A Hyundai Motor Company anunciou hoje que seu valor global de marca atingiu US$ 20,4 bilhões no ‘Best Global Brands 2023’ da Interbrand, registrando crescimento na avaliação por 13 anos consecutivos.
O desempenho representa o terceiro maior aumento na avaliação em um período de um ano entre as 100 marcas classificadas. A posição da empresa no ranking subiu da 35ª para a 32ª colocação – a primeira mudança na classificação da companhia desde 2016, que se deve em parte à aceleração da eletrificação e a sua visão de mobilidade futura.
Em 2014, o valor da marca da Hyundai Motor atingiu US$ 10 bilhões e, nos seis anos seguintes, sua avaliação subiu US$ 4 bilhões. No entanto, após a nomeação de Euisun Chung como Executive Chair do Grupo Hyundai Motor, sua avaliação aumentou US$ 6 bilhões em apenas três anos.
Desde que entrou na lista de “Best Global Brands” da Interbrand, em 2005, com uma avaliação de US$ 3,5 bilhões, os números se multiplicaram quase seis vezes.
O sucesso acelerado da Hyundai Motor nos últimos tempos pode ser atribuído, em parte, ao trabalho da equipe de alta liderança comandada pelo Executive Chair Chung.
Eles desempenharam um papel fundamental na orientação da direção estratégica da empresa como uma Provedora de Soluções de Mobilidade Inteligente em alinhamento com sua visão de “Progresso para a Humanidade”.
A força motriz por trás dessa transformação é a abordagem progressiva da empresa em relação à inovação, tecnologia e desenvolvimento de produtos.
“À medida que a indústria automotiva passa por uma transformação, a Hyundai Motor está explorando soluções de mobilidade futura para responder às necessidades dos consumidores em rápida mudança”, disse Sungwon Jee, vice-presidente sênior e diretor global de Marketing da Hyundai Motor Company. “Estamos comprometidos com um futuro melhor para toda a humanidade.”
A Interbrand atribuiu sua avaliação positiva sobre a Hyundai Motor à resposta ágil da empresa à transição da eletrificação, sua liderança na mudança de paradigma para a mobilidade futura e suas atividades sinceras em linha com a visão da marca de “Progresso para a Humanidade”.
“A Hyundai Motor Company está fazendo grandes avanços para levar adiante sua visão de ‘Progresso para a Humanidade’ por meio da marca IONIQ”, disse um representante da Interbrand. “A Hyundai continua a impressionar com sua comunicação autêntica em relação aos valores humanos fundamentais, como a sustentabilidade. Estamos ansiosos para acompanhar o crescimento da empresa na indústria automotiva em evolução.”
Estratégia de aceleração da eletrificação e visão de mobilidade futura – A Hyundai Motor está navegando na revolução da eletrificação da indústria automotiva com agilidade, fundamentada no compromisso de seu projeto de legado ao buscar seu “futuro a partir da própria origem”. A dedicação da marca à inovação é materializada por seus dois primeiros EVs retrofuturistas, IONIQ 5 e IONIQ 6 – os vencedores seguidos de um trio de World Car Awards em 2022 e 2023.
A Hyundai Motor pretende manter esse ímpeto, atendendo às expectativas do mercado com o lançamento de um SUV elétrico de grande porte icônico para a marca em 2024.
A empresa também está explorando o potencial dos veículos de alto desempenho a hidrogênio por meio do modelo N Vision 74, que herda o design e o espírito de seu clássico Pony Coupe.
Desde que declarou sua condição como “Provedor de Soluções de Mobilidade Inteligente” em 2020, a Hyundai Motor tem buscado várias inovações tecnológicas por meio de parcerias estratégicas. O compromisso da empresa com a mobilidade futura é exemplificado pelos planos de lançar um serviço de robotaxi com veículos IONIQ 5 nos EUA.
Levando adiante sua dedicação a soluções robóticas amigáveis ao ser humano, a Hyundai Motor está promovendo ativamente uma cadeia de valor por meio de colaborações com seu Laboratório de Robótica, a Boston Dynamics e seu mais recente Instituto de Inteligência Artificial, em Cambridge, Massachusetts.
A empresa também está aproveitando as competências das afiliadas do Grupo Hyundai Motor para estabelecer uma cadeia de valor abrangente para o hidrogênio.
A Hyundai Motor está transformando sua visão de marca em resultados tangíveis por meio de iniciativas que destacam, sempre com foco nas pessoas, a sustentabilidade, a igualdade e a inclusão, em ressonância com os consumidores.
Atividades como a campanha “Mares Saudáveis”, que utiliza resíduos oceânicos nos materiais interiores do IONIQ 5, e a participação em Copas do Mundo da FIFA ressaltam seu compromisso com esses valores. A participação nas campanhas locais como “Hope on Wheels” e “UNDP for Tomorrow” reforçam ainda mais a dedicação da marca em causar um impacto positivo.
A força da marca e as vendas da Hyundai Motor aumentaram significativamente na América do Norte e na Europa. A Índia também testemunhou um aumento notável no valor da marca da empresa, atribuído à sua reputação de estilo e inovação.
Esse crescimento contribuiu para o terceiro lugar em vendas globais, juntamente com ganhos substanciais em lucro e receita, incluindo um aumento de 21,2% na receita anual, um aumento de 47% no lucro operacional anual e um salto em lucro líquido ano sobre ano de mais de 40% em 2022.