sexta-feira, 26 abril , 2024
28 C
Recife

Primeira frota de ônibus Scania Euro 6 a gás entra em operação em Bogotá

A Scania, referência mundial em soluções de transporte sustentável, anuncia a entrega dos primeiros ônibus movidos a gás natural para a cidade de Bogotá, na Colômbia.

- Publicidade -

Os veículos, produzidos na Suécia e equipados com motores Euro 6 dedicados a gás, foram adquiridos pela Masivo Capital, um dos operadores do Sistema Integrado de Transporte de Passageiros (SITP) do Transmilenio.

Com os novos ônibus Scania, o SITP ampliará a capacidade de passageiros, além de melhorar a qualidade de vida dos moradores da capital colombiana, com uma drástica redução de emissões de material particulado e óxidos de nitrogênio, os contaminantes que mais causam problemas respiratórios na população local.

“A Scania tem um portfólio completo de tecnologias amigáveis com o meio ambiente, como elétrico, híbrido, etanol, entre outros. Mas é preciso identificar a realidade de cada país e a estrutura necessária para que a operação seja rentável e sustentável no longo prazo.

Com este olhar, consideramos os veículos Euro 6 a gás como a melhor solução para a Colômbia por conta da ampla reserva e baixo custo do combustível, e pelo impressionante impacto que os veículos terão na melhora da qualidade do ar de Bogotá”, afirma Benoit Tanguy, diretor-geral da Scania na Colômbia.

- Publicidade -

A aposta do sistema Transmilenio pela nova tecnologia da Scania foi validada depois que a Universidade Nacional da Colômbia realizou vários testes em Bogotá, Medellín e outras cidades que mediram a capacidade de arranque em pistas íngremes, consumo de combustível e emissões de poluentes dos ônibus com a tecnologia Euro 6 a gás.

O veículo também foi avaliado em condições mais extremas, como altitude – que no caso de Bogotá encontra-se a 2.700m acima do nível do mar -, baixa pressão atmosférica, tráfego pesado e paradas em grandes ladeiras. Em todas as provas o veículo manteve alta performance sem perder potência e torque.

Além de Bogotá, a Scania também já conta com unidades Euro 6 a gás no novo sistema da cidade de Cartagena das Índias, o Transcaribe, inaugurado em novembro do ano passado com uma frota de 147 ônibus Euro 6 a gás, configurando a maior negociação do mundo de veículos com esta motorização.

Euro 6 e os 125 anos da Scania – Comprometida com a meta de reduzir em 50% a emissão de CO2 por tonelada-quilômetro até 2020, a Scania tem se empenhado em oferecer ao mercado tecnologias que tornem mais inteligentes e sustentáveis os sistemas de transporte das principais cidades do planeta.

“O motor Euro 6 a gás, que reduz o nível de emissões ao meio ambiente e o ruído, quando comparado ao motor Euro 5 a diesel, tem ajudado globalmente empresas a serem mais rentáveis e eficientes em países como Indonésia e México, por exemplo, com a oferta de ônibus movidos a este tipo de combustível”, diz Ciro Pastore, responsável por Sales Management dos mercados do norte da Scania Latin America.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança