“A PACCAR relatou receitas e lucros anuais excelentes em 2017. A companhia atingiu seu 79º ano consecutivo de lucros líquidos”, disse Ron Armstrong, CEO.
“Os resultados financeiros da PACCAR refletem os produtos e serviços de alta qualidade da empresa, recorde de participação no mercado de caminhões pesados nos EUA e Canadá, recorde nos resultados de vendas de peças pós-vendas e o forte mercado de caminhões na Europa. Estou muito orgulhoso de nossos 25.000 colaboradores, que propiciaram um desempenho excepcional aos nossos clientes”.
A lucratividade e o forte fluxo de caixa da PACCAR permitiram que a empresa investisse em seus mercados essenciais e expandisse sua presença nos mercados emergentes.
“A PACCAR está bem posicionada para crescer em longo prazo, com investimentos contínuos em novos modelos de caminhão, conjuntos propulsores integrados PACCAR, designs aerodinâmicos de caminhões otimizados, assistência avançada ao condutor, tecnologias de conectividade para caminhões, e expansão nas instalações de fabricação e distribuição de peças”, acrescentou Armstrong.
Excelentes receitas e lucro líquido – No quarto trimestre de 2017, a PACCAR atingiu vendas liquidas e receitas sobre serviços financeiros recordes no valor de US$5,45 bilhões, em comparação com US$4,07 bilhões para o mesmo período em 2016.
A PACCAR ganhou US$589,2 milhões (US$1,67 por ação diluída) no quarto trimestre de 2017, incluindo US$173,4 milhões em benefícios fiscais líquidos, resultante das recentes alterações na lei fiscal dos Estados Unidos.
Os benefícios fiscais únicos incluem redução dos passivos fiscais líquidos por imposto diferido de US$304 milhões, parcialmente compensados pelo imposto sobre lucros estrangeiros acumulados de US$130,6 milhões.
Excluindo-se os benefícios fiscais únicos, a PACCAR relatou lucro líquido ajustado (não GAAP) de US$ 415,8 milhões (US$1,18 por ação diluída).
A empresa ganhou US$288,8 milhões (US$0,82 por ação diluída) no quarto trimestre de 2016.
A PACCAR obteve receitas recordes de US$19,46 bilhões em 2017, um aumento de 14% em comparação com as receitas de US$17,03 bilhões em 2016.
A PACCAR ganhou US$1,68 bilhão (US$4,75 por ação diluída) em 2017, incluindo o benefício fiscal único de US$173,4 milhões.
Excluindo-se o benefício fiscal único, a PACCAR obteve uma renda líquida ajustada (não GAAP) de US$1,50 bilhões (US$4,26 por ação diluída).
A empresa relatou lucro líquido anual de US$521,7 milhões (US$1,48 por ação diluída) em 2016, incluindo US$833 milhões em gastos não recorrentes para um acordo com a Comissão Europeia.
Excluindo-se os gastos, a PACCAR relatou lucro líquido ajustado (não GAAP)1 de US$1,35 bilhão (US$3,85 por a&ccedi l;ão diluída) em 2016.
Benefícios da reforma fiscal dos Estados Unidos – “A legislação fiscal promulgada gerará um fluxo de caixa positivo para a PACCAR, bem como beneficiará a indústria de transportes dos Estados Unidos”, disse Harrie Schippers, Presidente e CFO.
“A alíquota tributária corporativa revisada, comparável à de outros países da OECD, e a acelerada depreciação de máquinas e equipamentos, tende a estimular o aumento dos investimentos de capital nos Estados Unidos”.
A PACCAR estima que sua alíquota tributária global efetiva de 2018 será de 23% a 25%, em comparação com aproximadamente 31% antes da nova lei fiscal.
Aumento de dividendos – A PACCAR declarou dividendos em dinheiro de US$2,19 por ação durante 2017, incluindo um dividendo especial de US$1,20 por ação pago em janeiro de 2018.
Isso é comparável aos dividendos em dinheiro de US$1,56 por ação declarados em 2016.
O rendimento dos dividendos da PACCAR obteve excelentes 3,1% a partir de 31 de dezembro de 2017. A empresa tem pago dividendos todos os anos, desde 1941.
