quarta-feira, 17 setembro , 2025
28 C
Recife
Bosch Brasil

Corte a plasma garante rapidez e qualidade às oficinas

Consolidado nos EUA, o corte a plasma ainda está sendo descoberto pelas oficinas brasileiras, sejam as especializadas em reparos de funilaria ou as dedicadas exclusivamente à customização automotiva.

“As possibilidades oferecidas por essa tecnologia garantem aos usuários muito mais rapidez, qualidade e segurança em todos os seus serviços de corte de materiais metálicos”, afirma Felipe Madi, gerente de vendas da Hypertherm, referência global em sistemas de plasma.

- Publicidade - Ofertas FIAT

Nos segmentos de reparo e customização, as principais aplicações do plasma incluem o corte de peças da carroceria, fabricação de novos componentes ou seções e remoção de parafusos e porcas enferrujadas, além da preparação de superfícies danificadas para a soldagem.

Em comparação com o oxicorte (maçarico) e os métodos abrasivos (lixadeira), tecnologias predominantes nas oficinas brasileiras, os sistemas a plasma são até três vezes mais rápidos no corte de, por exemplo, chapas de 3 mm (1/8”), as mais comuns em aplicações automotivas.

“Esse resultado é obtido com o nosso modelo Powermax30 XP”, observa Madi.

- Publicidade -

O plasma ainda é mais econômico, possibilita o corte reto ou curvo com excelente qualidade e torna o ambiente de trabalho mais seguro, pois usa apenas ar comprimido – o oxicorte, por sua vez, requer a utilização de gases altamente inflamáveis, como o acetileno.

“Os sistemas a plasma também são caracterizados pela mínima dependência do operador e pela possibilidade de efetuar a goivagem de precisão, ou seja, de cortar e remover pontos de solda, o que é muito interessante para as oficinas. Em termos de métodos de corte, separação e marcação de metal, não existe atualmente uma tecnologia com melhor custo-benefício do que essa”, resume.

Especializada na restauração de automóveis antigos – originais e Hot Rods –, a Hot Company Brasil (HCB) é usuária dos sistemas a plasma da Hypertherm desde 2014.

- Publicidade - Ofertas FIAT

“Hoje em dia, utilizamos essa tecnologia em todos os nossos processos de corte. E, sem dúvida, estaríamos usando há muito mais tempo se tivéssemos conhecido o plasma quando iniciamos as nossas atividades”, afirma Alexandre Benevides, proprietário.

Fundada em 1968, na cidade de Hanover (EUA), a Hypertherm está presente em 93 países.

Na América do Sul, conta com uma base na cidade de Guarulhos e um Centro de Distribuição (CD) em Cajamar, ambas no estado de São Paulo.

Além de fabricar equipamentos para corte a plasma, laser e jato d´água, a Hypertherm fornece uma solução completa para o corte industrial, com produtos de automação (controladores de altura e CNC) e softwares de otimização de processo (CAD/CAM).

Também é especialista no desenvolvimento e produção de tochas e consumíveis de alta performance.

Bosch Brasil

Matérias relacionadas

Bosch Brasil
NOVO PEUGEOT
2008 GT HYBRID

Mais recentes

Bosch Brasil
Salão do Automóvel de São Paulo 2025

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

Bosch Brasil