Qual o veículo sedã mais comercializado na América do Sul? Acertou quem disse o Fiat Cronos. Preferido entre os brasileiros, o Cronos é o veículo mais vendido na Argentina. A linha 2023 ficou ainda mais competitiva com nova opção de motor, câmbio automático CVT e mudanças no design.
Eu convido você a conhecer mais detalhes da nossa avaliação com o Fiat Cronos Drive 1.3 com a transmissão automática CVT.
O Cronos ganha câmbio automático CVT com sete velocidades simuladas associado ao motor 1.3 Firefly de até 107 cv de potência, se tornando o sedã compacto automático mais econômico do Brasil. Oferecido em cinco versões com motorização 1.0 e 1.3. Essa versão que avaliamos custa R$ 95.690,00
Por dentro o sedã mantém o perfil atual.
O porta-malas é destaque oferecendo 525 litros de capacidade.
Para quem conhecia o Cronos Automático, com a atualização, o motor 1.8 saiu de cena, que entregava 139 cavalos de potência e a motorização 1.3 aspirada entrega 107 cv com o câmbio automático CVT.
O comportamento, apesar das dimensões serem as mesmas, ficou bem ajustado. O veículo tem bom comportamento dinâmico, apesar do ruído acompanhar o aumento da rotação.
A grande vantagem da atualização da linha 2023 do Cronos é a sua eficiência energética.
Com etanol em nossos testes o modelo manteve a média de 10 km/l, enquanto com gasolina promete até 14,9 km/l.
O Cronos tem uma boa lista de equipamentos na média de seus concorrentes. A multimídia pode não ser tão grande, mas atende bem e possui conexão Apple CarPlay e Android Auto com e sem fio.
Temos câmera de ré, ar condicionado digital, piloto automático com limitador de velocidade e direção elétrica.
A segurança atende os requisitos básicos atuais como dois airbags, freios do tipo ABS, controles de tração e estabilidade e assistente de partida em rampas.
A Fiat aposta em manter o Cronos competitivo no concorrido segmento de sedãs. A marca aposta na boa relação entre custo, benefícios e principalmente eficiência energética, e agora com mais conforto, com a transmissão automática CVT.