sexta-feira, 26 abril , 2024
28 C
Recife

Goodyear celebra os 173 anos da vulcanização da borracha

Há exatos 173 anos, o norte-americano Charles Goodyear seria o responsável por uma descoberta que iria marcar para sempre a indústria da borracha mundial.

- Publicidade -

No mês de junho daquele ano, Charles, um inventor de origem nova-iorquina, registrava a patente do que seriam os primeiros passos dos pneus de borracha como conhecemos hoje.

Após inúmeras tentativas ele finalmente chegava a um resultado favorável para a vulcanização da borracha, processo que consiste na aplicação de calor e pressão a uma composição de borracha, com o objetivo de dar a forma e propriedades do produto final.

Marco na indústria mundial, o processo de vulcanização da borracha também foi a referência para a fundação de uma das mais importantes fabricantes de produtos de borracha do mundo, perpetuando o nome do seu criador para sempre na história da indústria.

Fundada em 1898, por Frank Seiberling, na cidade de Akron, em Ohio, a Goodyear Tire & Rubber Company viria a se transformar na a maior empresa de borracha no mundo.

- Publicidade -

Sua importância era tanta que em 1908, a companhia deixaria a sua marca na indústria automotiva quando um jogo de pneus da Goodyear passou a equipar um dos primeiros automóveis fabricados pela Ford.

Daí em diante, a Goodyear só expandia a sua atuação passando passa a fabricar dirigíveis e balões de observação para o Exército dos Estados Unidos em 1911, e pneu para aviões, no ano seguinte.

Portanto, foi em 1954, com o lançamento do pneu “Papaléguas”, que os pneus de automóveis de passeio tomavam uma outra proporção em termos de vendas e presença no mercado.

A partir daquele momento, as montadoras começaram a demandar uma alta produção por parte da empresa que decidiu, em 1957, pela criação do departamento de Equipamento Original.

No Brasil, a Goodyear iniciou as suas atividades em 1919, com um escritório de vendas e um armazém, comercializando

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança