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SAE BRASIL homenageia autores dos melhores papers do Congresso SAE

Philipp Schiemer, presidente do Congresso SAE BRASIL 2016 (e da Mercedes-Benz), e Mauro Correia, presidente da SAE BRASIL 2017-2018 (e do Grupo CAOA), homenagearam os autores dos melhores papers do Congresso 2016, na cerimônia de entrega dos prêmios realizada na sede da SAE BRASIL em São Paulo.

Os trabalhos, Melhor Paper Nacional, Melhor Paper Internacional, Prêmio SAE BRASIL de Sustentabilidade e dez Menções Honrosas foram selecionados pelo público presente às Sessões Técnicas do Congresso e pelo Comitê Técnico da associação dirigido pelo prof. Dr. Gilberto Martha de Souza, engenheiro e professor da Escola Politécnica Universidade de São Paulo.

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Ao abrir a cerimônia Schiemer exaltou a importância dos papers para o desenvolvimento da engenharia: “O Brasil é um país em desenvolvimento e precisa de pessoas motivadas a fazer algo além do comum. Continuem a fazer isso!”, disse o executivo. Mauro Correia destacou o valor dos trabalhos técnicos para os objetivos da SAE BRASIL e sua representatividade em nível internacional: “O elevado nível dos papers apresentados é motivador e mostra o alto gabarito dos engenheiros que participam do Congresso SAE BRASIL”, destacou.

Premiados – Luiz Carlos Daemme, pesquisador dos Institutos Lactec, e Javier Gutierrez, gerente de Projeto, Desenvolvimento de Chassis e Dinâmica Veicular da Applus Idiada, foram os autores principais dos Melhores Papers do Congresso SAE BRASIL 2016, nas categorias Nacional e Internacional, respectivamente. O Prêmio SAE BRASIL de Sustentabilidade foi para André Luiz Silva Forcetto, tecnólogo da Cetesb.

Melhor Paper Nacional – “The Effect of Fuel Sulfur Content on Ammonia, Aldehyde and Regulated Emissions Emitted from a Euro III Motorcycle” (Efeito do teor de enxofre de combustível nas emissões de amônia, aldeído e emissões regulamentadas emitidas por uma motocicleta Euro III) é o título do Melhor Paper Nacional. O autor principal recebeu viagem e hospedagem para participar do SAE International Congress & Exhibition 2017 (4 a 6 de abril, Detroit, Michigan-EUA).

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Melhor Paper Internacional – “Virtual Proving Ground Environment for Improved Chassis Development Process” (Ambiente de Campos de Provas virtuais para melhorar o processo de desenvolvimento de chassis), é o título do Melhor Paper Internacional, que mostrou os benefícios de ferramentas virtuais para análise detalhada de durabilidade e conforto. O autor principal recebeu viagem e hospedagem para o Congresso SAE BRASIL de Tecnologia da Mobilidade de 2017 (7 a 9 de novembro, em São Paulo).

Melhor Paper sobre Sustentabilidade – Vehicle noise in São Paulo: Composition, problems and solutions” (Ruído veicular em São Paulo: Composição, problemas e soluções) é o título do paper ganhador do Prêmio SAE BRASlL de Sustentabilidade, que analisou o ruído ambiente nas vias da cidade de São Paulo comparando níveis sonoros do estudo teórico e da situação real, identificando fontes de ruído e soluções para um ambiente saudável.

Menções honrosas:
Chassis – “Estudo do “Powerhop” em Veículos com Tração Dianteira – Influência Dos Coxins, Semi-Eixos, Pneus e Rodas”, autor principal Joao Fernando Mendes Amparo, engenheiro sênior do Produto da GM;

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Combustíveis – “Diesel Exhaust Heat Recovery to Promote HCCI of Wet Ethanol on Dedicated Cylinders, autor principal: Mauro Martins, professor adjunto de Engenharia Mecânica da UFSM (Universidade Federal de Santa Maria – RS);

Eletrônica – “Flex Fuel Software Maintainability Improvement: A Case Study”, autor principal: Guilherme Torres Ferreira, trainee de Inovação na Bosch;

Manufatura – “Otimização do Setup de uma Célula de Manufatura de Portas”, autor principa:l Marcelo da Silva Meira, Master Engenharia da Renault;

Materiais – “Stiffness And Vibration Damping Capacity of High Strength Cast Irons” autor principal: Wilson Luiz Guesser, Diretor Desenvolvimento Tecnológico e Meio Ambiente da Tupy;

Metodologia de Projeto – “Pesquisa de patentes focada em Mecanismos Automotivos”, autor principa:l Thiago Hoeltgebaum, da UFSC (Universidade Federal de Sana Catarina);

Motores e Transmissões – “Stratified Torch Ignition Engine: Performance Analysis”, autor principal: Fernando Antonio Rodrigues Filho, professor da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais);

Ruídos e Vibrações – “Noise Vehicle benchmarking using source and path contribution, methodology and sound performance ranking tool”, autor principal: Celso Kenzo Takemori, engenheiro de Pesquisa e Desenvolvimento da Vibroacustica;

Testes e Simulações – “Uma comparação da estimativa de vida em fadiga no domínio da frequência com dados de testes e cálculos no domínio do tempo”, autor principal: Lawrence Tack Wen Yan, engenheiro CAE da SEMCOM;

Veículos – “Nova camisa de cilindro revestida em blocos de alumínio para melhorar a transferência de calor”, autor principa:l Edney Rejowski, pesquisador da Mahle Metal Leve.

O Congresso e Mostra Internacionais SAE BRASIL de Tecnologia da Mobilidade 2016 recebeu 289 papers, 206 deles aprovados e 132 apresentados nas sessões técnicas do evento.

“Voltados para a eficiência pela descoberta de novos métodos e processos de desenvolvimento em áreas diversas da engenharia, os trabalhos técnicos do Congresso são projetos inovadores e aplicáveis à realidade atual”, diz o prof. Dr. Gilberto Martha de Souza, engenheiro e chairman do Comitê Técnico do Congresso SAE BRASIL.

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