Destaques comerciais – 2017
• A PACCAR entregou 158.900 veículos em nível mundial, incluindo um recorde de 29.700 caminhões médios;
• A PACCAR investiu US$697,8 milhões em projetos de capital e pesquisa e desenvolvimento;
• Os caminhões DAF CF e XF ganharam o prestigiado prêmio “Caminhão Internacional do Ano de 2018”;
• A Kenworth e a Peterbilt atingiram recorde de 30,7% de participação no mercado de varejo Classe 8 nos EUA e Canadá (28,5% em 2016);
• A Kenworth e a Peterbilt lançaram os eixos frontal e traseiro e a transmissão automática PACCAR na América do Norte;
• A DAF Brasil ganhou o prêmio “Marca de Caminhão do Ano” pelo segundo ano consecutivo da Associação Nacional de Revendedores Brasileiros, Fenabrave;
• A Fábrica de Motores da PACCAR em Columbus, Mississippi, recebeu o prêmio “Planta de Qualidade do Ano de 2017” da Quality Magazine;
• A PACCAR Parts abriu novos Centros de Distribuição de Peças em Brisbane, na Austrália e em Panamá City, no Panamá;
• O PACCAR Innovation Center foi inaugurado no Vale do Silício, na Califórnia;
• A PACCAR foi homenageada pela revista Information Week pela excelência em análise de dados.
Destaques financeiros – quarto trimestre de 2017
Os destaques dos resultados financeiros da PACCAR durante o quarto trimestre de 2017 incluem:
• Recorde de vendas líquidas e receitas trimestrais consolidadas de US$5,45 bilhões;
• Recorde de entregas mundiais trimestrais de 44.300 caminhões;
• Lucro Líquido de US$589,2 milhões, incluindo US$173,4 milhões de benefícios fiscais únicos;
• Caixa gerado pelas operações de US$893,3 milhões;
• Recorde de receitas da PACCAR Parts de US$877,2 milhões;
• Recorde de receitas antes dos impostos da PACCAR Parts de US$157,2 milhões;
• Despesas com pesquisa e desenvolvimento de US$70,6 milhões;
• Investimentos de capital de US$158 milhões.
Destaques financeiros – todo o ano de 2017
Os destaques dos resultados financeiros da PACCAR durante 2017 incluem:
• Recorde de vendas líquidas e receitas consolidadas de US$19,46 bilhões;
• Renda líquida de US$1,68 bilhão, incluindo US$173,4 milhões de benefícios fiscais únicos;
• Recorde de receita da PACCAR Parts de US$3,33 bilhões;
• Recorde de receita antes dos impostos da PACCAR Parts de US$614,2 milhões;
• Receita dos Serviços Financeiros antes dos impostos de US$264 milhões sobre ativos de US$13,20 bilhões;
• Caixa gerado por operações de US$2,72 bilhões;
• Dividendos declarados de US$771,1 milhões;
• Emissões de títulos de médio prazo (MTN) de US$1,63 bilhão;
• Recorde no patrimônio líquido de US$8,05 bilhões.
Mercados globais de caminhões – As vendas no varejo da indústria de caminhões Classe 8 nos EUA e Canadá foram de 218 mil unidades em 2017, em comparação com 216 mil veículos vendidos em 2016.
A demanda por caminhões está aumentando devido ao bom crescimento econômico, aumento dos gastos do consumidor e forte mercado de construções comerciais e residenciais, que resultaram em recorde na tonelagem do frete e alta capacidade de utilização da frota.
Espera-se que as vendas no varejo da indústria de caminhões Classe 8 nos EUA e Canadá aumentem para uma faixa de 235.000 -265.000 caminhões em 2018”, disse Gary Moore, Vice-Presidente Executivo da PACCAR.
“A Kenworth e a Peterbilt atingiram recorde de participação no mercado de varejo da Classe 8 de 30,7% nos EUA e Canadá em 2017, em compara ção com 28,5% em 2016. Os clientes se beneficiaram com a surpreendente eficiência de combustível e confiabilidade dos veículos da Kenworth e Peterbilt”.
“As economias europeias tem crescido de modo estável por quatro anos consecutivos, levando a uma forte atividade de transporte e demanda por caminhões”, disse Preston Feight, Presidente da DAF.
Os caminhões DAF oferecem alta qualidade, baixos custos operacionais e excelente conforto ao condutor para nossos clientes.
