O câmbio One-touch é o primeiro automático e semi-automático da Mercedes.
Assim, o motorista pode manter a alavanca em drive para curtir o conforto da transmissão automática ou puxar a alavanca para a esquerda ou direita para reduzir ou aumentar manualmente as cinco marchas – sem uso de embreagem. O sistema da Mercedes tem operação similar aos já existentes há um bom tempo em Porsche, Audi, BMW, Passat e Chrysler.
A maior diferença é que no Mercedes não é preciso deslocar a alavanca da posição drive para transformá-lo em manual. Basta o toque para um dos dois lados. Em contrapartida, as marchas não sobem sozinhas quando a rotação máxima é alcançada, como ocorre na concorrência.
Outro dos confortos do carro é o comando eletrônico de destravamento da porta: acionado, todos os vidros e o teto solar se abrem e a ventilação do banco do motorista é acionada. É o comando conhecido como “abertura de verão”.
Bater portas é coisa do passado no S500: basta puxar a porta suavemente que um servomotor encarrega-se de terminar o serviço, à semelhança do que ocorre com uma porta de freezer.Como em boa parte dos casos o dono vai estar bem acomodado no banco de trás, este também tem todas as opções de regulagem dos assentos dianteiros, incluindo ventilação e aquecimento.
Com distância entre eixos de quase 3 metros, é possível até cruzar as pernas no banco de trás, mas se o ocupante quiser ainda mais espaço pode acionar um botão que move para a frente o banco dianteiro direito.
Ao se atar o cinto de segurança no banco traseiro, o encosto de cabeça sobe sozinho. Há também uma tela de acionamento elétrico para o vidro traseiro.
O display no painel mostra a configuração de várias funções: o motorista pode escolher o tempo que as luzes internas permanecem acesas após o fechamento das portas; idioma do painel (inglês, alemão, francês, italiano e espanhol); seleção de temperatura externa em graus Celsius ou Fahrenheit; opção de busca de emissoras de rádio pela memorização ou pela ordem de freqüência e velocímetro em milhas ou quilômetros.
Mais uma sofisticação: sensores nos pára-choques auxiliam manobras de estacionamento, informando por sinais visuais e sonoros a proximidade de obstáculos na frente e atrás. O sistema denomina-se Parktronic.
O ar-condicionado tem regulagens individuais entre 12ºC e 32ºC, e saídas para a parte traseira. Entre outras funções, ele redistribui a ventilação de acordo com a incidência do sol e pode até fechar a entrada externa de ar se detectar excesso de poluição.
O sistema de som usa cabos de fibra ótica. (H.P.V.)