Os holofotes estarão sobre duas tecnologias de entretenimento interno do carro do futuro, exibidas em um Audi e-tron, que apresenta ainda inovações online e serviços de recarga, assim como a possibilidade de agendar funções sob demanda.
Com isto ele demonstra, mais uma vez, que a mobilidade premium na Audi não só é sustentável, mas também individual e simples.
A marca das quatro argolas está desenvolvendo conceitos inovadores para a mobilidade individual e conectando estes conceitos ao mundo digital.
Os futuros autônomos da Audi serão espaços de entretenimento sob demanda que oferecerão aos seus usuários uma “25ª” hora ao dia.
Um exemplo é o Audi Aicon, veículo de ocupação 2+2 com tração totalmente elétrica.
Por estarem ainda mais conectados, esses veículos oferecerão aos usuários maneiras completamente novas de uso do tempo, por exemplo, com a próxima geração de entretenimento a bordo.
Na CES, a Audi demonstra como uma jornada do ponto A ao ponto B pode se transformar em uma experiência em todos os sentidos.
Uma das tecnologias de destaque, a “Audi Experience Ride” (experiência de condução), transforma o veículo em um parque de diversões móvel.
Futuramente, os passageiros do banco traseiro poderão assistir a filmes, jogar vídeo games e usar conteúdos interativos de forma muito mais realistas, fazendo uso dos óculos de realidade virtual.
A marca premium está apresentando a tecnologia que adapta conteúdo virtual aos movimentos do veículo em tempo real – se o veículo fizer uma curva à direita, por exemplo, a ação interativa acompanha o movimento.
Para introduzir esta nova forma de entretenimento no mercado da maneira mais rápida e compreensível possível, a subsidiária da Audi, Audi Electronics Venture GmbH, co-fundou uma startup batizada de holoride GmbH, da qual retém participação.
Outro projeto de destaque na CES é o “Audi Immersive In-Car Entertainment” (entretenimento imersivo a bordo), que fornece uma gama de ações enquanto o veículo está parado.
A tecnologia entra em ação com cenas de cinema e as traduz em real movimento do veículo.
O resultado é um tipo especial de cinema de várias dimensões – o filme literalmente move o espectador, com ativação das suspensões, luzes e ar-condicionado, por exemplo, para divertir todos os sentidos e mostrar uma ideia de como os veículos do futuro se transformarão.
Além disso, o Audi e-tron se conecta integralmente ao ambiente digital do consumidor, tornando a mobilidade diária ainda mais simples e conveniente.
O primeiro veículo de produção em série totalmente elétrico da marca poderá ser equipado opcionalmente com o serviço de voz Alexa, da Amazon.
Funções sob demanda são outro ponto em questão.
Pela primeira vez no mercado, a Audi oferece aos seus clientes a possibilidade de encomendar serviços, mesmo após ter comprado o veículo.
Isto abre uma forma de individualização completamente nova.
Funções podem ser encomendadas de forma tão simples como com os conhecidos sistemas de compras em tempo real (online).
Características como o planejador de viagens e-tron ou o serviço de recarga em viagem, com energia de corrente continua ou alternada, simplificam a ação de recarga.
Muitos dos serviços em tempo real do leque de ofertas do Audi connect estão reunidos em um aplicativo gratuito, o MyAudi, que conecta o smartphone do cliente com o veículo.
Por último, os espelhos retrovisores externos virtuais do Audi e-tron oferecem uma experiência tecnológica totalmente nova ao usuário, transportando desenho e funcionalidade à era eletrônica.
Ainda na CES, a Audi utiliza um modelo em escala 1:3 para ilustrar como, em médio prazo nas cidades, a interação entre veículos autônomos e pedestres poderá acontecer.
A empresa mostrará também a tecnologia de luminotécnica da Audi, que combina fascinação visual com pura alta-tecnologia.