O primeiro utilitário-esportivo da Volvo foi revelado ao mundo. Trata-se do XC 90, modelo em que a marca sueca aposta para entrar na acirrada disputa com as marcas alemãs, japonesas e norte-americanas.
Baseado nos modelos S60 e S80, o jipão sueco mantém a tradição da Volvo em prezar pela segurança dos ocupantes, com o emprego de dispositivos como distribuidor de força de (EBD), controle eletrônico de estabilidade (DSTC) e sistema de transmissão que distribui a tração entre os eixos conforme a aderência do piso.
No interior, há espaço para sete ocupantes, todos devidamente protegidos pelas bolsas infláveis laterais e pelos encostos de cabeça que evitam lesões na coluna em colisões laterais.
O painel e os instrumentos são semelhantes aos do sedã S80, o que inclui o sofisticado sistema de som de alta-fidelidade Dolby Pro Logic, cujas principais funções podem ser controladas pelas teclas do volante mutifunção.
São três as opções de motorização, duas delas a gasolina e uma a diesel. O modelo a gasolina mais em conta tem cinco cilindros em linha, 2.5 litros de cilindrada e sobrealimentação por uma turbina.
É capaz de gerar 210 cavalos e 32,6 kgfm de torque a 1.500 rpm. O outro é o mesmo 2.9 biturbo do S80, que gera 272 cv e 38,7 kgfm desde os 1.800 rpm.
A opção a diesel conta com um novo 2.4 turbo, de cinco cilindros, capaz de produzir 163 cv e 34,7 kgfm de torque a 1.750 rpm. Todos os modelos são equipados com câmbio automático seqüencial de quatro marchas Geartronic.