Em novembro, a Scania recebeu um pedido de 481 ônibus a gás Euro 6 – os ônibus mais limpos e silenciosos do mercado – para o sistema de ônibus Bogotás, TransMilenio.
A Scania recebeu agora um pedido para outros 260 ônibus a gás. Isso significa que a Scania entregará um total de 741 ônibus a gás, o que corresponde à maioria dos ônibus encomendados para a renovação do sistema de BRT da cidade.
Bogotá substituirá seus ônibus, que possuem motores modelos Euro 2 e Euro 3, por veículos que possuem a mais recente tecnologia de baixa emissão.
Os ônibus a gás Euro 6 da Scania representam um passo importante em direção a emissões mais limpas comparadas aos ônibus anteriores, mas também em relação à classe de emissão anterior Euro 5.
Com os novos ônibus Scania, as emissões de CO2 são reduzidas em até 20%, enquanto as emissões de partículas são de duas a três vezes menor. As emissões de óxido de nitrogênio são quatro a cinco vezes menores em comparação ao Euro 5.
O sistema de ônibus, criado no início dos anos 90, compreende 12 linhas de um total de 112 quilômetros, com 1,7 milhão de passageiros por dia.
A última licitação pública incluiu uma linha de BRT com 18 estações, que será operada pela operadora de ônibus Masivo Bogotá. O tráfego começa no primeiro semestre de 2019.
– Este grande pedido mostra o compromisso de Bogotá de reduzir as emissões. Estamos, é claro, muito orgulhosos da confiança que a cidade nos mostra, escolhendo nossa tecnologia para reduzir o ruído e diminuir as emissões, diz o CEO da Scania Colômbia, Juan Carlos Ocampo.
Os 260 ônibus articulados que a Scania entregará terão capacidade para 250 passageiros. Os ônibus são de quatro eixos e equipados com um motor a gás montado na parte dianteira de 340 cv.
A Scania também será responsável pela manutenção dos veículos.
Desde 2015, os ônibus a gás Euro 6 da Scania estão na versão Euro 6 em trânsito na cidade colombiana de Cartagena.