A Ram leva ao Salão do Automóvel 2025 uma das maiores ofensivas de produto de sua história no Brasil, com destaque para a nova Dakota — que chega em 2026 — e para modelos icônicos como a 3500 Mega Cab Dually e a 1500 RHO, reforçando os pilares de força, luxo, capacidade e tecnologia.
A Ram voltou ao Salão Internacional do Automóvel de São Paulo 2025, evento do qual o Mecânica Online® é Media Partner, trazendo uma das apresentações mais robustas entre as marcas presentes. O estande reúne produtos inéditos, versões exclusivas e soluções avançadas voltadas para quem busca desempenho, capacidade e alto nível de sofisticação.
O grande destaque é a nova Dakota, primeira picape média da marca desde sua separação em 2009. Após a estreia da versão Warlock, revelada no lançamento industrial na Argentina, o público brasileiro conheceu também a nova Dakota Laramie, que chega ao país em 2026 ampliando o leque da Ram no segmento hoje dominado por modelos como Toyota Hilux, Ford Ranger, Chevrolet S10 e Volkswagen Amarok.
A Dakota Laramie aposta em maior refinamento visual e funcional. Os cromados reforçam o apelo de luxo, enquanto o conjunto mecânico é composto pelo motor 2.2 Turbodiesel, com 200 cv e 450 Nm (45,9 kgfm), acoplado ao câmbio automático de oito marchas. A tração 4×4 automática, com modos 4×2, 4×4 e 4×4 reduzida, é comandada por seletor rotativo no console — solução comum às picapes maiores da marca.
Assim como a Warlock, a Laramie traz faróis full LED, incluindo os de neblina com função cornering, lanternas full LED, central multimídia de 12,3” com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, navegação embarcada, páginas off-road, assistente virtual e carregador por indução com resfriamento. O sistema de câmeras 360°, com modo que “torna a carroceria transparente”, facilita manobras em trilhas ao exibir o solo à frente do veículo.
Exclusiva da Laramie, a barra de LED frontal faz animação luminosa de boas-vindas e despedida. O interior utiliza couro marrom em bancos, portas e painel, com materiais de toque macio. As rodas diamantadas de 18 polegadas, com pneus 265/60 R18, reforçam o estilo mais sofisticado.
No estande, a Dakota Warlock aparece em posição vertical, criando um cenário fotográfico diferenciado. Já a Laramie exibe a nova cor Terra Sunrise, tom metálico terracota que marca o lançamento.
A Ram também apresentou dois modelos que ampliam o impacto visual e técnico no Salão. A 3500 Limited Longhorn Mega Cab Dually surge como a picape mais imponente da categoria, equipada com cabine ampliada e rodado duplo traseiro, capaz de transportar 2,4 toneladas e rebocar quase 15 toneladas — números superiores aos de rivais como Ford F-350 e Chevrolet Silverado HD no mercado norte-americano.
A configuração Mega Cab oferece espaço extra atrás do banco traseiro, podendo ser usado como porta-malas adicional. Os encostos podem reclinar até 15°, aumentando o conforto, ou rebater totalmente, formando um piso plano.
O motor é o conhecido 6.7 Cummins® Turbodiesel High-Output, com 436 cv e 1.458 Nm (148,7 kgfm), combinado ao câmbio automático TorqueFlite HD de oito marchas. A cabine reforça o padrão premium da marca com acabamento em couro e madeira legítima certificada. Os recursos incluem central multimídia de 14,5”, tela do passageiro de 10,3”, quadro digital de 12,3” e carregadores por indução duplos.
Outra atração foi a 1500 RHO, picape esportiva equipada com o motor 3.0 Hurricane 6 High-Output, seis cilindros em linha, que entrega 547 cv e 732 Nm (74,6 kgfm). Com câmbio automático de oito marchas, acelera de 0 a 100 km/h em 4,6 segundos, posicionando-se no topo entre picapes de alta performance.
A RHO é desenvolvida para o off-road extremo, trazendo suspensão Bilstein Black Hawk e2 de curso longo, pneus 35” (325/65 R18) e carroceria mais larga, com entradas de ar adicionais no capô e grade frontal com logo RAM vazado para otimizar refrigeração. O conjunto visual inclui faróis full LED com assinatura exclusiva e luzes LED âmbar no capô.
Com interior esportivo com materiais premium, a RHO se consolida como concorrente natural de modelos como Ford F-150 Raptor e Chevrolet Silverado ZR2, reforçando o posicionamento da Ram como referência entre picapes de alto desempenho.
As novidades da marca formam uma das apresentações mais completas da edição 2025 do Salão, reunindo tecnologia avançada, alta capacidade e refinamento. A nova linha confirma a estratégia da Ram de ampliar sua presença em segmentos onde a marca já é forte — como picapes grandes — e entrar de forma mais competitiva no segmento das médias, agora com a nova Dakota.
Mecânica Online® – Mecânica do jeito que você entende.
Turbodiesel
Motores turbodiesel utilizam um turbocompressor para aumentar a quantidade de ar admitida, permitindo maior torque em baixas rotações. Isso favorece picapes e veículos de carga que necessitam de força constante.
Tração 4×4 com reduzida
A tração 4×4 com modo reduzido altera a relação de transmissão, multiplicando o torque disponível nas rodas. É essencial para situações de baixa aderência, como trilhas, subidas íngremes ou terrenos acidentados.
Suspensão de curso longo
Suspensões de curso longo permitem maior movimento vertical das rodas, absorvendo obstáculos sem transferir impactos severos para a cabine. Esse sistema melhora desempenho off-road e estabilidade em alta velocidade sobre terrenos irregulares.
