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SAE BRASIL homenageia autores dos melhores papers do Congresso SAE

Philipp Schiemer, presidente do Congresso SAE BRASIL 2016 (e da Mercedes-Benz), e Mauro Correia, presidente da SAE BRASIL 2017-2018 (e do Grupo CAOA), homenagearam os autores dos melhores papers do Congresso 2016, na cerimônia de entrega dos prêmios realizada na sede da SAE BRASIL em São Paulo.

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Os trabalhos, Melhor Paper Nacional, Melhor Paper Internacional, Prêmio SAE BRASIL de Sustentabilidade e dez Menções Honrosas foram selecionados pelo público presente às Sessões Técnicas do Congresso e pelo Comitê Técnico da associação dirigido pelo prof. Dr. Gilberto Martha de Souza, engenheiro e professor da Escola Politécnica Universidade de São Paulo.

Ao abrir a cerimônia Schiemer exaltou a importância dos papers para o desenvolvimento da engenharia: “O Brasil é um país em desenvolvimento e precisa de pessoas motivadas a fazer algo além do comum. Continuem a fazer isso!”, disse o executivo. Mauro Correia destacou o valor dos trabalhos técnicos para os objetivos da SAE BRASIL e sua representatividade em nível internacional: “O elevado nível dos papers apresentados é motivador e mostra o alto gabarito dos engenheiros que participam do Congresso SAE BRASIL”, destacou.

Premiados – Luiz Carlos Daemme, pesquisador dos Institutos Lactec, e Javier Gutierrez, gerente de Projeto, Desenvolvimento de Chassis e Dinâmica Veicular da Applus Idiada, foram os autores principais dos Melhores Papers do Congresso SAE BRASIL 2016, nas categorias Nacional e Internacional, respectivamente. O Prêmio SAE BRASIL de Sustentabilidade foi para André Luiz Silva Forcetto, tecnólogo da Cetesb.

Melhor Paper Nacional – “The Effect of Fuel Sulfur Content on Ammonia, Aldehyde and Regulated Emissions Emitted from a Euro III Motorcycle” (Efeito do teor de enxofre de combustível nas emissões de amônia, aldeído e emissões regulamentadas emitidas por uma motocicleta Euro III) é o título do Melhor Paper Nacional. O autor principal recebeu viagem e hospedagem para participar do SAE International Congress & Exhibition 2017 (4 a 6 de abril, Detroit, Michigan-EUA).

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Melhor Paper Internacional – “Virtual Proving Ground Environment for Improved Chassis Development Process” (Ambiente de Campos de Provas virtuais para melhorar o processo de desenvolvimento de chassis), é o título do Melhor Paper Internacional, que mostrou os benefícios de ferramentas virtuais para análise detalhada de durabilidade e conforto. O autor principal recebeu viagem e hospedagem para o Congresso SAE BRASIL de Tecnologia da Mobilidade de 2017 (7 a 9 de novembro, em São Paulo).

Melhor Paper sobre Sustentabilidade – Vehicle noise in São Paulo: Composition, problems and solutions” (Ruído veicular em São Paulo: Composição, problemas e soluções) é o título do paper ganhador do Prêmio SAE BRASlL de Sustentabilidade, que analisou o ruído ambiente nas vias da cidade de São Paulo comparando níveis sonoros do estudo teórico e da situação real, identificando fontes de ruído e soluções para um ambiente saudável.

Menções honrosas:
Chassis – “Estudo do “Powerhop” em Veículos com Tração Dianteira – Influência Dos Coxins, Semi-Eixos, Pneus e Rodas”, autor principal Joao Fernando Mendes Amparo, engenheiro sênior do Produto da GM;

Combustíveis – “Diesel Exhaust Heat Recovery to Promote HCCI of Wet Ethanol on Dedicated Cylinders, autor principal: Mauro Martins, professor adjunto de Engenharia Mecânica da UFSM (Universidade Federal de Santa Maria – RS);

Eletrônica – “Flex Fuel Software Maintainability Improvement: A Case Study”, autor principal: Guilherme Torres Ferreira, trainee de Inovação na Bosch;

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Manufatura – “Otimização do Setup de uma Célula de Manufatura de Portas”, autor principa:l Marcelo da Silva Meira, Master Engenharia da Renault;

Materiais – “Stiffness And Vibration Damping Capacity of High Strength Cast Irons” autor principal: Wilson Luiz Guesser, Diretor Desenvolvimento Tecnológico e Meio Ambiente da Tupy;

Metodologia de Projeto – “Pesquisa de patentes focada em Mecanismos Automotivos”, autor principa:l Thiago Hoeltgebaum, da UFSC (Universidade Federal de Sana Catarina);

Motores e Transmissões – “Stratified Torch Ignition Engine: Performance Analysis”, autor principal: Fernando Antonio Rodrigues Filho, professor da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais);

Ruídos e Vibrações – “Noise Vehicle benchmarking using source and path contribution, methodology and sound performance ranking tool”, autor principal: Celso Kenzo Takemori, engenheiro de Pesquisa e Desenvolvimento da Vibroacustica;

Testes e Simulações – “Uma comparação da estimativa de vida em fadiga no domínio da frequência com dados de testes e cálculos no domínio do tempo”, autor principal: Lawrence Tack Wen Yan, engenheiro CAE da SEMCOM;

Veículos – “Nova camisa de cilindro revestida em blocos de alumínio para melhorar a transferência de calor”, autor principa:l Edney Rejowski, pesquisador da Mahle Metal Leve.

O Congresso e Mostra Internacionais SAE BRASIL de Tecnologia da Mobilidade 2016 recebeu 289 papers, 206 deles aprovados e 132 apresentados nas sessões técnicas do evento.

“Voltados para a eficiência pela descoberta de novos métodos e processos de desenvolvimento em áreas diversas da engenharia, os trabalhos técnicos do Congresso são projetos inovadores e aplicáveis à realidade atual”, diz o prof. Dr. Gilberto Martha de Souza, engenheiro e chairman do Comitê Técnico do Congresso SAE BRASIL.

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