A Mercedes-Benz Cars & Vans apresenta a versão 2023 de um de seus veículos mais icônicos: o Mercedes-AMG G 63. Desde sua criação na década de 1970, o modelo entrega uma condução off-road excepcional aliada a exclusividade sem comparações no mercado e, até hoje, segue se superando, atingindo a marca de 500 mil unidades produzidas no último mês.
O Mercedes-AMG G 63 mantém sua posição única entre os veículos off-road de alto desempenho com o poderoso motor V8 biturbo, tração nas quatro rodas, três bloqueios de diferencial, transmissão automática de 9 velocidades, suspensão dianteira independente com duplo braço triangular e amortecimento adaptável.
Mecânica Online – O motor biturbo V8 de 4,0 litros AMG gera 585 cv e oferece um torque máximo de 850 Nm. Isso está disponível em uma ampla faixa de rotações entre 2.500 e 3.500 rpm e entrega de zero a 100 km/h em 4,5 segundos. Este desempenho dinâmico é mantido até a velocidade máxima de 240 km/h.
O sistema de escape de fluxo duplo possui saídas laterais abaixo das portas traseiras. As ponteiras de escape duplas em cromado de alto brilho emitem o som típico do AMG V8 e podem ser ajustadas em dois estágios, por um botão no console central ou de acordo com o modo de direção selecionado, para tornar o som do escape mais esportivo ou discreto.
O sistema de transmissão AMG SPEEDSHIFT TCT 9G possui um software específico para o modelo visando atingir tempos de troca muito curtos. A função de redução de marcha múltipla permite picos de velocidade mais espontâneos, enquanto os modos de transmissão “Sport” e “Sport Plus” contribuem para uma experiência de condução ainda mais esportiva.
A especificação da tração nas quatro rodas AMG Performance 4MATIC apresenta distribuição de torque otimizada com uma divisão de tração entre dianteira/traseira de 40 a 60 por cento. Essa configuração garante maior agilidade na estrada e melhor tração durante a aceleração.
A engrenagem de redução off-road foi desenvolvida para uso em terrenos difíceis. Isso ajuda a garantir que o G 63 seja capaz de dominar trechos off-road ainda mais exigentes. A taxa de redução da caixa de transferência é de 2,93. Isso auxilia na movimentação em declives extremos e em aclives em particular, pois o torque nas rodas motrizes é significativamente aumentado.
A engrenagem de redução off-road pode ser engatada por meio do interruptor LOW RANGE em velocidades de até 40 km/h. A relação de engrenagem da caixa de transferência é então alterada de 1,00 em HIGH RANGE para 2,93. É possível alternar de LOW RANGE para HIGH RANGE em velocidades de até 70 km/h.
A embreagem multidisco inteligente se comporta como um diferencial de travamento controlado automaticamente e isso garante que o G 63 permaneça manobrável por mais tempo fora de estrada. A vantagem é que o condutor tem mais possibilidades de manobras antes de ter que engatar os bloqueios de diferencial manualmente.
Com o bloqueio do diferencial central acionado, a embreagem multidisco muda para um efeito de bloqueio 100% mecânico. Os bloqueios do eixo dianteiro e traseiro são feitos via uma embreagem e um com um efeito também 100% mecânico. Todos os bloqueios podem ser engatados individualmente em movimento, tanto em LOW RANGE como em HIGH RANGE, sendo primeiro o central, depois no eixo traseiro e finalmente no eixo dianteiro.
Os bloqueios de diferencial atuam rapidamente, pois eles são acionados eletromecanicamente e totalmente conectados em rede. Um LED e o display central do condutor indicam qual bloqueio está ativo no momento.
Suspensão AMG Ride Control com amortecimento ajustável adaptável – O G 63 tem um desempenho fora de estrada superior e é ainda mais dinâmico e confortável no on-road. A percepção de condução ágil deve-se substancialmente ao sistema de suspensão, que apresenta molas helicoidais em todas as direções. O eixo dianteiro tem uma suspensão independente em forma de braço duplo; um eixo rígido com suspensão de cinco links é usado na parte traseira.
A suspensão AMG RIDE CONTROL, sistema totalmente automático e controlado eletronicamente, ajusta o amortecimento em cada roda a cada situação. O amortecimento é ajustado individualmente para cada roda e depende do estilo de condução, da superfície da estrada e da configuração de suspensão selecionada. O ponto de operação ideal pode ser selecionado a qualquer momento com base em informações abrangentes relacionadas à aceleração ou velocidade do veículo, por exemplo.
Através de um interruptor no console central, o condutor pode escolher entre três conjuntos diferentes de características de amortecimento, nomeadamente “Comfort”, “Sport” e “Sport+” e, assim, influenciar individualmente a experiência de condução de muito confortável a mais esportivo.
A base para as enormes capacidades off-road do G 63 é fornecida por uma estrutura tipo “escada rígida à torção” de aço de alta resistência e um corpo montado de construção composta. Este tipo de estrutura é consideravelmente mais robusto e adequado para operações off-road do que um “chassi monobloco”. Com esta construção, a estrutura garante um centro de gravidade baixo e protege os conjuntos principais – o tanque de combustível e o sistema de exaustão – durante o contato com o solo, por exemplo, ao passar sobre obstáculos.
Design exterior esportivo e único – Características de design inconfundíveis dão ao AMG G 63 sua aparência única: a silhueta quadrada, o capô marcante, dobradiças externas das portas, faróis redondos, indicadores de direção montados no capô, maçanetas robustas, faixas de proteção lateral com inserções em preto brilhante com logo AMG em prata, a roda reserva na porta traseira com uma cobertura de aço inoxidável e estrela tridimensional da Mercedes-Benz.
Os arcos das rodas dianteiras e traseiras alargados, que criam espaço para as rodas maiores e mais largas, são outra característica marcante no design do G63. Estribos, elementos decorativos distintos nos para-choques dianteiro e traseiro, o logo “V8 BITURBO” nas laterais dianteiras, o emblema do modelo Mercedes-AMG G 63 na porta traseira, as pinças de freio vermelhas, os discos de freio perfurados e as rodas de 22 polegadas completam o design exterior.
Visual esportivo com detalhes específicos e longa lista de possibilidades – O modelo traz como equipamento de série o “Widescreen Cockpit” totalmente digital com instrumentos virtuais diretamente no campo de visão do motorista e um display central acima do console central. Os dois monitores de 12,3 polegadas se misturam visualmente em uma única unidade. O condutor pode escolher entre três padrões visuais diferentes – “Classic”, “Sport” e “Progressive”.
O conforto a bordo é aumentado com o pacote de Assentos Multicontorno Ativos. Além dos bancos que incluem recursos como várias funções de massagem, bancos climatizados e aquecimento rápido, esta variante oferece suportes lombares ajustáveis eletricamente para os assentos dianteiros. As seções laterais e encostos dos assentos dianteiros incluem câmaras de ar integradas que se enchem ou esvaziam continuamente dependendo da dinâmica de direção, proporcionando assim um melhor suporte para as posições de assento do condutor e do passageiro dianteiro e, por exemplo, oferecendo mais laterais suporte durante as curvas.
Esportivo, distinto e exclusivo – Com cerca de um milhão de possibilidades de combinações dentre todas as motorizações disponíveis a nível mundial, a personalização para um Classe G praticamente não conhece limites – teoricamente, os veículos poderiam ser produzidos por várias décadas sem que nenhum deles fosse idêntico.
Um extenso pacote de equipamentos de série está disponível, com destaque para:
Acabamento interno em fibra de carbono
Ar condicionado THERMOTRONIC de 3 zonas
Iluminação ambiente de 64 cores
Pacote de estacionamento com câmera 360º
Teto solar
Pacote GUARD 360º de Proteção
Pacote Performance AMG – aumenta o limite de velocidade para 240 km/h
Sistema KEYLESS-GO para abertura/fechamento de portas e acionamento do motor sem chaves
Sistema de entretenimento COMAND
Widescreen Cockpit
Conectividade para Apple Car Play e Android Auto
Burmester® Surround Sound System com 15 alto falantes e 590 watts
Sistema de Navegação
Sistemas de direção semiautônoma
Assistente Ativo de Distância DISTRONIC
Assistente Ativo de Frenagem
Assistente de Manutenção de faixa
Assistente Ativo de Ponto Cego
Adicionalmente, cada unidade pode ser personalizada com uma lista de mais de 40 opções de cores e mais de 25 opções de acabamentos de bancos, com destaque para a cores G Manufaktur Oliva Escuro e G Manufaktur Areia do Deserto.