sexta-feira, 26 abril , 2024
28 C
Recife

Volvo XC 90: enfim a marca sueca põe as rodas na lama

O primeiro utilitário-esportivo da Volvo foi revelado ao mundo. Trata-se do XC 90, modelo em que a marca sueca aposta para entrar na acirrada disputa com as marcas alemãs, japonesas e norte-americanas.

- Publicidade -

Baseado nos modelos S60 e S80, o jipão sueco mantém a tradição da Volvo em prezar pela segurança dos ocupantes, com o emprego de dispositivos como distribuidor de força de (EBD), controle eletrônico de estabilidade (DSTC) e sistema de transmissão que distribui a tração entre os eixos conforme a aderência do piso.

No interior, há espaço para sete ocupantes, todos devidamente protegidos pelas bolsas infláveis laterais e pelos encostos de cabeça que evitam lesões na coluna em colisões laterais.

O painel e os instrumentos são semelhantes aos do sedã S80, o que inclui o sofisticado sistema de som de alta-fidelidade Dolby Pro Logic, cujas principais funções podem ser controladas pelas teclas do volante mutifunção.

São três as opções de motorização, duas delas a gasolina e uma a diesel. O modelo a gasolina mais em conta tem cinco cilindros em linha, 2.5 litros de cilindrada e sobrealimentação por uma turbina.

- Publicidade -

É capaz de gerar 210 cavalos e 32,6 kgfm de torque a 1.500 rpm. O outro é o mesmo 2.9 biturbo do S80, que gera 272 cv e 38,7 kgfm desde os 1.800 rpm.

A opção a diesel conta com um novo 2.4 turbo, de cinco cilindros, capaz de produzir 163 cv e 34,7 kgfm de torque a 1.750 rpm. Todos os modelos são equipados com câmbio automático seqüencial de quatro marchas Geartronic.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança