sexta-feira, 26 abril , 2024
28 C
Recife

Equipe brasileira garante vaga na final mundial do Scania Top Team na Suécia

Precisão é uma palavra chave no universo da mecânica. Por meio de números pequenos podemos estabelecer acertos, erros, folgas, desvios e ajustes precisos. Imagine então numa competição com as melhores equipes de mecânicos que representam sete países e as melhores Casas Scania de cada um deles, sendo realizada em Buenos Aires, na Argentina? Será preciso fazer o melhor trabalho com precisão para garantir uma, das duas vagas na grande final mundial que acontece na Suécia de 3 a 5 de dezembro de 2015.

- Publicidade -

O Top Team é uma competição promovida pela Scania para valorizar e incentivar a capacitação dos profissionais técnicos da rede de concessionárias em todos os países em que atua. O time da Brasdiesel de Ijuí (Rio Grande do Sul) ganhou a vaga na final regional para representar o Brasil, após vencer o torneio nacional, em março, o que a tornou a melhor concessionária em termos de serviços na rede Scania no País.

O Mecânica Online® já é conhecido pelo pé quente na área da imprensa automotiva em vencer competições, mas dessa vez a energia foi direcionada para a esforçada equipe brasileira da Brasdiesel. Durante toda final regional estivemos ao lado dos participantes, como única equipe da imprensa brasileira, vendo de perto o encontro da competência com a oportunidade, que para alguns pode ser chamado de sorte, mas na verdade é resultado de muita preparação.

As regras estão lançadas. A Scania inicia a Final Regional do Top Team 2015. Sete países, duas vagas e competência de sobra falando português, espanhol, inglês, falando mecânica. O desafio é vencer cinco provas: quatro estações práticas e uma teórica. Questões do dia-a-dia da oficina, da concessionária e conhecimentos dos produtos Scania. Cobrança na excelência absoluta da realização da atividade. Objetivo: realizar o trabalho com a melhor precisão possível.

As equipes tinham que realizar a escolha perfeita das palavras e frases para demonstrar seus conhecimentos, a melhor solução. Cada estação valia 50 pontos, num total possível de 250 pontos. Os times tiveram 20 minutos para preparar sua estratégia e outros 20 minutos para resolver cada fase. A cada prova aumentava a expectativa.

- Publicidade -

Os juízes da Scania avaliaram o diagnóstico dado pelas equipes, a reparação, metodologia de trabalho escolhida, o grau de segurança na execução e o tempo gasto nas tarefas.

Durante todo o dia as atividades foram realizadas, reservando para a noite o grande momento do Top Team 2015.

Uma a uma cada equipe foi sendo posicionada. O som do tango foi embalando o resultado, mesclando drama, paixão, sensualidade, mas deixando de fora a tristeza característica que normalmente esse ritmo carrega. Era uma noite de festa pois os melhores mecânicos estavam presentes.

Festa! O Brasil está classificado para o final mundial da competição Top Tema 2015. A equipe gaúcha da Brasdiesel vai à decisão internacional da competição de serviços promovida pela Scania.

Na classificação final da Regional a vitória ficou em casa, com a equipe da Argentina, mas a precisão que deu início a nossa reportagem, volta a aparecer, por apenas 0,5 (meio ponto) o Brasil ficou na frente da equipe do Peru. É a hora em que equipe olha para trás e ver que cada esforço, dedicação e empenho, foi o elemento mais preciso para garantir o Brasil na final mundial.

- Publicidade -

A equipe da Brasdiesel, chamada de Btec, é formada pelos profissionais Carlos Eduardo Pimentel Leite, Igor Rafael Menegol, Neilson Goi Freitag, Marcelo Bueno, Felipe Daniel Fogaça, Carlos Alberto Fösch e André Luis Decker. Para ser a melhor equipe do mundo, a Btec precisará vencer outros 11 concorrentes.

O Top Team é focado em qualificação e valorização profissional, e representa o compromisso da marca com qualidade e excelência no atendimento aos clientes. Essa competição é única no mundo e propicia à rede entregar serviços e soluções técnicas ainda melhores.

O que ficou claro é que as provas da final regional foram muito difíceis. A equipe Argentina que foi a vencedora conquistou apenas 42% dos acertos possíveis, enquanto a equipe brasileira alcançou 38%, e apenas 0,2% de acerto foi sua diferença para a equipe do Peru. Números precisos, que vão permitir até a grande final ainda mais preparação.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança