A Hyundai Motor Co. anunciou uma estratégia ambiciosa para dobrar sua linha de carros híbridos, com planos de lançar 14 novos modelos, e revelou uma recompra de ações no valor de 4 trilhões de wons (US$ 3 bilhões) para aumentar o retorno aos investidores, enquanto enfrenta uma desaceleração global na demanda por veículos elétricos (EVs).
Durante o dia do investidor de 2024, a Hyundai, terceira maior montadora do mundo, apresentou sua nova estratégia, que inclui a expansão de sua linha de veículos híbridos, indo além dos modelos compactos e médios para incluir veículos grandes e de luxo. Apesar da desaceleração na demanda global por veículos puramente elétricos, a Hyundai manteve sua meta de vender 2 milhões de EVs por ano até 2030.
A estratégia da Hyundai também inclui um compromisso de recompra de ações de 4 trilhões de wons ao longo de três anos e o pagamento de um dividendo anual mínimo de 10.000 wons por ação, como parte de um plano para garantir um retorno total aos acionistas de 35% entre 2025 e 2027. Essas iniciativas impulsionaram as ações da Hyundai, que subiram até 5,5% no pregão de Seul.
A decisão de aumentar a produção de híbridos vem em resposta a uma desaceleração global na demanda por EVs, que também afetou montadoras como Ford, Porsche e Mercedes-Benz. Embora a Tesla Inc. continue sendo uma referência, a empresa não tem atingido seu ritmo de vendas esperado.
O CEO da Hyundai, Jaehoon Chang, destacou que, embora a empresa continue comprometida com o caminho dos EVs, “é essencial melhorar a infraestrutura de carregamento e abordar as preocupações com a autonomia através de tecnologias aprimoradas.” Para isso, a Hyundai planeja lançar um EV de alcance estendido, capaz de percorrer mais de 900 km com uma única carga, na América do Norte e na China, utilizando um pequeno motor a gasolina para recarregar a bateria em movimento.
Além disso, a Hyundai não espera uma recuperação significativa na demanda por EVs nos próximos anos. A empresa planeja lidar com essa desaceleração expandindo suas ofertas de híbridos e veículos elétricos de alcance estendido, e aumentando gradualmente a produção de EVs até 2030.
Enquanto isso, os híbridos têm sido um sucesso para a Hyundai, representando 12% das vendas totais no segundo trimestre de 2024. A montadora planeja iniciar a produção de híbridos em uma nova fábrica de EV na Geórgia, EUA, a partir do primeiro trimestre de 2026.
Para suportar suas ambições, a Hyundai também anunciou que investirá 121 trilhões de wons nos próximos dez anos para expandir a produção e avançar em áreas como veículos movidos a hidrogênio, baterias para EVs e software para mobilidade futura.