio. E, o principal, nada melhor do que alugar um Scania com a própria Scania. Há cinco anos, nós vendíamos de 200 a 400 caminhões por ano para as locadoras. Este ano, se não houvesse falta de componente, chegaríamos a mais ou menos 4 mil unidades às locadoras. O mercado começa a estar cada vez mais aberto para essa modalidade.””
A solução completa da Scania vai ofertar além do produto corretamente especificado e suas tecnologias, solução de serviços e apoio dos Serviços Financeiros Scania.
No pacote de Serviços poderão contar com conectividade, programas de manutenção, Scania FIT (que permite monitorar os caminhões e entender qual a melhor maneira de otimizar a performance daquela operação) e assistência técnica 24 horas.
Disponibilidade de veículos novos e adequados aos padrões Euro 6 – A Scania Locação iniciará com seu portfólio focado nos novos caminhões P8/Euro 6, incluindo a nova gama Super, disponíveis para atender as mais diversas aplicações.
“Os transportadores terão a possibilidade de assinar contratos a partir de apenas um caminhão e com prazos de 24 a 60 meses. Caso precisem, poderão receber o conjunto completo, ou seja, com o implemento que necessitarem. Estamos falando de uma solução realmente personalizada e completa”, pontua Munhoz.
Os clientes terão todo o apoio e acesso via rede de concessionárias Scania. “Vamos começar aos poucos com essa solução no Brasil, e enxergamos um cenário positivo pela frente. Contaremos com o suporte dos grupos econômicos que representam a Scania pelo país e que estarão conosco nesse novo negócio”, conclui Munhoz.