A Toyota está desenvolvendo uma nova linha de motores a combustão que promete revolucionar o mercado, tornando-se mais eficientes e ambientalmente amigáveis.
Os novos motores incluem um 1.5 aspirado, um 1.5 turbo e um 2.0 turbo, com vantagens significativas como uma redução de 10% a 20% no tamanho e maior eficiência térmica. A menor dimensão contribui para a redução de peso e melhora na aerodinâmica, resultando em economia de combustível. A eficiência térmica será superior, transformando mais energia em movimento, graças ao aprendizado com motores a hidrogênio.
Os novos motores, com um curso de pistão mais curto, são ideais para sistemas híbridos, onde o motor elétrico compensa a perda de torque. Em parceria com Mazda e Subaru, a Toyota visa manter os motores a combustão viáveis em um mercado com regulamentações cada vez mais rigorosas.
A Mazda está desenvolvendo um motor rotativo “onívoro” capaz de usar diversos combustíveis, enquanto a Subaru prepara o lançamento do e-Boxer híbrido. Esses avanços mostram a dedicação das montadoras em criar tecnologias inovadoras e sustentáveis.
Subaru Inova com Novo Sistema Híbrido e-BOXER – Subaru apresenta o e-BOXER de próxima geração, um sistema híbrido que combina eficiência e identidade da marca, visando aprimorar a economia de combustível.
O e-BOXER utiliza um arranjo híbrido série-paralelo, onde o motor fornece diretamente a força motriz e promete melhor economia de combustível. Compacto, ele integra o diferencial, motores gêmeos, transmissão e unidade de controle de potência em um único sistema, mantendo um tanque de combustível maior. A produção iniciará neste outono em uma nova fábrica em Kitamoto, Saitama.
Subaru colabora com Mazda e Toyota em combustíveis neutros em carbono e apresenta o High Performance X Future Concept no Super Taikyu.
Explicação sobre Tipos de Motores:
- Motores em linha: Cilindros dispostos em uma única fileira reta.
- Motores tipo V: Cilindros dispostos em forma de V, alternando esquerda e direita.
- Motores horizontalmente opostos: Cilindros dispostos planos, voltados um para o outro, com menor vibração e centro de gravidade baixo.
- Motores rotativos: Compactos e leves, utilizam um rotor triangular para gerar potência, agora usados principalmente como geradores.
Essas inovações visam aumentar a eficiência, reduzir o consumo de combustível e promover a sustentabilidade na indústria automotiva.