A Volvo Cars acaba de lançar no mercado internacional o XC40, veículo que marca sua estreia em um novo segmento de SUVs.
Com ele, a fabricante sueca vai oferecer ao consumidor, pela primeira vez em sua história, três utilitários esportivos globais voltados ao setor de mercado que cresce mais rapidamente no mundo.
O XC40 é também o primeiro modelo a utilizar a nova plataforma modular da Volvo Cars, a CMA (Compact Modular Arquitecture).
Ela será a base dos futuros veículos da série 40, incluindo carros totalmente eletrificados.
Co-desenvolvida com a Geely, controladora da marca sueca, a CMA proporciona à fabricante a economia de escala necessária para esse segmento.
A versatilidade dessa plataforma modular permite reunir em um só automóvel design refinado, interior sofisticado e recursos ainda mais avançados de segurança e dirigibilidade que colocam o XC40 em uma condição de superioridade no segmento.
Prova disso diz respeito às medidas do novo utilitário esportivo, que se destacam de seus concorrentes diretos.
Com dimensões de um legítimo SUV, o XC40 apresenta um grande entre-eixos de 2,70 m; 1,86 m de largura; 1,65 m de altura; e 4,42 m de comprimento, garantindo conforto e amplo espaço interno a todos os ocupantes.
XC40 e a identidade visual da marca – O XC40 segue a expressão pura do design escandinavo, combinando robustez com visual elegante e refinado.
O exterior combina um capô longo e largos para-lamas, que confirmam a presença imponente do modelo.
A forte personalidade da dianteira, a exemplo do XC60 e do XC90, é expressada pelo mais avançado sistema de iluminação do segmento. O Volvo FULL LED System incorpora quatro funções aos faróis do veículo:
- Automatic Bending Lights (ABL): faróis auto-direcionais que acompanham o giro do volante para melhorar a iluminação nas curvas. A inclinação do facho do farol pode chegar a até 30º;
- Active High Beam (AHB): os faróis possuem um sistema automático que adapta a luz alta para evitar o ofuscamento dos carros que vêm em sentido contrário ou que estejam à frente no mesmo sentido;
- Nivelamento automático: o facho do farol mantém automaticamente a posição adequada, de acordo com o número de ocupantes e o carregamento do veículo;
- Daytime Running Lights (DRL) e acendimento automático: desenhadas no formato “T” – Martelo de Thor – a luz de posição diurna contribui para a visualização do veículo, mesmo em dias muito claros. Um sensor de iluminação e detecção de túnel ativa automaticamente o farol baixo em caso de situações de baixa iluminação.
O sistema LED também está presente conjunto de iluminação dos faróis de neblina.
Na traseira, a lanterna característica se identifica com os outros SUVs da Volvo. Com feixes de LED, o conjunto ótico elevado apresenta um desenho marcante que invade a lateral da carroceria.
O caráter jovial do modelo é expressado também pela cor do teto, diferente do carro na versão R-Design, e pelas barras de teto de alumínio
Ocupação do espaço interior rompe com os padrões – O XC40 oferece uma abordagem radicalmente nova para utilização dos porta-objetos.
O engenhoso design de interiores oferece espaço de armazenamento mais funcional nas portas e sob os assentos, espaço especial para smartphones (com carregamento por indução), um gancho para sacolas pequenas no porta-luvas e uma lixeira removível no túnel do console central.
Para obter mais espaço de armazenamento nas portas do XC40, os designers retiraram os autofalantes do local e desenvolveram um subwoofer ventilado a ar de alta qualidade montado no painel, criando espaço suficiente no compartimento para acomodar um laptop e um tablet, ou algumas garrafas de água.
O XC40 também oferece espaços para guardar cartões, que podem ser inseridos no painel, para que fiquem disponíveis e fáceis de pegar.
No console central, sob o apoio de braço, há uma grande área de armazenamento com espaço para uma caixa revestida de tecido. Há ainda uma lixeira especial, que pode ser removida para o passageiro descartar facilmente o lixo.
No porta-malas, um assoalho inteligente pode ser dobrado para levar sacolas ou outras bagagens por meio de ganchos ou para usar o espaço completo sem removê-lo do carro.
O mecanismo de rebatimento do banco traseiro fornece um assoalho plano para bagagens com o toque de um botão. Um espaço privado para armazenamento com trava também é fornecido sob o assoalho do porta-malas.
Um veículo conectado aos novos tempos – Além de desfrutar de um interior requintado, os passageiros do XC40 contam com o sistema de entretenimento e conectividade mais completo da categoria.
O Sensus Connect é acessível pela tela antirreflexo sensível ao toque de 9 polegadas de LCD no painel central, que reúne praticamente todos os comandos do veículo em um único lugar.
O display recebeu atualização gráfica aprimorada, tornando o uso para o motorista ainda mais natural e intuitivo. Navegação, conectividade e entretenimento estão a pouquíssimos toques.
As funções também podem ser acessadas por comando de voz. Como no XC60 e XC90, a integração do smartphone está disponível com os aplicativos Apple CarPlay e Android Auto.
O XC40 apresenta ainda painel de instrumentos digital personalizável de 12,3″.
Outro destaque do Sensus reflete-se na qualidade do sistema de som. No primeiro deles, o High Performance System tem 8 alto-falantes de 250 W de potência.
