sexta-feira, 22 novembro , 2024
28 C
Recife

Protótipo da Volvo dá show de tecnologia

A Volvo apresentará no próximo Salão do Automóvel de Los Angeles, em janeiro, a mais nova criação de sua engenharia, o protótipo SSC. Trata-se de um carro para quatro pessoas, com linhas curvas e uma impressionante quantidade de inovações tecnológicas.

As novidades começam pela estrutura do carro, cujas colunas são propositalmente estreitas, para aumentar a visibilidade e eliminar os chamados “pontos cegos”. A inovação é possível pela adoção de novas técnicas de design e do desenvolvimento da metalurgia, que criou materiais mais resistentes.

- Publicidade -

Assim que o motorista entra no carro, um sensor procura localizar seus olhos. Em seguida, ajusta automaticamente o banco, volante, pedais e o console do carro à estatura do condutor.

Tradicionalmente preocupada com a segurança, a Volvo apresenta no SCC duas novas propostas de cinto de segurança. O primeiro, batizado de CrissCross Belt, ou X4, é um cinto convencional de três pontos, com um tirante adicional que vai do ombro à cintura. A outra versão, chamdada de Center Buckle ou V4, assemelha-se aos cintos de quatro pontos usados em carros de corrida, com um fecho central.

O carro também inova nos faróis: eles não usam lâmpadas normais, mas fibras óticas. São capazes de modificar a amplitude do facho de luz de acordo com a velocidade: quando o carro anda devagar, eles iluminam uma faixa mais larga; na estrada, a luz é mais estreita e o alcance maior.

- Publicidade -

O carro também dispõe de um comunicador pessoal com controle remoto. Ele serve desde para abrir o carro, através de um código, até para fornecer insturções sobre estradas. E também informa sobre possíveis problemas de saúde do motorista, transmitindo esses dados para o serviço de emergência em caso de acidentes.

O carro também tem um detector de batimentos cardíacos, que avisa caso algum animal doméstico ou criança seja esquecido em seu interior por motoristas distraídos. O Volvo SCC é um dos primeiros frutos da integração da sueca Volvo com a Ford. Ele foi desenvolvido por um centro mantido pela Volvo nos Estados Unidos, na Califórnia.

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT

Mais recentes

Manutenção de férias Chevrolet
Novo Peugeot 2008

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn