Com visual robusto e soluções técnicas inovadoras, o novo Jeep Compass inaugura um capítulo inédito de eficiência, desempenho e liberdade no competitivo mercado europeu.
A Jeep apresenta a nova geração do Compass, o SUV mais aerodinâmico já desenvolvido pela marca. Projetado especialmente para atender às exigências do público europeu, o modelo combina o estilo icônico da Jeep com soluções técnicas que privilegiam a eficiência energética, destacando-se como peça-chave na estratégia de eletrificação da Stellantis.
O novo Compass é o primeiro modelo da Jeep a utilizar a plataforma STLA Medium, projetada para aplicações multienergia e foco em desempenho aerodinâmico. A arquitetura possibilita uma estrutura moderna e leve, ideal para o uso de conjuntos híbridos e 100% elétricos, com baterias de alta capacidade e distribuição inteligente de massa e espaço.
No centro do projeto está a filosofia da eficiência funcional, como explica Federico De Medio, Gerente Global de Síntese de Veículos do Programa do Novo Jeep Compass. “Mais do que uma evolução, este Compass representa uma revolução. Cada escolha de design e engenharia foi feita para melhorar a autonomia, reduzir o consumo e manter o espírito Jeep de liberdade e capacidade”, afirma o executivo.
O desafio dos engenheiros foi manter a silhueta quadrada e robusta que define os utilitários da Jeep, ao mesmo tempo em que buscavam melhorias reais na aerodinâmica. O resultado é um SUV com coeficiente de arrasto (Cx) inferior a 0,29, o menor já obtido por um Jeep na Europa, representando uma melhora de 10% em relação ao modelo anterior.
Entre os destaques do projeto estão a parte inferior completamente plana, que reduz turbulências e melhora o fluxo de ar sob o veículo, favorecendo tanto o desempenho quanto a proteção em terrenos fora de estrada. Outro avanço importante são as persianas ativas da grade (AGS), que se fecham automaticamente em situações de menor demanda de arrefecimento, reduzindo a resistência ao ar em velocidades mais altas.
As rodas aerodinâmicas otimizadas também contribuem para o desempenho, unindo estética robusta com canais internos que canalizam o ar de forma eficiente. Na traseira, o Compass ganhou um pacote aerodinâmico completo, com spoiler de teto alongado, suporte adicional no vidro, cortinas de ar nas caixas de roda e bordas de fuga acentuadas — soluções mais comuns em carros esportivos do que em SUVs.
A eficiência alcançada foi aplicada em toda a gama multienergia, desde a versão totalmente elétrica com autonomia estimada de até 650 km, até as configurações híbridas e híbridas plug-in. Essa abordagem garante benefícios concretos para todos os perfis de usuários, com menor consumo, maior estabilidade em altas velocidades e conforto em viagens longas.
Segundo a Jeep, essas inovações transformam a aerodinâmica em um vetor de liberdade, com menos paradas para reabastecimento ou recarga, menor impacto ambiental e mais confiança para encarar longos trajetos. A proposta reforça a identidade da marca, que sempre esteve ligada à capacidade de ir além dos limites — agora com um olhar voltado à sustentabilidade e inovação.
O novo Jeep Compass simboliza a convergência entre tradição e modernidade, provando que o visual icônico e as capacidades off-road da Jeep podem conviver com uma engenharia refinada voltada à eficiência energética. Ao explorar ao máximo a expertise aerodinâmica do grupo Stellantis, o modelo redefine o papel dos SUVs na era da eletrificação.
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Coeficiente de arrasto (Cx) – Medida que representa a resistência do veículo ao avanço no ar. Quanto menor o Cx, mais eficiente o carro é em termos aerodinâmicos.
Persianas ativas da grade (AGS) – Componentes móveis que abrem ou fecham a grade frontal conforme a necessidade de resfriamento, reduzindo o arrasto e melhorando o consumo.
Cortinas de ar – Entradas de ar localizadas nas extremidades do para-choque que canalizam o fluxo para as laterais do veículo, reduzindo a turbulência nas caixas de roda e aumentando a estabilidade.