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Nove superesportivos a bordo de um avião

Quando a gente vê o circo da Fórmula 1 rodando pelo mundo, nem imaginamos o trabalho que dá pra levar todos aqueles carros e equipamentos dentro dos aviões.

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Pois uma operação semelhante aconteceu no último sábado, no aeroporto de Guarulhos-SP.

Nada menos que nove superesportivos embarcaram juntos num cargueiro para Manaus, no Amazonas, para participar de um evento num shopping da cidade.

Ferrari Califórnia, Ferrari 355, Lamborghini Gallardo, Corvette StingRay, Corvette C6, Audi R8, Mustang GT, além de um modelo da Stock Car.

Uma iniciativa do Super Carros, maior parque temático de carros do Brasil, com sede em Gramado-RS, especializado em passeios, drives e eventos com superesportivos.

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“Incrível transportar os nossos carros dentro de um avião. Ganhamos tempo e segurança”, diz Vanessa Oliveira, diretora de marketing do Super Carros.

“Eventos como esse movimentam muito a cidade porque se tornam uma ótima opção de lazer para a família e a chance dos apaixonados por carros realizarem o sonho de pilotar um superesportivo. Viajamos pelo país levando alegria e essa ótima oportunidade de marketing para as empresas”, completa.

Carro no avião – “Esta é a maior operação logística de transporte de automóveis em um vôo dentro do Brasil”, garante Alexandre Mendes, da Avianca Cargo, responsável pelo transporte. Segundo ele, pelo menos 50 profissionais trabalharam na operação.

Antes de mais nada foi feito um projeto, um estudo de acomodação dos carros dentro do avião.

Aqui foram observados itens como comprimento, altura, largura, distância entre-eixos e o peso.

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Uma ficha técnica quase completa dos carros: afinal, os 9 esportivos foram acomodados no mesmo piso, na parte superior do compartimento de carga, chamado de Mendec.

Check-in – A preparação de cada carro para o embarque também é complexa. O primeiro passo é um check-list, para verificar exatamente o estado de cada um.

Depois ele é posicionado numa espécie de plataforma móvel, que facilita o transporte. Um processo chamado de paletização.

Cinto de segurança – Ali então ele é fixado pelas rodas para que não tenha o mínimo movimento dentro da aeronave.

Com vários “cintos de segurança”.

De lá eles são levados para o galpão e, claro, todos com o mínimo de gasolina no tanque para evitar explosão, sobretudo dentro do avião.

Por fim os carros são pesados antes do embarque. O Airbus A330 leva até 68 toneladas.

Sobre as plataformas móveis, cada carro segue para a pista puxado por um trator, onde são colocados numa espécie de elevador.

Dali eles deslizam para entrar no avião.

O pavimento superior da aeronave é cheio de esferas, que facilita muito as manobras, inclusive em 360 graus, para garantir o posicionamento exato de cada um.

Com o quebra-cabeças montado, os nove superesportivos ficaram muito bem acomodados, prontos para a decolagem.

Tudo feito sem um único ronco do motor, para o lamento geral da equipe que participou da operação. “Nunca vi isso por aqui, como eu queria ouvir o ronco dessa Lamborghini”, disse um operador.

“Eu queria mesmo era pilotar aqui na pista e entrar direto com essa Ferrari no avião”, rebateu o outro.

Sonho que o pessoal lá de Manaus vai poder realizar. O Sumaúma Park Shopping, que realiza a promoção, vai sortear passeios com os carrões na cidade.

Até o fim deste mês, quando novamente os superesportivos pegam o vôo de volta pra casa.

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