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Honda reajusta estratégia de eletrificação, prioriza híbridos e investe em tecnologia inteligente

Conheça melhor sobre as iniciativas da Honda centradas na eletrificação de automóveis.

Diante de um cenário global em mutação no mercado de veículos elétricos, a Honda anuncia uma reavaliação de sua estratégia, focando no aprimoramento de veículos híbridos (HEVs) de próxima geração e na integração de tecnologias inteligentes avançadas, sem abrir mão de seu compromisso de longo prazo com a neutralidade de carbono.

Toshihiro Mibe, CEO Global da Honda Motor Co., Ltd., divulgou hoje as novas diretrizes da empresa em relação à eletrificação automotiva. Embora a Honda mantenha sua crença de que os veículos elétricos (EVs) são a solução ideal para a neutralidade de carbono em produtos de mobilidade de pequeno porte até 2050, a desaceleração na expansão do mercado de EVs, influenciada por fatores como mudanças regulatórias e políticas comerciais, levou a um realinhamento estratégico.

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A Honda agora buscará aumentar a competitividade de seus modelos EV e HEV com foco na aplicação de tecnologias inteligentes, além de fortalecer sua base de negócios por meio de uma reavaliação do portfólio de sistemas de propulsão.

Foco em Tecnologias Inteligentes e ADAS de Próxima Geração

A aplicação de tecnologias inteligentes é vista pela Honda como a área mais crítica para a competitividade futura do setor automotivo. A empresa está investindo no desenvolvimento de seu sistema original de assistência ao motorista de próxima geração (ADAS). Este sistema avançado visa auxiliar o motorista em todas as operações do veículo, da aceleração à direção, em qualquer tipo de via – rodovias ou áreas urbanas – até o destino programado no sistema de navegação.

Embora o desenvolvimento de ADAS para ambientes urbanos seja complexo, devido à diversidade de usuários e à frequência de curvas, a Honda está utilizando suas tecnologias de reconhecimento e planejamento de comportamento para criar um sistema que proporcione uma condução segura e confortável.

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A previsão é que esse novo ADAS seja aplicado a uma ampla gama de modelos-chave de EVs e HEVs que serão lançados na América do Norte e no Japão por volta de 2027. A Honda destaca que seu sistema híbrido completo possui vantagens tecnológicas, como a gestão de energia altamente eficiente, que superam os desafios técnicos da integração do ADAS, como restrições de energia e resfriamento.

Além disso, seguindo o conceito M/M (máximo para o homem e mínimo para a máquina), a Honda consegue instalar os dispositivos ADAS minimizando o impacto no espaço interno e no design do veículo, tornando possível equipar até mesmo veículos de pequeno porte com essa tecnologia. Essa estratégia permitirá à Honda alcançar alta competitividade e baixo custo, oferecendo um “prazer de mobilidade” de alto valor agregado a preços acessíveis para mais clientes.

Na China, a Honda colaborará com a startup Momenta Global Limited para desenvolver um ADAS otimizado para as condições locais, que será instalado em todos os futuros modelos da marca no país.

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Fortalecendo a Estratégia de HEVs e EVs

Diante da desaceleração do mercado de EVs, a Honda revisou seu plano de lançamento de produtos, e a proporção de vendas globais de EVs até 2030 deverá ficar abaixo da meta anterior de 30%.

Em contrapartida, a demanda atual por modelos HEV está em alta. Por isso, a Honda posicionará seus HEVs, especialmente os modelos HEV de próxima geração que serão introduzidos a partir de 2027, como o sistema de propulsão fundamental durante a transição para a popularização dos EVs.

A empresa planeja aprimorar ainda mais sua linha de HEVs, visando aumentar o volume total de vendas de automóveis para mais de 3,6 milhões de unidades até 2030, com a meta de 2,2 milhões de unidades de HEVs como ponto central.

A Honda aprimorará seu sistema híbrido original de dois motores, o e:HEV, em todos os aspectos. Tanto os sistemas e:HEV de pequeno quanto os de médio porte serão aprimorados para se tornarem os mais eficientes do mundo, com avanços na autonomia de operação do motor e na eficiência de condução da unidade híbrida.

Combinando este sistema com uma plataforma de próxima geração e uma unidade de tração elétrica AWD (sistema de tração integral permanente) recém-desenvolvida, a Honda busca melhorar a economia de combustível dos modelos e:HEV de próxima geração em mais de 10% e oferecer uma experiência de condução Honda ainda mais emocionante.

Para aumentar a competitividade de custo dos HEVs, a empresa busca uma redução de mais de 50% no custo do sistema híbrido de próxima geração em comparação com os modelos de 2018, e mais de 30% em relação aos de 2023, através de co-criação com fornecedores, melhoria na eficiência de produção e padronização de componentes.