As vendas das indústrias de caminhões europeias acima de 16 toneladas foram de robustos 306 mil caminhões em 2017.
Estima-se que as vendas das indústrias de caminhões europeias no mercado acima de 16 toneladas terão outro ano excelente na faixa de 290.000 – 320.000 caminhões.
A PACCAR obteve excelente produção de caminhões e participação de mercado em 2017 na Austrália, México, Taiwan e Brasil, entregando 17.600 caminhões nesses mercados e regiões vizinhas.
“A DAF Brasil foi homenageada em 2017 pela Fenabrave, a Associação de Revendedores da Indústria do Brasil, como a marca de caminhão mais desejada do país pelo segundo ano consecutivo”, disse Marco Davila, Vice-Presidente da PACCAR.
Os caminhões DAF XF e CF ganharam o prêmio de “Caminhão Internacional do Ano de 2018”
Os novos caminhões XF e CF da DAF ganharam o prêmio de “Caminhão Internacional do Ano de 2018”, de acordo com um júri independente de jornalistas líderes em transportes, de 23 países europeus.
O prêmio é concedido a um novo caminhão ou modelo que tenha dado a maior contribuição à eficiência do transporte rodoviário, com base em vários critérios, incluindo inovação tecnológica, conforto para o condutor, segurança, eficiência de combustível, liderança ambiental e baixo custo total de propriedade.
Os novos caminhões XF e CF da DAF oferecem 7% a mais de eficiência de combustível e apresentam os motores MX-13 e MX-11 otimizados da PACCAR.
Os veículos dos clientes conseguem transportar até 220 libras de carga útil adicional devido aos componentes do grupo propulsor mais leve e dos sistemas de exaustão.
“Ganhar o prêmio de Caminhão do Ano reflete a qualidade e as soluções de transporte líderes da indústria que aprimoram a eficiência operacional dos clientes”, comentou Ron Borsboom, Engenheiro-Chefe da DAF.
“É um excelente reconhecimento para os colaboradores, revendedores e fornecedores da DAF”.
XF e CF da DAF – Caminhão Internacional do Ano de 2018 – Peterbilt comemora a entrega do milionésimo caminhão – A Peterbilt produziu seu milionésimo caminhão em janeiro.
O caminhão era um Peterbilt Modelo 567 Heritage, customizado para comemorar esse marco.
“A Peterbilt é líder da indústria em qualidade de produtos e valorização do cliente”, disse Kyle Quinn, Vice-Presidente Sênior e Gerente-Geral da Peterbilt.
O legado de qualidade de 78 anos da Peterbilt faz a ponte entre caminhoneiros proprietários de seus próprios caminhões e as grandes frotas – cada um deles se beneficia da qualidade superior, avançada tecnologia, alto valor residual e baixo custo total de propriedade da Peterbilt”.
Peterbilt produz seu milionésimo caminhão – PACCAR Parts obtém resultados recordes – O negócio de peças pós-vendas da PACCAR obteve recorde de receitas antes da dedução de impostos no quarto trimestre de US$157,2 milhões; 14% maior que os US$137,5 milhões obtidos no quarto trimestre de 2016.
As receitas do quarto trimestre de 2017 foram recorde chegando a US$877,2 milhões, em comparação com US$765 milhões reportados no quarto trimestre de 2016.
As receitas anuais foram de US$3,33 bilhões, 11% maiores que os US$3,01 bilhões em receitas de 2016.
David Danforth, Vice-Presidente da PACCAR e Gerente-Geral da PACCAR Parts, observou: “O crescimento dos negócios da PACCAR Parts foi impulsionado pelos investimentos em distribuição e tecnologia, iniciativas tais como a TRP, lojas de peças de todas as marcas e um crescimento na população de caminhões da Kenworth, Peterbilt e DAF, equipados com motores PACCAR”.
Os 18 Centros de Distribuição da PACCAR Parts (PDC) dão suporte a mais de 2.100 concessionárias da Kenworth e Petebilt para entregar serviços líderes da indústria aos clientes.
A PACCAR abriu novos centros de distribuição em Brisbane, na Austrália e em Panamá City, no Panamá em 2017, para melhorar a disponibilidade de peças para os clientes nesses mercados.
A PACCAR abrirá um novo centro de distribuição de 14.900 m2 em Toronto, no Canadá, em 2018.
