A Ford vem difundindo em várias partes do mundo sua tecnologia de veículos na área da eletrificação, oferecendo modelos totalmente elétricos, híbridos e híbridos plug-in. Com o objetivo de mostrar as diferenças dessas propostas de veículos, a empresa preparou um guia com informações sobre a autonomia e sistema de recarga da bateria e as vantagens e condições de uso que cada versão oferece.
A Ford anunciou recentemente um investimento de US$ 4,5 bilhões para o lançamento de 13 novos veículos elétricos até 2020. O primeiro da lista, com lançamento marcado para este ano nos Estados Unidos e na Europa, é o novo Focus Electric.
O maior atrativo do modelo é um sistema de recarga ultrarrápido em 480 V, corrente contínua, que repõe 80% da energia da bateria em apenas 30 minutos, com uma autonomia estimada de 160 km.
No Brasil a linha é representada pelo Fusion Hybrid, carro híbrido mais vendido e líder nacional do ranking de eficiência energética do Inmetro. Na cidade de São Paulo, ele conta também com o incentivo do desconto no IPVA e isenção do rodízio municipal, válido para veículos híbridos e elétricos.
Tecnologia
· O híbrido, como o Ford Fusion Hybrid, é um veículo que combina um motor a gasolina e um motor elétrico alimentado a bateria. Ao rodar, o carro muda automaticamente entre os dois, para oferecer a melhor eficiência e desempenho.
· Já um híbrido plug-in, como o Ford C-Max Energi, é um veículo similar ao híbrido, mas com a opção de ser recarregado na tomada. Em baixa velocidade, ambos podem rodar no modo elétrico, o que significa menos paradas no posto de combustível.
· Um carro totalmente elétrico, como o Ford Focus Electric, é alimentado exclusivamente por uma bateria recarregável. Ou seja, não precisa de uma gota de gasolina e produz zero emissões de CO2.
Opções de recarga
· Para recarga da bateria, tanto os híbridos como os híbridos plug-in e veículos elétricos da Ford contam com o recurso da frenagem regenerativa. É uma tecnologia que capta a energia das rodas quando são usados os freios.
· Os híbridos também recarregam a bateria transformando a energia mecânica do motor a gasolina em eletricidade.
· O híbrido plug-in tem um motor a gasolina e uma bateria recarregável. A bateria é carregada de três formas: pela frenagem regenerativa, transformando a energia mecânica do motor em eletricidade e pela conexão com a rede elétrica.
· O veículo totalmente elétrico é recarregado pela tomada na rede elétrica.
· Para carregar a bateria do veículo elétrico ou híbrido plug-in, há duas opções, com uma tomada de 120 V padrão ou uma estação de carga doméstica de 240 V, para carga mais rápida. O Fusion 2017 vai adicionar uma terceira opção: a carga ultrarrápida em corrente contínua 480 V.
· O híbrido plug-in Ford C-MAX Energi pode recarregar totalmente a bateria em apenas 2,5 horas usando a estação de 240 V.
Tipo de uso
· Como usa combustível, o híbrido é indicado para viagens mais longas. A energia extra da bateria também ajuda a economizar combustível.
· O híbrido plug-in combina o melhor das duas tecnologias: pode rodar só no modo elétrico em trajetos curtos e para distâncias mais longas funciona como um híbrido comum.
· O veículo elétrico é ótimo para roteiros diários mais curtos. O Ford Focus Electric 2016 é recarregado em apenas 3,6 horas numa estação de 240 V com autonomia estimada de 122 km por carga completa.