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A nova cara da família Q: o Audi Q8

O Audi Q8 combina a elegância de um coupé de luxo com a versatilidade de um SUV de grande porte.

Bastante equipado, amplo e resistente para percursos off-road, é um modelo confiável para negócios e lazer.

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O Q8 será lançado no mercado europeu no terceiro trimestre de 2018.

Versátil, esportivo e elegante: o conceito dimensional e espacial – O Q8 emana dinâmica esportiva e prestígio como nenhum outro SUV da marca.

Com 4,99 metros de comprimento, 2 metros de largura e 1,71 metro de altura, o SUV-cupê é mais largo, mais curto e mais baixo que o “irmão” Q7.

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Com uma distância entre-eixos de quase 3 metros, oferece um interior espaçoso que supera a de seus concorrentes diretos nas dimensões mais relevantes, incluindo comprimento e altura internos.

Há um sistema de três assentos na parte traseira com ajuste longitudinal. Com os encostos dos bancos rebatidos, o compartimento de bagagens comporta até 1.755 litros.

Nova presença para a família Q: o design externo – Com a imponente grade Singleframe com design octogonal, o Q8 traz a nova cara da família Q.

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A robusta grade vertical do radiador, o spoiler pronunciado e as grandes entradas de ar com contornos destacados realçam o visual dianteiro.

O teto elegantemente inclinado termina em colunas D suavemente inclinadas que terminam sobre os arcos das rodas de 22 polegadas.

Contornos fortes e superfícies com linhas tensas transmitem uma sensação de poder, sofisticação e a dinâmica especial da tração permanente nas quatro rodas.

O spoiler, os acabamentos dos arcos das rodas e das portas e o difusor de ar trazem uma cor contrastante para destacar ainda mais a aparência off-road.

Os faróis de série são de LED, mas há a tecnologia HD Matrix LED disponível como opcional.

Tanto a assinatura tridimensional das luzes diurnas quanto as luzes traseiras têm um caráter digital.

Uma faixa, que tem como base uma faixa preta, conecta as lanternas, assim como no Audi quattro original.

Os proprietários do Q8 podem usar o aplicativo myAudi no smartphone para ativar várias funções de iluminação e experimentá-las externamente.

Experiência de condução esportiva: suspensão e trem de força – Audi é quattro e quattro é Audi – isso aplica particularmente ao Q8, SUV de topo da marca.

O diferencial central mecânico transfere as forças para o eixo dianteiro e traseiro na proporção de 40:60 em condições normais.

Quando necessário, transfere a maior parte dessa força para o eixo com melhor tração.

Isso somado aos 254 milímetros de vão livre do solo, balanços curtos e controle de descida em aclives resultam em desempenho superior mesmo quando o asfalto acaba.

A suspensão com controle de amortecedor é de série, mas a Audi oferece como opcional a suspensão pneumática adaptativa com amortecimento controlado, que pode ser configurada nos modos conforto ou esportivo.

O dispositivo ajusta a altura dependendo da situação de condução e da preferência do motorista em até 90 milímetros.

Além da direção progressiva, cuja relação se torna cada vez mais direta quanto mais o volante é girado, a Audi também oferece como opção as quatro rodas direcionais.

O sistema pode girar as rodas traseiras em até 5 graus – na direção contrária da curva em baixas velocidades para aumentar a agilidade e na direção da curva em velocidades mais altas para melhorar a estabilidade.

Todos os sistemas de acionamento são particularmente eficientes graças à nova tecnologia híbrida leve (MHEV).

O sistema elétrico primário de 48 volts incorpora dois importantes módulos de tecnologia: uma bateria de íons de lítio e uma partida de correia do alternador.

Durante a frenagem, ele pode recuperar até 12 kW de energia e alimentar a bateria.

A tecnologia MHEV permite longas fases de inércia com o motor desativado e uma faixa de partida e parada que começa a 22 km/h.

Arquitetura premium: o interior – Símbolos fáceis de entender são características da precisão digital da Audi e do alto nível de integração entre arquitetura e operação.

O elemento central da cabine é a tela sensível ao toque do MMI.

Todos os elementos referem-se logicamente um ao outro, desde a faixa de ventilação de ar até o largo console no túnel central onde se encontra a alavanca do câmbio tiptronic.

No escuro, as luzes de contorno opcionais traçam as linhas de design distintas do interior e fornecem iluminação de fundo para o emblema quattro tridimensional acima do porta-luvas – um exemplo de carinho nos detalhes típico da Audi.

A lista de opcionais inclui assentos com função de massagem e ventilação, ar-condicionado automático de quatro zonas e o pacote de qualidade do ar, que aprimora ainda mais o ambiente elegante.

Sensível e conciso: controles e displays – Com o conceito operacional MMI sensível ao toque do novo Q8, quase todas as funções podem ser acessadas por meio de dois grandes monitores.

A tela superior de 10,1 polegadas é usada para controlar os sistemas de infotainment e navegação.

O motorista usa o display de 8,6 polegadas abaixo para aquecimento e ar-condicionado, funções de conveniência e entrada de texto.

A operação é rápida e simples: um clique tátil e acústico confirma quando um dedo ativa uma função.

Além disso, o controle de voz em linguagem coloquial transforma o Q8 em um parceiro de diálogo inteligente. Os motoristas podem expressar seus comandos livremente.

O controle de voz pode, por exemplo, entender a frase “estou com fome” e, em resposta, sugerir restaurantes por perto.

Os instrumentos são mostrados no Audi virtual cockpit totalmente digital.

Sua tela de alta resolução com 12,3 polegadas pode ser alternada entre duas visualizações por meio de um botão no volante multifuncional.

A versão plus opcional inclui uma terceira visualização mais esportiva.

O head-up display também projeta informações importantes no para-brisa, incluindo orientações detalhadas da pista para a navegação.

Rede inteligente: Audi connect e sistemas de assistência ao motorista – No mercado alemão, o Q8 vem de fábrica com o sistema de infotainment topo de linha, o MMI Navigation Plus, que inclui o módulo de transferência de dados Audi connect com o LTE Advanced e um hotspot Wi-Fi.

O sistema de navegação reconhece as preferências do motorista com base em viagens anteriores e, portanto, pode fazer sugestões inteligentes.

Os serviços online da Audi connect adicionam recursos preditivos ao processo de planejamento de rotas. Isso permite que os dois serviços Car-to-X de informações de sinalização de tráfego e informações de risco se beneficiem da inteligência de enxame da frota da Audi.

A chave Audi connect (opcional) permite ao motorista bloquear/desbloquear o veículo e ligar o motor usando um smartphone compatível com Android.

Perfis de usuários individuais permitem que até 400 configurações preferenciais sejam armazenadas para vários motoristas.

Com o aplicativo myAudi, os clientes também podem transferir destinos especiais para o sistema de navegação, transmitir música ou transferir o calendário do smartphone para o MMI.

O Q8 é topo de gama em termos de qualidade de som e conexão graças ao Audi phone box e ao voice-over LTE.

O mesmo se aplica ao sistema de som Bang & Olufsen, que oferece um som 3D. A música se desenrola exatamente como foi gravada na sala de concertos.

Seja estacionando, rodando na cidade ou em viagens longas – o Q8 dá suporte ao seu motorista em muitas situações.

Entre os sistemas que contribuem para isso estão o adaptive cruise assist (controle de cruzeiro adaptativo), efficiency assist (assistente de eficiência), crossing assist (assistente de cruzamentos), lane change warning (alerta de mudança de faixas), curb warning (aviso de meio-fio) e as câmeras de 360 graus.

Um dos destaques é o garage pilot, que será incluído na lista de equipamentos do modelo no início de 2019.

Sob a supervisão do motorista, o sistema guia o SUV para uma garagem e de volta novamente de forma autônoma.

O motorista sai do carro e ativa o processo usando o aplicativo myAudi no smartphone.

O piloto de estacionamento remoto oferece um nível semelhante de conveniência.

Por trás de todos esses recursos está o controlador central de assistência ao motorista, que calcula continuamente um modelo diferenciado do ambiente e usa essas informações para gerenciar os sistemas de assistência.

Os dados necessários são obtidos – dependendo dos opcionais selecionados – de até cinco sensores de radar, seis câmeras, doze sensores de ultrassom e um scanner a laser.

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