domingo, 28 abril , 2024
28 C
Recife

Fiat Palio Citymatic

O Fiat Palio Citymatic chega ao mercado com motor Família 1.0 e todos os itens mecânicos e de conforto já celebrizados na Palioembreagem automática. O . Mas traz um item adicional que criará uma nova filosofia de prazer na condução de um carro: a novo sistema de embreagem coloca até então restrita a modelos mais à disposição do motorista uma tecnologia de ponta — caros arranca/pára do trânsito pesado é substituído pela — que melhora a dirigibilidade, principalmente na cidade. O cansativo comodidade da embreagem automnão se restringem à relação custo-benefício: estendem-se às ática. As vantagens do sistema qualidades tradicionais do cpouca necessidade de manutenção e seu baixo custo.

- Publicidade -

âmbio mecânico, que são a    automática Para as pessoas que vivem na correria das tarefas diárias, por exemplo, a condução do Palio com embreagem proporcionarembreagem automática á mais satisfação ao dirigir. Para aqueles que fazem do carro seu instrumento de trabalho, a minimizarquem busca conforto absoluto mas á o estresse no trânsito, sobretudo nos horários de pico. E o sistema é perfeito para gosta de ter controle total do vecarro mecânico — imprescindível para agradar ículo. Porque ele mantém as características de um ao motorista brasileirooferece ao consumidor a possibilidade de ter um veículo . Mas, acima de tudo isso, o Fiat Palio Citymatic dotado de elevada tecnologia, por um preço muito acessível.

A embreagem automresultado, as ática. O acionamento do sistema é eletrônico, dispensando o pedal de embreagem. Como trocas de marchas tornamdespeito da ausência do -se agradáveis e diminuem o cansaço da condução no tráfego intenso. A pedalde marcha usando a alavanca do , a dirigibilidade é igual à de um carro mecânico. O motorista faz todas as mudanças cdificuldade.

âmbio. Por isso, a adaptação à embreagem automática não apresenta qualquer    embreagem. Outro ponto a favor do sistema é a facilidade de realizar manobras, uma vez que não é preciso controlar o pedal da Com a primeiramovimenta gradativamente , segunda ou marcha-à-ré engatada, basta o motorista tirar o pé do freio que o carro se para frente ou para trfica mais confortável.

Sofisticação mecânica em benefício da segurança.

- Publicidade -

A embreagem automática do Fiat Palio Citymatic foi projetada prover a meletrônica (Interface CAN) áxima segurança ao condutor, em qualquer situação. O sistema é controlado por uma central que monitora a embreagem autominformações enviadas por diversos sensores. ática constantemente, a partir do recebimento de Dessa formaembreagem conforme o motorista dirige, trabalhando da , a central ajusta automaticamente o funcionamento da seguinte maneira:

  • O sistema de partida só é liberado com o carro em ponto morto, evitando que o motorista dê partida no motor com alguma marcha engatada.
  • Para colocar o veículo em movimento, basta engatar a primeira marcha e pisar no acelerador suavemente. O sistema controla a embreagem de acordo com a pressão imprimida no pedal e o motorista pisa no acelerador como se estivesse dirigindo um carro convencional.
  • A embreagem automática ainda permite que o carro saia em segunda marcha ou marcha-à-ré. Se o motorista tentar sair em terceira, quarta ou quinta marchas, o veículo dá um pequeno tranco e também se movimenta, mas emite um bip alertando que a marcha engatada para a saída está incorreta.
  • As demais trocas de marchas são controladas pelo motorista, que retira o pé do pedal de acelerador antes de cada troca.
  • Para engatar a marcha-à-ré, o carro deve estar parado e o pedal de freio, acionado.
  • Mesmo que o carro seja parado com uma marcha engatada, o motor não “morre”.
  • Caso o freio de mão e/ou o pedal do freio estejam acionados quando o motorista der a partida e engatar a primeira marcha, o sistema que movimenta o veículo lentamente para manobras não funciona, poupando a embreagem.
  • Se a porta do motorista estiver aberta, e o carro for ligado e a marcha acionada, um bip sonoro adverte o motorista.
  • Para maior segurança, ao estacionar o veículo em aclive ou declive, o motorista pode engatar uma marcha para acoplar a embreagem enquanto o veículo estiver desligado.
  • O funcionamento da embreagem automática. O sistema de embreagem automática do Fiat Palio Citymatic é composto de sensores no câmbio e na alavanca, Interface CAN, atuador com unidade eletrônica e conjunto da embreagem, responsáveis pela segurança do funcionamento e pelo conforto ao dirigir.

    Sensores do câmbio. O conjunto conta com três sensores: um na alavanca (chamado RIT — Reconhecimento de Intenção de Troca) e dois na caixa de câmbio (um no comando de engate e outro no comando de seleção). No momento em que o motorista começa a troca de marchas e após, os sensores registram as mudanças e transmitem a informação para a Interface CAN.

    Interface CAN. A Interface CAN (dispositivo de comando) está ligada à central de injeção e ignição eletrônica, ao pedal do freio, ao freio de mão, aos sensores RIT, engate, seleção, velocidade e de porta do motorista aberta e ao sistema de ar-condicionado (nos veículos equipados com este opcional). Desse modo, ao analisar os sinais transmitidos pelos sensores, a Interface CAN cruza essas informações com os sistemas de injeção/ignição, freios, engate, porta do motorista e ar-condicionado, fazendo o ajuste ideal do funcionamento da embreagem.

    A Interface CAN está acoplada a um atuador com unidade eletrônica que comanda o acoplamento e desacoplamento da embreagem. O atuador é composto por um motor de corrente contínua, um redutor e um cilindro-mestre com sensor de curso real.

    - Publicidade -

    Atuador com unidade eletrônica. É o responsável por “pisar no pedal de embreagem” após receber o comando da Interface CAN. O atuador movimenta o colar. O sistema, que usa o mesmo fluido do sistema de freio, se encarrega de fazer o acoplamento e desacoplamento da embreagem.

    O sensor de curso real faz os acertos das divergências entre o curso ajustado e a posição real da placa de pressão da embreagem. Assim, corrige-se o desgaste da embreagem.

    Conjunto da embreagem. O conjunto é composto por placa de pressão, disco de embreagem e colar hidráulico, sendo os dois primeiros componentes os mesmos do sistema de embreagem convencional do Palio 1.0.

    Dispositivos de segurança. Em caso de pane na embreagem automática, o conjunto eletrônico conta com o sistema “volta para casa”. Trata-se de uma série de rotinas de segurança, que permitem o funcionamento do carro até o motorista chegar a uma concessionária.

    Mecânica com tecnologia de ponta – O Fiat Palio Citymatic vem com motor 1.0 de 994 cm3, que gera potência máxima de 61 cv a 6.000 rpm. O modelo atinge velocidade máxima de 152 km/h, leva 16,3 s para ir da imobilidade aos 100 km/h e apresenta consumo de 12,8 km/l na cidade e 17 km/l na estrada.

    Assim como as demais versões 1.0 da Família Palio, o Citymatic conta com suspensão dianteira MacPherson com rodas independentes, braços oscilantes inferiores transversais e barra estabilizadora. Na traseira, o sistema possui rodas independentes, braços oscilantes longitudinais e barra estabilizadora.

    Os freios dianteiros são a disco rígido de 240 milímetros com pinça flutuante, e a tambor de 185 milímetros com sapata autocentrante e regulagem automática de folga na traseira. O sistema ABS de freios está disponível na lista de opcionais para o modelo, que conta, também, com air bag para motorista ou motorista + passageiro entre os itens de segurança.

    O 1.0 mais confortável do mercado. A comodidade oferecida pela embreagem automática do Fiat Palio Citymatic fica ainda maior quando somada aos equipamentos disponíveis para o modelo. De série, o carro — disponível apenas na versão de quatro portas — traz direção hidráulica, trava elétrica nas portas, espelhos retrovisores externos com comando interno, cintos de segurança dianteiros com regulagem de altura, limpador/lavador do vidro traseiro, pré-disposição para rádio, comando interno de abertura do porta-malas e bolsas porta-objetos nas portas dianteiras.

    O modelo também conta, de série, com itens importantes para garantir a segurança de motorista e passageiros, como barras de proteção nas portas e sistema antiincêndio FPS (Fire Prevention System), que, por meio do interruptor inercial, corta o envio de combustível em caso de capotamento.

    Na lista de opcionais figuram vidros dianteiros com acionamento elétrico, desembaçador com ar quente, ar-condicionado, rádio com CD player, brake-light, Fiat Code, rodas de liga-leve, volante com regulagem de altura, alarme antifurto com comando à distância e apóia-cabeças no banco traseiro.

    Com tantos atributos, o Fiat Palio Citymatic é o carro que o consumidor do segmento A sempre desejou: tem a excelente tecnologia, a segurança e o conforto já comprovados pelo mercado e, a partir de agora, revoluciona o conceito de prazer ao dirigir. Dentro dele o motorista sabe que tem nas mãos um veículo concebido para lhe oferecer o que há de melhor para a condução na cidade — e também na estrada. Porque com a embreagem automática qualquer viagem será mais agradável e menos cansativa. Todo o conforto da nova versão também poderá ser experimentada no Fiat Palio EX, que terá a embreagem automática como item opcional a partir do ano que vem.

    Matérias relacionadas

    Monte seu Fiat Pulse

    Mais recentes

    Menos combustível, mais Volvo!

    Destaques Mecânica Online

    Avaliação MecOn

    TRW - Qualidade de topo para máxima segurança