Aumento dos investimentos em produtos, tecnologias e suporte pós-vendas
Os consistentes lucros de longo prazo, o sólido balanço, e o foco intenso em qualidade, tecnologia e produtividade da PACCAR permitiram que a empresa investisse US$6,1 bilhões em instalações novas e expandidas, produtos inovadores, e novas tecnologias durante a última década.
O capital de US$433,1 milhões e as despesas com pesquisa e desenvolvimento de US$264,7 milhões em 2017 foram investidos em novos veículos e tecnologias, otimização da produção, instalações de distribuição de peças e programas inovadores de suporte pós-vendas.
George West, Vice-Presidente da PACCAR, disse: “Aumentaremos nosso capital e investimentos em pesquisa e desenvolvimento em 2018”.
Projeta-se que as despesas de capital serão de US$425-US$475 milhões e estima-se que as despesas com pesquisa e desenvolvimento sejam de US$280-US$310 milhões.
A PACCAR está investindo no crescimento em longo prazo em novos modelos de caminhão, conjuntos propulsores integrados, incluindo eletrificação com zero emissões e tecnologias de células de combustível de hidrogênio, designs aerodinâmicos otimizados de caminhões, sistemas avançados de assistência ao condutor, conectividade de caminhões, expansão da produção e das instalações de distribuição de peças.
A PACCAR participou da feira CES 2018 em Las Vegas, Nevada, este mês, exibindo um Peterbilt autônomo Modelo 579, um Kenworth T680, com célula de combustível de hidrogênio, zero emissões, e um drone de entregas da PACCAR Parts.
Empresas de serviços financeiros obtém bons resultados anuais – Os Serviços Financeiros da PACCAR (PFS) têm um portfólio de 188 mil caminhões e reboques, perfazendo um total de ativos de US$13,20 bilhões.
A PacLease, uma grande empresa de leasing de caminhões para todos os tipos de serviços na América do Norte e Europa, com uma frota de mais de 38 mil veículos, está incluída neste segmento.
A PFS obteve um lucro pré-impostos no quarto trimestre de 2017 de US$72,5 milhões, em comparação com os US$77,9 milhões ganhos no quarto trimestre de 2016.
As receitas do quarto trimestre de 2017 foram de US$332,2 milhões, em comparação com US$303,7 milhões no mesmo trimestre de 2016.
A PFS teve um lucro de US$264 milhões antes da dedução de impostos em 2017, em comparação com os US$306,5 milhões e m 2016, e as receitas foram de US$1,27 bilhão em 2017, em comparação com US$1,19 bilhão em 2016.
“O excelente desempenho do portfólio da PFS contribuiu para os bons resultados de 2017”, disse Bob Bengston, Vice-Presidente Sênior da PACCAR. A demanda da indústria por caminhões usados nos EUA é forte. Os valores de revenda dos caminhões da Kenworth e Peterbilt continuam a liderar, com um ágio de 10%-20% sobre os caminhões da concorrência”.
“O forte balanço da PACCAR, complementado por suas classificações de crédito A+/A1, permitem que a PFS ofereça financiamento competitivos no varejo para as concessionárias Kenworth, Peterbilt e DAF, e para os clientes, em 24 países em quatro continentes”, disse Todd Hubbard, Presidente Financeiro Corporativo da PACCAR.
A PACCAR Financial Services tem excelente acesso aos mercados de débito, emitindo US$1,63 bilhão em títulos com vencimento para três, quatro, e cinco anos, durante 2017.
A PACCAR é líder global de tecnologia em projeto, fabricação e suporte aos clientes de caminhões leves, médios e pesados de alta qualidade, das marcas Kenworth, Peterbilt e DAF.
A PACCAR também projeta e fabrica motores a diesel avançados, fornece serviços financeiros e tecnologia da informação, e distribui peças de caminhão relacionadas ao seu principal negócio.
Esta divulgação contém “declarações preditivas” dentro do significado da Private Securities Litigation Reform Act.
Essas declarações são baseadas nas atuais expectativas da diretoria, e estão sujeitas a incertezas e mudanças nas circunstâncias.
Os resultados reais poderão divergir materialmente daqueles incluídos nestas declarações, devido a uma grande variedade de fatores.
Mais informações sobre esses fatores estão contidas nos arquivos da PACCAR junto à Securities and Exchange Commission.