Estudo realizado pela Bosch com base em estatísticas de vendas de carros novos em 2016 mostrou que muitas pessoas que adquiriram veículos na Alemanha e na Europa estavam interessadas em algum tipo de sistemas de assistência ao condutor.
“Há uma tendência clara: logo será tão comum adquirir um carro com sistemas de assistência ao condutor, como atualmente ocorre com o rádio e o ESP”, afirma omembro do conselho de administração do grupo Bosch mundial, Dr. Dirk Hoheisel.
De acordo com a pesquisa, sistemas como assistência de estacionamento e troca de faixa, bem como frenagem automática de emergência estão se tornando cada vez mais populares.
Os dados mostram que cerca de 62% dos novos carros licenciados em 2016 na Alemanha contavam com algum tipo de sistema de assistência de estacionamento – que vão desde sensores sonoros até o sistema de estacionamento autônomo.
Em segundo lugar na escala de popularidade vem o sistema de frenagem automática de emergência, que avisa o motorista ou, caso o mesmo não responda, executa de forma autônoma a frenagem de emergência.
Um a cada três carros novos licenciados em 2016 (38%) tinham o dispositivo que ajuda o motorista a evitar esses tipos de acidentes.
Além disso, o sistema de frenagem automática de emergência já é item de série em mais de um quarto destes veículos.
Já em terceiro lugar está o detector de sonolência do motorista – presente em 37% de todos os carros licenciados em 2016.
No entanto, o maior índice de crescimento foi registrado com os sistemas de assistência em faixa – quase o dobro quando comparado a anos anteriores.
Outro avanço interessante foi em relação ao piloto automático adaptivo (ACC) que, em 2013, estava presente em apenas 4% dos carros licenciados na Alemanha, mas em 2016 a tecnologia já estava presente em 19% (um em cada cinco novos veículos).
Sistemas se tornam itens de série – Assistentes de estacionamento, frenagem automática de emergência e assistente de permanência em faixa também são os sistemas mais populares no Reino Unido, Países Baixos, Bélgica e França respectivamente.
O estudo mostra que os sistemas de estacionamento são mais difundidos na França do que na Alemanha: 67% dos veículos licenciados em 2016 contavam com a tecnologia na hora de estacionar, além do sistema ser item de série na grande maioria dos veículos do país – a França possui a maior proporção, com 63%, enquanto na Alemanha esse número chega a 42%.
Já na Bélgica e nos Países Baixos, 29% dos novos veículos possuem o sistema de frenagem automática de emergência.
O estudo mostrou que na Itália e Rússia há ainda espaço para crescer.
Cerca de 18% dos veículos licenciados na Itália em 2016 possuíam o sistema de assistência em faixa, enquanto na Rússia a taxa inicial de instalação é de 6%.
Além dele, o sistema de frenagem automática de emergência também alcançou um índice de 6% em novos veículos licenciados no mesmo período.
Com isso, os sistemas de assistência ao condutor são um passo importante para a conquista de uma mobilidade livre de estresse e acidentes.
Dados apontam que apenas na Alemanha, cerca de 72% das colisões traseiras poderiam ser evitadas se todos os automóveis fossem equipados com o dispositivo de frenagem de emergência.
Segundo pesquisas conduzidas pela Bosch, o sistema de permanência na faixa de rolagem pode prevenir até 28% dos acidentes causados por motoristas que mudam de faixa acidentalmente.