Na América do Sul, a presença feminina na composição da força de trabalho da Stellantis é crescente e exerce papel fundamental para que os objetivos do grupo sejam atingidos.
A empresa já assumiu o compromisso de chegar a 30% dos cargos de liderança ocupados por mulheres até 2025 e, para celebrar o Dia Internacional da Mulher, destaca que, em 2022, mais de 40% das contratações nas plantas da região foram de mulheres. A proposta é aumentar este número para 50% neste ano, fazendo com que as admissões tenham igual número entre gêneros.
Para o presidente da Stellantis para a América Latina, Antonio Filosa, esse resultado reforça ainda mais o compromisso do grupo em adotar medidas que visam tornar a diversidade um valor real e prático para a companhia, além da promoção do empoderamento feminino no ambiente de trabalho, tanto no nível da produção quanto da gestão e liderança.
“Hoje temos 4.340 mulheres na Stellantis da América do Sul, 18,1% da nossa população total, representando 15,6% das nossas posições de produção e 25,6% das posições de staff e liderança em nossos times do Brasil, Argentina e Chile”, afirma.
As mulheres das unidades da América do Sul representam, ainda, 26% dos trabalhadores administrativos e 15% da força de trabalho ligada à produção. Na comparação com os dados globais, as unidades sul-americanas estão acima da média mundial da presença feminina nas áreas administrativas, de gestão e liderança, que é de 24%. Já na produção, a média global é 19%, ou seja, para cada cinco trabalhadores nas fábricas, há uma mulher empregada.
Segundo Filosa, as mulheres têm, atualmente, mais representatividade nas áreas corporativas, como Finanças, Marketing, Comunicação e Recursos Humanos, e a empresa vem acompanhando cada vez mais as iniciativas de áreas tradicionalmente mais masculinas para atrair, reter e desenvolver mulheres, como na manufatura, onde nos últimos anos tem crescido o número de mulheres na liderança de espaços não antes ocupados, como de líderes de turno, oficina e planta produtiva.
“Nossa prática estimula o convívio com mais diferenças, pois queremos tornar a pluralidade de ideias, origens, orientações, gêneros, cores e raças ainda mais parte intrínseca da cultura corporativa”, ressalta Filosa.
Força feminina – Representando essa pequena parte do setor que, historicamente, tem presença majoritária masculina, temos como um dos exemplos da força feminina na Stellantis a engenheira Erika Santos, responsável globalmente pela gestão de indicadores e melhoria de processos em estampagem e injeção. Ela tem interface com 40 fábricas em todo o mundo e sua função é contribuir para que as unidades de estampagem e injeção melhorem os processos, compartilhando melhores práticas e resultados.
“Estou muito orgulhosa da mulher e profissional que me tornei. Venho de uma família muito humilde, os meus pais só tinham estudado até a quarta série, e fui a primeira entre primos e irmãos a me formar em um curso superior. Não havia me imaginado em uma cadeira de gerência em uma empresa global, mas me esforcei, busquei as oportunidades, corri atrás, estudei e as coisas foram acontecendo. Tive a sorte de entrar em uma empresa que abriu as portas e me deu a oportunidade de desenvolver e mostrar todo o meu potencial”, relata Erika, Gerente Global de Indicador e Melhoria de Processos em Estamparia e Injeção Plástica.
Aos 40 anos, Erika é Engenheira de Produção formada pela UNA (MG), com pós-graduações em Logística e Supply Chain e em Gestão de Pessoas e Liderança. Está no grupo desde 2011, desenvolvendo uma carreira consistente. “Quando cheguei em Betim, era uma das pouquíssimas mulheres em posição de liderança na área da Manufatura, então, me adequar àquele local foi um dos meus primeiros desafios. E o fato de ser mulher não atrapalhou minha trajetória, mas, na realidade, me levou a desenvolver resiliência, ter criatividade, buscar um relacionamento interpessoal mais decidido, exercitar a inteligência emocional para conseguir lidar com essas diferenças: foi isto que me ajudou a me tornar a profissional que sou hoje.”
Incentivo à Diversidade & Inclusão – Alguns dos pilares fundamentais para impulsionar a Stellantis em seu projeto de consolidar-se como uma empresa de tecnologia de mobilidade sustentável são Diversidade & Inclusão. Para acompanhar as estratégias de D&I na empresa, a Stellantis lançou em 2022, o grupo Women of Stellantis Business Resource Group. A iniciativa traz também o acervo acumulado pelos grupos dedicados ao tema que atuavam nas empresas que deram origem à Stellantis.
Na América do Sul, o grupo é liderado por Vanessa Castanho, Vice-Presidente da Citroën para a América do Sul, que comanda a marca na região desde março de 2021, trazendo consigo mais de 25 anos de vasta experiência no setor automotivo. “A igualdade e inclusão são essenciais para que possamos enxergar soluções para os mais diferentes desafios, entregando resultados de excelência em todas as pontas da cadeia”, afirma.
Formada em administração de empresas pela FGV e com a responsabilidade de cuidar do desenvolvimento sustentável da marca na região, Vanessa, que entrou na Citroën em maio de 2020, é a primeira mulher a dirigir a Citroën no continente. Além de Brasil e Argentina, estão sob sua responsabilidade as operações dos seguintes países: Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, Guatemala, Paraguai, Peru, República Dominicana e Uruguai.
Globalmente, o Women of Stellantis representa e apoia cerca de 3 mil integrantes e aliados atuais em 26 países. O grupo trabalha para ampliar os esforços da empresa em melhorar a representação e o avanço das mulheres e garantir que as vozes, perspectivas e acuidade das mulheres da Stellantis estejam presentes nas estratégias de negócios e de produtos e no sucesso competitivo da empresa.
Para seguir contribuindo com a carreira das mulheres na companhia, a Stellantis América do Sul é signatária da ONU Mulheres desde 2021, reforçando o comprometimento da empresa com o empoderamento feminino em um grupo que promove ações para fortalecer a presença de mulheres em posições de liderança. Além disso, a empresa tem uma governança específica para Diversidade e Inclusão formada por grupos de afinidade relacionados a gênero, raça e etnia, PCD e LBGTQIA+.
Além dessas ações, a Stellantis também possui políticas internas de remuneração total que visam promover a equidade com um olhar que alia D&I e meritocracia. “Temos feito estudos de mercado sobre equidade de gênero entre cargos e salários em 2023 devemos construir uma visão global deste tema, para estabelecer diretrizes coordenadas de promoção da equidade de oportunidades e salários para todos e todas”, pontua Filosa.
Compromisso firmado com as Nações Unidas – A Stellantis adotou o Women’s Empowerment Principles (WEP) das Nações Unidas, significando um compromisso global com a igualdade de gênero. Com mais de 160 nacionalidades, a Stellantis se junta a aproximadamente 7 mil signatárias dedicadas a cumprir as sete diretrizes do acordo dedicadas ao empoderamento das mulheres.
No mundo, a Stellantis encerrou 2022 com aumento de 3% de mulheres em cargos de liderança, passando de 24% para 27%. Isso mantém o avanço da companhia para atingir 30% dos cargos de liderança ocupados por mulheres até 2025 e mais de 35% até 2030, conforme destacado no plano estratégico Dare Forward 2030.