No mercado norte-americano, a Honda desenvolverá um sistema híbrido para veículos de grande porte com o objetivo de aplicar em produtos a serem lançados na segunda metade da década de 2020, atendendo à demanda por veículos espaçosos e com alta capacidade de carga. Globalmente, a Honda lançará 13 modelos HEV de próxima geração ao longo de quatro anos a partir de 2027, visando capturar a crescente demanda por híbridos.

Apesar do reajuste nas projeções de vendas de EVs, a Honda mantém a posição de que os veículos elétricos são a solução para a neutralidade de carbono. As iniciativas em andamento para a transição para EVs continuarão, preparando a empresa para o futuro.

A Honda 0 Series, que será o pilar da futura divisão de EVs, terá seus modelos de primeira geração lançados no próximo ano, com foco em “otimização ultra pessoal” através de tecnologias como o ASIMO OS e AD/ADAS apresentados na CES 2025. A próxima geração dos modelos Honda 0 Series será equipada com a Arquitetura Centralizada de E&E e um sistema em chip (SoC) de alto desempenho desenvolvido em parceria com a Renesas Electronics, visando entregar funções AD/ADAS ainda mais sofisticadas.

Sistemas de Produção Flexíveis e Estratégia Financeira

A Honda está empenhada em adotar uma estratégia de cadeia de suprimentos resiliente, capaz de lidar com flutuações na demanda entre EVs e HEVs e fatores imprevisíveis. A empresa estabelecerá um sistema de produção flexível com linhas de modelos mistos capazes de produzir tanto EVs quanto HEVs.

Além disso, a Honda busca garantir um fornecimento estável de componentes eletrificados, especialmente baterias, otimizando a capacidade e alocação de fornecimento. Mantendo o compromisso de “produzir produtos perto do cliente” (produção local para consumo local), a Honda continuará a fortalecer suas cadeias de suprimentos.

Financeiramente, a Honda visa melhorar a lucratividade por meio da expansão contínua do negócio de motocicletas, redução de custos no negócio automotivo com a adoção dos sistemas HEV de próxima geração e o aumento das vendas de HEVs.

A meta é alcançar um ROIC (Return on Invested Capital) de 10% para toda a empresa até o ano fiscal de 2031. O plano de investimento em eletrificação foi revisado, com uma redução de 3 trilhões de ienes no valor total, passando para 7 trilhões de ienes até o ano fiscal de 2031, devido ao adiamento de projetos e à alteração do cronograma para a construção de fábricas dedicadas a EVs.

Em termos de alocação de capital, a Honda espera gerar mais de 12 trilhões de ienes em caixa e manter o retorno aos acionistas, buscando mais de 1,6 trilhão de ienes, além de introduzir o índice de dividendos sobre o patrimônio líquido (DOE).

No negócio de motocicletas, a Honda atingiu um recorde histórico de vendas de 20,57 milhões de unidades no ano fiscal encerrado em 31 de março de 2025, representando cerca de 40% do mercado global. A empresa prevê um crescimento contínuo da demanda por motocicletas, especialmente no hemisfério sul.

A Honda irá acelerar a eletrificação de suas motocicletas, com lançamentos de modelos elétricos e a construção de uma fábrica dedicada na Índia em 2028, visando capturar a primeira fatia de mercado também no setor de motocicletas elétricas.

As principais iniciativas da Honda são:

