sexta-feira, 22 novembro , 2024
28 C
Recife

Como a Volkswagen está desenvolvendo virtualmente o carro do futuro

O laboratório de Engenharia Virtual da Volkswagen em Wolfsburg, na Alemanha, conta com vinte e quatro telas que pulsam, algumas mostrando imagens e outras exibindo centenas de linhas de programação em código.

No centro da sala, há um modelo em escala 1:4 de um Golf. Frank Ostermann examina o modelo, troca as rodas, substitui as lanternas traseiras e modifica os espelhos externos.

- Publicidade -

Para mudar o design, Ostermann utiliza comandos por voz e por gestos. Tudo é feito numa questão de segundos. A realidade aumentada possibilita essa facilidade.

O software necessário para isso foi desenvolvido no Laboratório de Engenharia Virtual e os resultados obtidos por sua equipe podem revolucionar o trabalho dos engenheiros e designers.

Ostermann está usando óculos de realidade mista “HoloLens”.

- Publicidade -

O computador móvel desenvolvido pela Microsoft projeta conteúdo virtual sobre um objeto físico através de controle por gestos e comandos por voz.

Ele precisa apenas apontar o dedo e a HoloLens projeta uma pintura de cor diferente sobre o Golf, instala outras rodas e modifica os para-choques.

Inicialmente, o Golf é um modelo R-Line, mas logo torna-se uma versão inteiramente nova. Esse modelo poderia, eventualmente, chegar às concessionárias em um prazo de seis meses.

- Publicidade -

Ostermann (52 anos) é formado em engenharia de computadores.

Na sede da Volkswagen, em Wolfsburg, ele chefia o Laboratório de Engenharia Virtual, um dos seis laboratórios operados atualmente pela área de TI do Grupo Volkswagen em Wolfsburg, Berlim, Munique e San Francisco (EUA).

O laboratório mais recente está começando a funcionar em Barcelona, na Espanha. Nesses laboratórios, especialistas da Volkswagen trabalham no futuro digital juntamente com instituições de pesquisa e parceiros tecnológicos.

Novas soluções nos campos de “big data”, Indústria 4.0, Internet das coisas, conectividade, serviços de mobilidade e realidade virtual estão sendo criadas através de uma intensa colaboração.

“Nós já estamos usando a realidade aumentada e a realidade virtual na Volkswagen faz tempo, principalmente para obter uma visão tridimensional”, explica Ostermann.

“Agora estamos dando um grande passo à frente no Laboratório de Engenharia Virtual. Estamos transformando essa tecnologia em uma ferramenta para o Desenvolvimento Técnico. Isto permitirá que os engenheiros da Volkswagen trabalhem em um veículo virtual, que modifiquem seu equipamento à vontade e até mesmo projetem novos componentes virtualmente. Eles poderão ver imediatamente o resultado de seu trabalho.”

“Estamos cooperando intensamente com nossos colegas do Desenvolvimento Técnico e já estamos próximos de obter novos veículos conceituais e estudos de design”, relata o engenheiro.

“Contribuímos com nosso conhecimento e experiência para o desenvolvimento do produto e oferecemos soluções sob medida para todas as marcas do Grupo nos campos da engenharia virtual e engenharia de sistemas.”
Qual a motivação dessa iniciativa? A realidade aumentada e a realidade virtual ajudam a poupar tempo e custos de desenvolvimento.

Cada etapa desse processo pode ser mais rápida e mais eficiente, por exemplo, com o uso do software HoloLens do Laboratório de Engenharia Virtual.

A HoloLens não apenas projeta cada mudança de design ou equipamento diretamente sobre o modelo físico.

Ela também permite que várias equipes de projeto trabalhem ao mesmo tempo a partir de diferentes lugares, como por exemplo Wolfsburg, Chattanooga e Xangai.

Todos os envolvidos têm acesso ao design atual do modelo em vista e o retrabalho demorado em um modelo em argila, por exemplo, poderá tornar-se coisa do passado.

“As equipes podem acompanhar e comparar diretamente as menores mudanças feitas no modelo e tomar decisões rapidamente. Isto significa que podem atingir seus objetivos com maior velocidade”, explica Ostermann.

Atualmente, o software HoloLens continua em fase de experimentação. No futuro, ele poderá permitir, por exemplo, que os usuários acessem todo o portfólio de modelos da marca Volkswagen e apresentem diferentes versões de carroceria de um modelo em todas as variações concebíveis.

Assim, os desenvolvedores poderão transformar um sedã em um utilitário-esportivo, uma station-wagon, um conversível ou um cupê.

“Não faz muitos anos, isto tudo era ficção científica. Agora está claro que é assim que vamos desenvolver nossos próximos modelos”, diz Ostermann.

Salão do Automóvel de São Paulo – A Volkswagen mostrou na prática a tecnologia da realidade mista (real e virtual) no Salão do Automóvel de São Paulo, em novembro do ano passado.

No up! HoloView o público pode entender melhor  como a junção de inteligência artificial, realidade mista, reconhecimento de voz e de gestos poderão transformar o processo de venda de carros em um futuro muito próximo.

Com a experiência “up! HoloView”, a Volkswagen apresentou, por meio de interfaces digitais, as avançadas tecnologias dos modelos da marca.

Utilizando óculos de Realidade Aumentada e posicionado em frente a um modelo up! TSI, em tamanho reduzido, o participante pode ter uma experiência futurista: conforme aparecem as imagens, um assistente virtual apresentou os principais destaques do up! através de hologramas posicionados ao redor do carro.

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT

Mais recentes

Manutenção de férias Chevrolet
Novo Peugeot 2008

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn