A Toyota do Brasil premiou ontem, 23 de novembro, seus melhores consultores de serviços e técnicos automotivos durante a 23ª edição do Skill Contest, tradicional Concurso Nacional de Habilidades Técnicas, promovido anualmente pela fabricante no País.
O evento ocorreu no Campus do Centro Universitário FEI (Fundação Educacional Inaciana), em São Bernardo do Campo (SP).
O Skill Contest possui quatro etapas de avaliação.
Este ano, a primeira fase do processo seletivo, iniciada em maio, teve mais de 1.600 inscritos entre técnicos automotivos (responsáveis por realizar os reparos nos carros dos clientes) e consultores de serviço (responsáveis pelo primeiro contato com o cliente na concessionária).
Este total representa quase 70% de toda a rede de concessionárias da Toyota em território nacional.
1ª fase – Por meio de uma prova online, todos puderam testar seus conhecimentos em busca de classificação para a segunda fase.
Essa primeira avaliação contemplou questões sobre atendimentos e processos de Pós-Venda, conhecimento de produtos Toyota, análise de diagnóstico, identificação de necessidade de reparos, entre outros pontos.
2ª fase – Na etapa seguinte, apenas os 60 melhores técnicos e os 30 melhores consultores com nível de certificação Toyota foram selecionados para uma prova teórica presencial, realizada em julho na planta da Toyota, em São Bernardo do Campo (SP).
3ª fase – Somente 15 técnicos e 10 consultores avançaram para a terceira fase, uma avaliação prática presencial, realizada na mesma planta da Toyota em São Bernardo do Campo, entre o final de agosto e início de setembro.
A prova prática para técnicos envolveu veículos, testes de bancada e raciocínio de diagnóstico, enquanto os consultores foram avaliados por meio de simulações de atendimento ao cliente, considerando todos os passos de serviços Toyota.
Final – Destes, somente cinco técnicos e cinco consultores seguiram para a 4ª e última fase, realizada no Campus do Centro Universitário FEI, na última quinta-feira.
A avaliação final contou com um júri composto por instrutores técnicos da Toyota, que acompanharam e avaliaram o desempenho dos finalistas em simulações de desafios reais enfrentados diariamente no atendimento ao cliente.
Para se chegar à escolha dos melhores, os jurados consideraram a resolução dos casos, bem como as ferramentas, técnicas utilizadas e o tempo para o encaminhamento da solução e finalização do atendimento.
Vencedores
Os três melhores consultores de serviços foram:
1- Consultora Marley Lima Azambuja Ferreira– Orion veículos – Várzea Grande (MT)
2- Consultor Maycon Serafim – Santa Emília – Ribeirão Preto (SP)
3- Consultor Luan Henrique Ortiz – Stefani Motors – Araraquara (SP)
Os consultores de serviços foram avaliados nos quesitos confirmação do sintoma de problema apresentado, inspeção do veículo, preenchimento correto da ordem de serviço, explicação dos procedimentos e reparos realizados, além da aplicação da filosofia de serviço e Pós-Venda Toyota.
Os melhores técnicos automotivos foram:
1- Técnico Robert Wagner Kojima – Rodobens Raja – Belo Horizonte (MG)
2- Técnico Diego Lameu Bastos – Viviani Motors – Araçatuba (SP)
3- Técnico Cassiano Alex Berbel – Mirai Motors – Marília (SP)
Os técnicos foram avaliados nos quesitos segurança, utilização dos processos técnicos, utilização das ferramentas adequadas, metodologia de processos e diagnósticos, emprego do manual de reparação e diagramas elétricos, aplicação da filosofia de serviço e Pós-Venda Toyota.
Os melhores de cada categoria ganharam uma viagem de uma semana ao Japão.
Na ocasião, participarão de um evento organizado pela Toyota Motor Corporation, juntamente com os melhores consultores e técnicos de todas as afiliadas da empresa no mundo.
Todos os cinco finalistas de cada categoria receberam como prêmio uma caixa de som Bluetooth® da JBL.
Sobre o Skill Contest no mundo – No mundo, a Toyota também realiza este tipo de concurso em pelo menos 90 países há cerca de 26 anos, considerando diferentes áreas de atuação e sempre com o intuito de disseminar e elevar os atributos que fazem da Toyota referência em Qualidade, Durabilidade e Confiabilidade.