  1. Acelerar a competitividade de EVs e HEVs com tecnologias inteligentes:
    • Desenvolvimento de ADAS (Sistemas Avançados de Assistência ao Motorista) de próxima geração: Um sistema original Honda que auxiliará o motorista em todas as operações do veículo, em rodovias ou vias urbanas, até o destino. Será aplicado em modelos-chave de EVs e HEVs a partir de 2027 na América do Norte e Japão.
    • Colaboração na China: Parceria com a Momenta Global Limited para desenvolver ADAS otimizado para as condições chinesas, a ser instalado em todos os futuros modelos lançados no país.
    • Otimização de custos e acessibilidade: Usar a grande escala de negócios para oferecer ADAS de alto valor agregado a preços acessíveis, inclusive em veículos de pequeno porte, aproveitando as vantagens tecnológicas do sistema híbrido Honda e o conceito M/M (máximo para o homem e mínimo para a máquina).
  2. Fortalecer a estratégia de Veículos Híbridos (HEVs):
    • Posicionamento dos HEVs como pilar da transição: Modelos HEV de próxima geração (a partir de 2027) serão cruciais para o período de transição rumo à popularização dos EVs, com meta de 2,2 milhões de unidades vendidas até 2030.
    • Avanço do sistema e:HEV: Tornar o sistema híbrido original de dois motores da Honda o mais eficiente do mundo, com melhorias na autonomia de operação do motor e na eficiência da unidade híbrida, visando uma economia de combustível 10% maior em modelos de próxima geração.
    • Redução de custos: Reduzir o custo do sistema híbrido de próxima geração em mais de 50% em relação a 2018 e mais de 30% em relação a 2023, através de co-criação com fornecedores, otimização da produção e padronização de componentes.
    • Desenvolvimento de HEVs para veículos de grande porte: Atender à demanda do mercado norte-americano com sistemas híbridos de alto desempenho e capacidade de reboque.
    • Lançamento de 13 novos modelos HEV: Globalmente, a Honda lançará novos modelos HEV em um período de quatro anos a partir de 2027 para capturar a crescente demanda.
  3. Popularização e preparação para o futuro dos EVs:
    • Reavaliação de planos de EV: Devido à desaceleração do mercado, a meta de vendas globais de EVs em 2030 foi revisada para abaixo dos 30% inicialmente previstos, com reavaliação de planos de produtos e cronogramas de investimento (incluindo a cadeia de valor de EV no Canadá).
    • Compromisso com EVs a longo prazo: Manter a posição de que EVs são a solução ideal para a neutralidade de carbono, implementando continuamente iniciativas para a futura transição.
    • Lançamento da Honda 0 Series: Modelos de primeira geração serão lançados em 2026 (próximo ano fiscal), focando em “otimização ultra pessoal” com tecnologias como ASIMO OS e AD/ADAS apresentadas na CES 2025.
    • Tecnologias avançadas para EVs: Próxima geração da Honda 0 Series terá Arquitetura Centralizada de E&E e um SoC (Sistema em Chip) de alto desempenho (2.000 TOPS) desenvolvido com a Renesas Electronics, visando funções AD/ADAS mais sofisticadas.
  4. Otimização de sistemas de produção e aquisição:
    • Cadeia de suprimentos resiliente: Implementar uma estratégia para mitigar flutuações na demanda (EVs vs. HEVs) e fatores imprevisíveis.
    • Sistema de produção flexível: Linhas de produção de modelos mistos capazes de produzir EVs e HEVs, otimizando a produção de acordo com a demanda.
    • Fornecimento estável de componentes eletrificados: Garantir a oferta de baterias e outros componentes, otimizando a capacidade e alocação de fornecimento.
    • Produção local para consumo local: Fortalecer cadeias de suprimentos baseadas nesse compromisso e sistema de transferência rápida de modelos entre unidades produtivas.
  5. Crescimento no negócio de motocicletas:
    • Atender à crescente demanda global: Ofertar produtos atraentes e otimizar o sistema de fornecimento de motocicletas.
    • Acelerar a eletrificação: Início das vendas de modelos elétricos em mercados como Índia e Indonésia, com planos de produção em uma fábrica dedicada na Índia a partir de 2028 para modelos elétricos.
    • Fortalecer modelos ICE e flex-fuel: Melhorar a economia de combustível e expandir a linha de modelos compatíveis com motores flex.
    • Meta de liderança em motos elétricas: Capturar a primeira fatia de mercado no setor de motocicletas elétricas no futuro.
    • Meta de participação de mercado: Alcançar uma participação de mercado global de 50% e um ROS (Retorno sobre Vendas) de mais de 15% no ano fiscal de 2031, com uma base sólida de lucro.
  6. Estratégia financeira revisada:
    • Melhora da lucratividade: Expansão do negócio de motocicletas, redução de custos no negócio automotivo (com HEVs de próxima geração) e aumento nas vendas de HEVs para atingir um ROIC de 10% até o ano fiscal de 2031.
    • Revisão do investimento em eletrificação: Redução do plano de investimento de 10 para 7 trilhões de ienes até o ano fiscal de 2031, devido ao adiamento de projetos e cronogramas de fábricas de EV.
    • Alocação de capital: Geração de mais de 12 trilhões de ienes em caixa e manutenção do retorno aos acionistas (mais de 1,6 trilhão de ienes), com a introdução do índice de dividendos sobre o patrimônio líquido (DOE).

Em resumo, a Honda está flexibilizando sua abordagem à eletrificação, reconhecendo as realidades do mercado. Prioriza o aprimoramento dos híbridos como ponte para o futuro elétrico, investe pesadamente em tecnologias de assistência avançada, e busca otimizar seus processos de produção e aquisição, tudo isso enquanto mantém seu compromisso com a lucratividade e a sustentabilidade a longo prazo.

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ADAS (Advanced Driver-Assistance Systems) – Sistemas avançados de assistência ao motorista que utilizam diversas tecnologias (sensores, câmeras, radares) para auxiliar o condutor na direção, segurança e conforto, como controle de cruzeiro adaptativo, assistente de permanência em faixa e frenagem de emergência.

ROIC (Return on Invested Capital) – É uma métrica financeira que mede o percentual de retorno que uma empresa gera sobre o capital que investiu em suas operações. Um ROIC alto indica que a empresa está utilizando seu capital de forma eficiente para gerar lucros.

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