sexta-feira, 26 abril , 2024
28 C
Recife

Scania conquista certificação máxima para exportação

A Scania, referência mundial em soluções de transporte sustentável, obteve certificação do Programa OEA (Operador Econômico Autorizado), concedida pelas aduanas às empresas que comprovam o cumprimento de todos os requisitos e critérios para garantir segurança e confiabilidade em seus processos para exportação.

- Publicidade -

É sobre essa experiência que a fabricante sueca vai falar nesta terça-feira (13), durante o evento “OEA integrado, a importância dos acordos de reconhecimento mútuo para o comércio Exterior”, promovido pela Aliança Procomex.

Criado pela Organização Mundial Aduaneira (OMA), o programa OEA no Brasil conta com 73 operadores certificados, entre eles a Scania, no segmento exportador.

A companhia que recebe esse certificado é considerada uma operadora de baixo risco, confiável, com maior agilidade e previsibilidade nos fluxos do comércio internacional.

“Buscamos sempre estar à frente de iniciativas inovadoras que garantam a excelência de nossos serviços e produtos. O Programa OEA ratifica o quanto a empresa vem se dedicando para ser a melhor no setor”, afirma Adriana Iwasaki, especialista tributária, do grupo de implantação do programa na Scania. “Além disso, o OEA otimizará os procedimentos aduaneiros da organização.”

- Publicidade -

O procedimento de adesão à OEA é voluntário e representa uma parceria entre o operador – que demonstra adotar os métodos adequados para segurança física de suas cargas, bem como os procedimentos necessários ao cumprimento das obrigações tributárias e aduaneiras – e a aduana, que confere benefícios para quem aderir ao programa.

O plano promove a padronização e facilita os processos de negociação entre os adeptos dessa certificação, resultando em acordos de reconhecimento mútuo.

O projeto já obteve a adesão de mais de 60 países, entre eles Canadá, EUA, México, Argentina, Suíça e Noruega.

Além do status de “empresa segura”, a Scania ganhou recentemente o prêmio AutoData 2016, um dos mais disputados da indústria automotiva no País, na categoria Exportador. A premiação reitera o comprometimento da companhia com o setor.

Com o intuito de expandir a qualidade do serviço para toda a rede do segmento logístico, a montadora passou a priorizar os fornecedores que contam com o certificado OEA.

- Publicidade -

Segundo Iwasaki, o ideal é que, em futuro próximo, todos os parceiros da Scania sejam OEA, assim não haverá preocupação quanto aos princípios dessas empresas.

O Procomex é um evento dedicado a unir empresas do setor privado e órgãos governamentais para trabalharem juntos no desenvolvimento de ideias em prol da modernização do comércio exterior brasileiro.

Serviço:

Local: Maksoud Plaza (Avenida Campinas, 150, São Paulo).

Data: terça-feira, 13 de dezembro de 2016

Horário: 8h30 às 18h

Saiba mais: www.procomex.com.br

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança