terça-feira, 30 setembro , 2025
28 C
Recife
Bosch Brasil

Fiat Palio Citymatic

O Fiat Palio Citymatic chega ao mercado com motor Família 1.0 e todos os itens mecânicos e de conforto já celebrizados na Palioembreagem automática. O . Mas traz um item adicional que criará uma nova filosofia de prazer na condução de um carro: a novo sistema de embreagem coloca até então restrita a modelos mais à disposição do motorista uma tecnologia de ponta — caros arranca/pára do trânsito pesado é substituído pela — que melhora a dirigibilidade, principalmente na cidade. O cansativo comodidade da embreagem automnão se restringem à relação custo-benefício: estendem-se às ática. As vantagens do sistema qualidades tradicionais do cpouca necessidade de manutenção e seu baixo custo.

âmbio mecânico, que são a    automática Para as pessoas que vivem na correria das tarefas diárias, por exemplo, a condução do Palio com embreagem proporcionarembreagem automática á mais satisfação ao dirigir. Para aqueles que fazem do carro seu instrumento de trabalho, a minimizarquem busca conforto absoluto mas á o estresse no trânsito, sobretudo nos horários de pico. E o sistema é perfeito para gosta de ter controle total do vecarro mecânico — imprescindível para agradar ículo. Porque ele mantém as características de um ao motorista brasileirooferece ao consumidor a possibilidade de ter um veículo . Mas, acima de tudo isso, o Fiat Palio Citymatic dotado de elevada tecnologia, por um preço muito acessível.

- Publicidade - Ofertas FIAT

A embreagem automresultado, as ática. O acionamento do sistema é eletrônico, dispensando o pedal de embreagem. Como trocas de marchas tornamdespeito da ausência do -se agradáveis e diminuem o cansaço da condução no tráfego intenso. A pedalde marcha usando a alavanca do , a dirigibilidade é igual à de um carro mecânico. O motorista faz todas as mudanças cdificuldade.

âmbio. Por isso, a adaptação à embreagem automática não apresenta qualquer    embreagem. Outro ponto a favor do sistema é a facilidade de realizar manobras, uma vez que não é preciso controlar o pedal da Com a primeiramovimenta gradativamente , segunda ou marcha-à-ré engatada, basta o motorista tirar o pé do freio que o carro se para frente ou para trfica mais confortável.

Sofisticação mecânica em benefício da segurança.

- Publicidade -

A embreagem automática do Fiat Palio Citymatic foi projetada prover a meletrônica (Interface CAN) áxima segurança ao condutor, em qualquer situação. O sistema é controlado por uma central que monitora a embreagem autominformações enviadas por diversos sensores. ática constantemente, a partir do recebimento de Dessa formaembreagem conforme o motorista dirige, trabalhando da , a central ajusta automaticamente o funcionamento da seguinte maneira:

  • O sistema de partida só é liberado com o carro em ponto morto, evitando que o motorista dê partida no motor com alguma marcha engatada.
  • Para colocar o veículo em movimento, basta engatar a primeira marcha e pisar no acelerador suavemente. O sistema controla a embreagem de acordo com a pressão imprimida no pedal e o motorista pisa no acelerador como se estivesse dirigindo um carro convencional.
  • A embreagem automática ainda permite que o carro saia em segunda marcha ou marcha-à-ré. Se o motorista tentar sair em terceira, quarta ou quinta marchas, o veículo dá um pequeno tranco e também se movimenta, mas emite um bip alertando que a marcha engatada para a saída está incorreta.
  • As demais trocas de marchas são controladas pelo motorista, que retira o pé do pedal de acelerador antes de cada troca.
  • Para engatar a marcha-à-ré, o carro deve estar parado e o pedal de freio, acionado.
  • Mesmo que o carro seja parado com uma marcha engatada, o motor não “morre”.
  • Caso o freio de mão e/ou o pedal do freio estejam acionados quando o motorista der a partida e engatar a primeira marcha, o sistema que movimenta o veículo lentamente para manobras não funciona, poupando a embreagem.
  • Se a porta do motorista estiver aberta, e o carro for ligado e a marcha acionada, um bip sonoro adverte o motorista.
  • Para maior segurança, ao estacionar o veículo em aclive ou declive, o motorista pode engatar uma marcha para acoplar a embreagem enquanto o veículo estiver desligado.
  • O funcionamento da embreagem automática. O sistema de embreagem automática do Fiat Palio Citymatic é composto de sensores no câmbio e na alavanca, Interface CAN, atuador com unidade eletrônica e conjunto da embreagem, responsáveis pela segurança do funcionamento e pelo conforto ao dirigir.

    Sensores do câmbio. O conjunto conta com três sensores: um na alavanca (chamado RIT — Reconhecimento de Intenção de Troca) e dois na caixa de câmbio (um no comando de engate e outro no comando de seleção). No momento em que o motorista começa a troca de marchas e após, os sensores registram as mudanças e transmitem a informação para a Interface CAN.

    - Publicidade - Ofertas FIAT

    Interface CAN. A Interface CAN (dispositivo de comando) está ligada à central de injeção e ignição eletrônica, ao pedal do freio, ao freio de mão, aos sensores RIT, engate, seleção, velocidade e de porta do motorista aberta e ao sistema de ar-condicionado (nos veículos equipados com este opcional). Desse modo, ao analisar os sinais transmitidos pelos sensores, a Interface CAN cruza essas informações com os sistemas de injeção/ignição, freios, engate, porta do motorista e ar-condicionado, fazendo o ajuste ideal do funcionamento da embreagem.

    A Interface CAN está acoplada a um atuador com unidade eletrônica que comanda o acoplamento e desacoplamento da embreagem. O atuador é composto por um motor de corrente contínua, um redutor e um cilindro-mestre com sensor de curso real.

    Atuador com unidade eletrônica. É o responsável por “pisar no pedal de embreagem” após receber o comando da Interface CAN. O atuador movimenta o colar. O sistema, que usa o mesmo fluido do sistema de freio, se encarrega de fazer o acoplamento e desacoplamento da embreagem.

    O sensor de curso real faz os acertos das divergências entre o curso ajustado e a posição real da placa de pressão da embreagem. Assim, corrige-se o desgaste da embreagem.

    Conjunto da embreagem. O conjunto é composto por placa de pressão, disco de embreagem e colar hidráulico, sendo os dois primeiros componentes os mesmos do sistema de embreagem convencional do Palio 1.0.

    Dispositivos de segurança. Em caso de pane na embreagem automática, o conjunto eletrônico conta com o sistema “volta para casa”. Trata-se de uma série de rotinas de segurança, que permitem o funcionamento do carro até o motorista chegar a uma concessionária.

    Mecânica com tecnologia de ponta – O Fiat Palio Citymatic vem com motor 1.0 de 994 cm3, que gera potência máxima de 61 cv a 6.000 rpm. O modelo atinge velocidade máxima de 152 km/h, leva 16,3 s para ir da imobilidade aos 100 km/h e apresenta consumo de 12,8 km/l na cidade e 17 km/l na estrada.

    Assim como as demais versões 1.0 da Família Palio, o Citymatic conta com suspensão dianteira MacPherson com rodas independentes, braços oscilantes inferiores transversais e barra estabilizadora. Na traseira, o sistema possui rodas independentes, braços oscilantes longitudinais e barra estabilizadora.

    Os freios dianteiros são a disco rígido de 240 milímetros com pinça flutuante, e a tambor de 185 milímetros com sapata autocentrante e regulagem automática de folga na traseira. O sistema ABS de freios está disponível na lista de opcionais para o modelo, que conta, também, com air bag para motorista ou motorista + passageiro entre os itens de segurança.

    O 1.0 mais confortável do mercado. A comodidade oferecida pela embreagem automática do Fiat Palio Citymatic fica ainda maior quando somada aos equipamentos disponíveis para o modelo. De série, o carro — disponível apenas na versão de quatro portas — traz direção hidráulica, trava elétrica nas portas, espelhos retrovisores externos com comando interno, cintos de segurança dianteiros com regulagem de altura, limpador/lavador do vidro traseiro, pré-disposição para rádio, comando interno de abertura do porta-malas e bolsas porta-objetos nas portas dianteiras.

    O modelo também conta, de série, com itens importantes para garantir a segurança de motorista e passageiros, como barras de proteção nas portas e sistema antiincêndio FPS (Fire Prevention System), que, por meio do interruptor inercial, corta o envio de combustível em caso de capotamento.

    Na lista de opcionais figuram vidros dianteiros com acionamento elétrico, desembaçador com ar quente, ar-condicionado, rádio com CD player, brake-light, Fiat Code, rodas de liga-leve, volante com regulagem de altura, alarme antifurto com comando à distância e apóia-cabeças no banco traseiro.

    Com tantos atributos, o Fiat Palio Citymatic é o carro que o consumidor do segmento A sempre desejou: tem a excelente tecnologia, a segurança e o conforto já comprovados pelo mercado e, a partir de agora, revoluciona o conceito de prazer ao dirigir. Dentro dele o motorista sabe que tem nas mãos um veículo concebido para lhe oferecer o que há de melhor para a condução na cidade — e também na estrada. Porque com a embreagem automática qualquer viagem será mais agradável e menos cansativa. Todo o conforto da nova versão também poderá ser experimentada no Fiat Palio EX, que terá a embreagem automática como item opcional a partir do ano que vem.

    Bosch Brasil

    Matérias relacionadas

    Bosch Brasil
    NOVO PEUGEOT
2008 GT HYBRID

    Mais recentes

    Bosch Brasil
    Salão do Automóvel de São Paulo 2025

    Destaques Mecânica Online

    Avaliação MecOn

    Bosch Brasil