Já o Harman Kardon Premium Sound vai além e, na versão R-Design, conta com 13 alto-falantes e um subwooferde 600 W de potência.
Além disso, o sistema Sensus integra o Volvo On Call, um serviço de segurança, proteção e conveniência que oferece assistência 24h, auxílio de emergência e localização, em caso de roubo ou furto.
Equipado em todos os modelos Volvo desde 2012 no Brasil, o Volvo On Call garante 100% dos carros recuperados, igual número para os veículos atendidos em acidente.
Extremamente útil, permite ao condutor, por meio de seu aplicativo no smartphone, controlar o nível de combustível, trancar e abrir as portas, climatizar a cabine à distância, dar partida remota e enviar destinos para o sistema de navegação, por exemplo.
Dirigibilidade refinada – Além de proporcionar ao passageiro elevado nível de conforto, a experiência de quem vai atrás do volante é estimulante a bordo do SUV médio de luxo.
Para isso, o utilitário esportivo da Volvo chega equipado com tração integral AWD (All Wheel Drive), que calcula constantemente a distribuição de tração entre os eixos para obter a melhor performance e estabilidade.
Até 50% da potência pode ser destinada ao eixo traseiro para melhorar a tração em condições de baixa aderência. O sistema é sempre amparado por um controle dinâmico de estabilidade e tração.
O controle absoluto do veículo se dá também por meio de diferentes modos de condução. São cinco no total, que alteram rotação para mudança de marcha, resposta do acelerador, suspensão e peso da direção:
- Eco: privilegia economia de combustível;
- Confort: prioriza suavidade nas reações do veículo;
- Off-road: para transitar em estradas de terra;
- Dynamic: para uma condução mais esportiva;
- Individual: customiza a configuração.
O modelo dispõe de transmissão automática Geartronic de 8 velocidades acoplada ao motor T4 Drive-E, de 2 litros, 4 cilindros em linha, com turbocompressor, que gera potência de 190 hp a 4.700 rpm e torque de 300 N.m entre 1.300 e 4.000 rpm.
Também está disponível para o XC40 o renovado propulsor T5 Drive-E, de 2 litros, 4 cilindros em linha, com turbocompressor e injeção direta de gasolina, o mais potente de seu segmento, com 252 hp.
O ótimo torque de 350 N.m se dá numa ampla faixa entre 1.800 e 4.800 rpm, garantindo ótima retomada de velocidade e ultrapassagens ainda mais seguras.
Em números, o novo utilitário esportivo da Volvo Cars equipado com motor T5 chega a 230 km/h e sai da imobilidade aos 100 km/h em 6,4 segundos.
Novas tecnologias de segurança de última geração – O XC40 se beneficia das premiadas tecnologias de segurança conhecidas dos veículos XC90 e XC60, tornando-o referência entre os SUVs de entrada de luxo.
Repleto de recursos de última geração, o modelo chega ao Brasil equipado com o inovador City Safety, sistema que auxilia o condutor com frenagem automática para evitar e reduzir o risco de colisão contra veículos, pedestres e animais de grande porte à frente do carro.
Outro equipamento que avança para a segurança exemplar do novo veículo é a Mitigação de Pista Oposta (Oncoming Lane Mitigation), que ajuda os motoristas a evitar colisões com veículos que se aproximem vindos da pista contrária.
Esse recurso funciona ao avisar o motorista distraído que invade a faixa oposta, oferecendo suporte automático à direção e conduzindo o veículo de volta à sua própria pista, fora do caminho de qualquer outro automóvel que esteja vindo.
O sistema é ativado entre 65 e 140 km/h.
O XC40 também disponibiliza como itens de série outros recursos exclusivos para o segmento, como sistema de alerta de mudança de faixa, sistema de proteção em saída de estrada, sistemas de proteção contra impactos laterais e lesões na coluna cervical.
O modelo acrescenta ainda à extensa lista de equipamentos controle de cruzeiro adaptativo (ACC), no qual o motorista ajusta a velocidade e a distância a ser mantida em relação ao carro da frente e o sistema automaticamente acelera ou freia o veículo, e direção semiautônoma de até 130 km/h.
Assim, o XC40 passa a se tornar o primeiro modelo a oferecer o Pilot Assist no segmento e o mais barato do Brasil dotado com essa tecnologia.
A visão da marca é de que ninguém morra ou sofra lesões graves num veículo novo da Volvo até 2020.
Por isso, em sua estrutura, o XC40 é projetado para proteger ao máximo os passageiros de todas as colisões e acidentes, incluindo batida lateral e capotamento, além de dissipar por completo a energia nas zonas de impacto dianteira e traseira.
Para adicionar força e reduzir peso e consumo de combustível, foi utilizado uma grande quantidade de aço de ultra alta resisitência, um dos aços mais fortes disponíveis no mercado.
Além de todos esses recursos, o SUV oferece e abertura e fechamento elétrico da tampa do porta-malas ao passar o pé debaixo do para-choque (função Hands-Free).
Em janeiro de 2018, o novo SUV da Volvo vai entrar em pré-venda no Brasil com preços de R$ 169.950 na versão de entrada, R$ 189.950 na Momentum e R$ 209.950 na R-Design.
O novo XC40 é produzido na fábrica de Ghent, na Bélgica, e seu lançamento no Brasil deverá ocorrer no primeiro trimestre de 2018.