sexta-feira, 22 novembro , 2024
28 C
Recife

JAC Motors T6 entra na briga entre os SUVs por R$ 69.900

Bem amigos do Mecânica Online®, o grid está completo nesse momento: EcoSport, Duster, HR-V, 2008, Renegade e correndo por fora ix35, Tucson, Sportage, HR-V e agora chega o T6, o SUV da JAC Motors que quer tomar posições dos seus concorrentes. Mas qual a fórmula que a fabricante chinesa vai utilizar para conseguir tamanha façanha? Ela vai no preço dos SUVs compactos, na faixa de R$ 70 mil, mas com tamanho e atributos de segmentos superiores.

Talvez o tamanho, um dos diferenciais que pode fortalecer o consumidor na conquista pelo modelo, seja também um elemento a ser considerado na eficiência dinâmica que ele oferece com a motorização 2.0 litros que produz 160 cavalos de potência e precisa “empurrar” nada menos que 1.460 quilos de massa.

- Publicidade -

E o Mecânica Online® teve a oportunidade de realizar as primeiras impressões durante a apresentação para imprensa que aconteceu em São Paulo, em percursos com trechos de cidade, mas também de estrada. E quando consideramos a relação entre custo e benefícios oferecidos pelo T6, a nossa conclusão é que encontramos um veículo realmente interessante oferecido pela JAC Motors.

A primeira e claro, boa impressão, fica por conta do design, que teve seu desenvolvimento no Centro de Design da marca em Turim na Itália, com traços que  remetem ao estilo europeu. O SUV ganhou linhas modernas e imponentes, com apliques cromados por toda a grade e ao redor do vidro, além de repetidores de seta nos retrovisores. A impressão é que ele é maior do que realmente é.

Também traz itens como faróis com projetor e regulagem elétrica de altura e acendimento automático, que inclui o funcionamento automático durante 30 segundos após o motor do carro ser desligado.

- Publicidade -

O JAC T6 possui 4,475 metros de comprimento, 1,84 metros de largura, 1,67 metros de altura e 2,645 de distancia entre-eixos, o que torna o SUV comparável em tamanho aos SUVs de categorias superiores. Estas dimensões e o piso plano fazem, por exemplo, que ate três passageiros no banco traseiro se acomodem de forma confortável.

Uma característica da JAC Motors que persiste no T6 é a disponibilidade de um bom pacote de itens de comodidade. O T6 vem com vidros, travas e retrovisores com acionamento elétrico, sendo que os retrovisores podem ser rebatidos com um simples toque em uma tecla – opcional. Os quebra-sóis oferecem espelhos e luzes de cortesia.

No console, o carro oferece tomada 12 V e conexão com USB. A lista de itens de conveniência e segurança prossegue com travamento automático das portas a 15 km/h, sensor de estacionamento com câmera de ré (direcionável de acordo com o ângulo de esterçamento das rodas dianteiras) e volante multifunções com regulagem de altura.

- Publicidade -

Apesar de agradável e confortável, o interior do T6 deixa a desejar em pequenos detalhes como parafusos aparentes na parte posterior do volante e nas sombreiras, que ficam aparentes, além de pontos de soldagem, facilmente visualizados nas portas, por exemplo. Essa citação é mais crítica para clientes mais exigentes, pois de uma forma geral eles não remetem a um problema em si.

O quadro de instrumentos é bastante completo, percepção moderna e de boa legibilidade. O Sistema multimídia (opcional) faz a diferença, pois permite o espelhamento e dependendo do modelo a operação completa do celular por meio da tela HD de 7 polegadas. Esse sistema multimídia da Foxconn é totalmente intuitivo e em português, possui conexão HDMI e Bluetooth, leitor de MP3, entradas USB, SD Card e Auxiliar. A novidade fica por conta da função “Link”, que permite conectar, espelhar e operar todas as funções de alguns modelos de smartphones ou tablet através do touchscreen da tela. 

Essa flexibilidade permite utilizar e operar aplicativos como o Waze, verificar e-mails ou acessar o Facebook, e até visualizar o álbum de fotos do seu celular, diretamente do painel do carro. Outro diferencial são os faróis projetores com regulagem elétrica de altura, que compõem uma exclusividade em sua categoria.

O JAC T6 é bastante completo com relação aos itens de conforto oferecendo volante com regulagem de altura, direção com assistência elétrica, ar-condicionado digital, abertura interna da tampa do tanque de combustível, acionamento elétrico dos vidros e retrovisores, tomadas 12 V com USB, repetidores de setas nos espelhos retrovisores, faróis com regulagem elétrica e acendimento automático, sensor de estacionamento com câmera de ré (opcional) e rodas de liga leve de 17 polegadas.

Muito versátil graças a sua boa altura do solo (21 cm), o JAC T6 tem boa estabilidade em curvas, e também garante ótimo conforto nos terrenos mais acidentados. Tudo isso é possível graças à moderna plataforma, desenvolvida especialmente para o modelo, mas que previu, desde o início, ajustar sua performance prioritariamente onde o modelo seria usado por seus clientes: no “on road”.

Configurado para atender aos anseios de uma família de até cinco pessoas, o novo integrante da família JAC Motors possui porta-malas de 610 litros de capacidade, que ainda permite expansão com o rebatimento do banco bipartido traseiro.

Primeiras impressões – Para qualquer um que ler motorização 2.0 litros que produz 160 cavalos de potência quando alimentado com etanol e 155 cavalos com gasolina e 206 Nm / 200 Nm de torque (4.000 rotações por minuto), pode imaginar que o desempenho sobra. Mas não é bem assim. A mecânica fica devendo para o T6 que sofre nas retomadas de velocidade e subidas, exigindo várias vezes a redução de marchas.

O motor acaba tendo seu desempenho limitado pelo peso do veículo 1460 quilos. Na China de onde se origina o modelo, o T6 pode vir equipado com a motorização 2.0 litros turbo, que com certeza rende melhor quando combinado com todo o conjunto.

Assim como todos os modelos da JAC equipados com o sistema Jet Flex, não utiliza o tanquinho de gasolina para as partidas a frio, devido a um sistema de pré-aquecimento do combustível – neste caso, o etanol – e que elimina a necessidade de executar a partida com gasolina do reservatório extra.

Apesar dos bons engates da transmissão manual de cinco marchas, o acionamento da alavanca é ruidoso e áspero. Como um dos objetivos da JAC Motors é oferecer preço competitivo, não há perspectiva de T6 com transmissão automática, que cada vez mais faz parte da preferência dos consumidores e ainda mais nesse segmento.

A suspensão (MacPherson na dianteira e dual link na traseira) foi recalibrada para o nosso mercado. É macia e agrada com boa estabilidade em curvas e piso regular. Não espere uma suspensão esportiva, trata-se de um SUV “comportado”. Já em piso irregular (paralelepípedos e buracos) e passagem por obstáculos (lombadas), a suspensão é um pouco desconfortável e ruidosa.

Ainda assim, o T6 da JAC Motors faz um papel intermediário nessa corrida pelo consumidor. Com amplo espaço interno, pacotes de conteúdo que terminam deixando o preço do modelo convidativo quanto aos seus concorrentes, e mesmo com a falta do bom rendimento da motorização e principalmente por não ter a opção de transmissão automática, termina sendo uma opção para quem deseja entrar no segmento de SUVs.

Preços

JAC T6 – R$ 69.990

JAC T6 com PACK 1 – Barras longitudinais no teto / retrovisores pintados na cor da carroceria / maçanetas cromadas / frisos laterais cromados / retrovisores externos com rebatimento elétrico – R$ 71.990

JAC T6 com PACK 2 – Pacote 1 + câmera de ré / kit multimídia com mirror link – R$ 75.670

Com colaboração de Henrique Pereira – Engenheiro mecânico, especializado em motores de combustão interna com 28 anos de experiência na indústria automobilística. Atualmente, é consultor independente, membro da Comissão Técnica de Motores da SAE , e da Comissão técnica de Eficiência Energética da AEA. É professor orientador do curso de pós-graduação em Engenharia Automotiva da Escola de Engenharia Mauá.

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT

Mais recentes

Manutenção de férias Chevrolet
Novo Peugeot 2008

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn