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ZF anuncia nova geração de extensores de alcance para veículos elétricos com produção a partir de 2026

Nova tecnologia de extensor de alcance da ZF entra em produção em 2026, oferecendo alternativa mais acessível e eficiente a baterias maiores e híbridos plug-in

A ZF anunciou a nova geração de extensores de alcance para veículos elétricos, com produção em série prevista para 2026, prometendo reduzir a ansiedade de autonomia e oferecer uma solução técnica mais acessível e eficiente para motoristas e montadoras.

A “ansiedade de autonomia” ainda é um dos principais fatores que inibem a adoção de veículos totalmente elétricos. Embora a autonomia média esteja próxima dos 500 km, muitos motoristas receiam ficar sem carga em locais onde a infraestrutura de recarga ainda é limitada. É nesse cenário que a ZF, fornecedora global de tecnologia automotiva, aposta nos extensores de alcance, dispositivos que utilizam motores a combustão acoplados a geradores para alimentar a bateria do veículo quando o nível de carga está baixo.

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O extensor de alcance atua como um gerador adicional que entra em funcionamento apenas quando necessário, aumentando a autonomia do carro elétrico sem exigir o uso constante do motor a combustão. A principal vantagem em relação aos veículos híbridos plug-in (PHEV) ou a combustão tradicionais é que o sistema opera sempre em sua faixa ideal de desempenho, garantindo menor consumo de combustível e menores emissões de CO₂.

A ZF já havia utilizado essa tecnologia em táxis londrinos e agora apresenta a nova geração, composta por dois modelos: o Electric Range Extender (eRE) e o Electric Range Extender Plus (eRE+). Ambos são altamente integrados, com arquitetura modular e flexível, podendo operar em sistemas elétricos de 400V ou 800V, adaptando-se às diferentes plataformas de veículos elétricos a bateria (BEVs).

O eRE integra motor elétrico, inversor, software de controle e engrenagem planetária, enquanto o eRE+ adiciona embreagem inteligente e diferencial, podendo também atuar como um acionamento secundário. Isso reduz a necessidade de componentes separados, o que facilita o desenvolvimento e o custo de produção para os fabricantes. A potência varia de 70 a 110 kW no eRE e de 70 a 150 kW no eRE+, proporcionando escalabilidade conforme a demanda do modelo de veículo.

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Segundo o Dr. Otmar Scharrer, vice-presidente sênior de P&D da ZF, a empresa está pronta para atender rapidamente às exigências do mercado, com ciclos de desenvolvimento mais curtos e soluções de plataforma que se ajustam a uma ampla gama de aplicações. Ele destaca que a nova geração de extensores permite manter os benefícios da eletromobilidade sem os altos custos das baterias maiores.

Além de vantagens técnicas, os extensores de alcance representam uma solução estratégica para montadoras, especialmente aquelas que estão ingressando agora no mercado elétrico. Em comparação aos híbridos plug-in, os extensores demandam menor investimento adicional, são menos complexos e exigem menos ajustes na cadeia de suprimentos e na arquitetura veicular.

Um exemplo relevante é a China, onde há uma ofensiva de novos modelos do tipo REEV (Veículos Elétricos com Extensor de Alcance), muitos deles com autonomia superior a 700 km. A unidade da ZF na China liderou o desenvolvimento dessa nova geração, justamente para atender à crescente demanda do mercado local.

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Nos Estados Unidos e Europa, o interesse por essa solução também cresce. Como o mercado de elétricos puros não evoluiu como previsto, os extensores surgem como opção de transição ideal, oferecendo flexibilidade semelhante à de veículos híbridos, mas com menores impactos ambientais e operacionais.

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Extensor de alcance – Motor a combustão que aciona um gerador para fornecer energia à bateria de um veículo elétrico, aumentando sua autonomia sem depender exclusivamente de estações de recarga.

Engrenagem planetária – Conjunto mecânico que transmite torque de forma eficiente entre diferentes componentes, permitindo a compactação e integração do sistema de transmissão.

Arquitetura 800V – Sistema elétrico de alta voltagem que permite maior eficiência energética, carregamento mais rápido e melhor desempenho em veículos elétricos.

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